O que não pode faltar na inspeção veicular

O que não pode faltar na inspeção veicular

A inspeção veicular foi estabelecida e regulamentada pela Resolução nº 716/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O documento atende a uma exigência do Art. 104 da Lei 9.503/1997, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo a lei, os veículos automotores só podem circular se tiverem a aprovação da inspeção, que avalia níveis de ruídos, poluentes, conservação e segurança.

Foi o CONTRAN quem autorizou o DETRAN local ou o órgão responsável pela inspeção veicular, a firmar convênio com estabelecimentos privados, como auto centers, para terceirizar o serviço de inspeção prévia.

Portanto, se você deseja oferecer o serviço de inspeção veicular prévia, preparamos este post com alguns itens que precisam ser verificados na hora da inspeção. Confira!

Mudanças feitas no veículo

Modificações sem autorização, como película, rebaixamento e uso de equipamentos proibidos devem ser verificados durante a inspeção veicular obrigatória. Para fazer qualquer mudança no veículo, o proprietário deve ser autorizado pelo Detran do seu Estado.

Conferência do chassi

Na inspeção veicular também é feita a conferência do chassi, que faz parte dos itens de identificação do automóvel.

Além do chassi, o vistoriador verifica as etiquetas do veículo, a numeração do motor, dos vidros e tudo que torna o carro diferente de qualquer outro, além da cor, marca e modelo.

Um detalhe importante é quanto a numeração do chassi, ela deve estar em conformidade com a documentação do automóvel.

Elevador Pantográfico: Quer saber as vantagens? Baixe agora este Infográfico e veja as principais! | Engecass

Itens de segurança

Essa é a etapa mais importante da inspeção veicular porque pode reprovar o automóvel. Nesta fase, são verificados os cintos de segurança e o sistema de freios.

Faróis

Os faróis assim como os faroletes devem ser verificados na inspeção veicular. Essa etapa permite ao vistoriador analisar os itens de sinalização do veículo. São analisados se os invólucros e se as seguintes luzes estão em ordem:

  • farol alto;
  • farol baixo;
  • luz de ré;
  • luz de freio.

Qualidade do pneu

A qualidade do pneu também deve ser analisada. Na inspeção veicular é analisado o estado de conservação. Os pneus carecas prejudicam a capacidade de frenagem do automóvel assim como a estabilidade. Para que o carro passe na vistoria, os pneus devem ser novos ou terem pouco tempo de uso.

Você pode verificar o aspecto deles por meio dos sulcos e dos “cabelinhos” do pneu. Os sulcos são medidos com o parquímetro. E além disso, é analisado o TWI (Tread Wear Indicator), um item que identifica se o pneu pode rodar.

Sinalização do veículo

Outro item que também é verificado é o triângulo. Ele serve para auxiliar ao motorista caso tenha algum problema na estrada e precise parar no acostamento. O item alerta que no local tem um carro parado e com defeito.

Itens obrigatórios

Devem ser verificados estepe, macaco, aro, chave de roda, chave de fenda e outras ferramentas apropriadas.

Outros itens que devem ser analisados na inspeção veicular

Além dos itens que já citamos neste post, também é importante analisar:

  • Espelhos retrovisores: dois espelhos retrovisores da parte exterior do automóvel e do espelho central interior;
  • Limpadores de parabrisa: a análise dos limpadores de parabrisa permite que o motorista tenha boa visão nos dias de chuva ou neblina. Os limpadores são fundamentais caso os vidros embacem;
  • Placa: o lacre não pode ter obstáculos que impeçam a identificação e devem estar legível e visível;
  • Emissão de gases: a emissão de gases deve estar dentro do limite. Para isso, a manutenção preventiva deve ser feita pelo menos uma vez ao ano.

Agora você sabe o que não pode faltar na inspeção veicular, não é mesmo? Se você quiser oferecer esse tipo de serviço, peça informações ao Detran do seu Estado. Além disso, conte com os melhores equipamentos automotivos para oferecer o serviço de inspeção veicular!

Gostou do nosso conteúdo? Quer ler mais sobre outros assuntos? Acesse o nosso checklist sobre manutenção preventiva! 

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.