Normas da ABNT para oficinas mecânicas: o que eu preciso saber?

1 ago, 2017 | Super Dicas | 0 Comentários

Mesmo com as quedas nas vendas de carros novos no Brasil — em 2016, foram emplacados  2.050.327 veículos, uma queda de 20% em relação à 2015 — um dos setores do mercado automotivo continua a crescer: o de manutenção.

E para regularizar o setor de reparo de veículos e aumentar a qualidade dos serviços oferecidos, é que foram lançadas as normas da ABNT para oficinas mecânicas. Para o consumidor, as normas são uma forma de garantir seus direitos. Para os donos de auto centers e oficinas, elas servem como um guia para criar um diferencial para o seu negócio.

Pensando nisso, abaixo explicamos algumas das principais diretrizes da norma para que você entenda como ela pode te ajudar a assegurar um padrão alto de qualidade para sua oficina. Acompanhe!

Por que seguir as normas da ABNT para oficinas mecânicas?

O trabalho de uma oficina mecânica está muito ligado à confiança que o consumidor deposita naquela empresa. Afinal, o carro é um bem material que todos buscamos manter bem cuidado para que ele não se desvalorize.

A confiança é criada a partir de dois pontos: 1) fidelizando seus atuais clientes e 2) gerando propaganda boca a boca. E para conseguir alcançar esses objetivos, sua oficina precisa apresentar bons resultados, um serviço bem feito e, acima de tudo, um bom atendimento.

Para isso, é preciso criar um padrão de qualidade que seja respeitado pelos seus clientes. E é aí que entram as normas da ABNT para oficinas mecânicas. Elas te orientam não só a criar e manter esse padrão, como também a treinar seus funcionários para que propaguem ele.

Além disso, ao seguir as normas da ABNT para oficinas mecânicas é o primeiro passo para conseguir a certificação de qualidade do Inmetro e ainda serve como argumento de venda para o mercado consumidor, agregando valor aos seus serviços.

O que as normas da ABNT para oficinas mecânicas dizem?

As normas da ABNT para oficinas mecânicas ajudam o dono a enxergar o que é preciso fazer para criar o seu próprio padrão de qualidade. Cada norma traz um conhecimento testado e aprovado que define as condições técnicas mínimas para executar determinado serviço.

Por exemplo, a norma ABNT NBR 13032:2008 estabelece os princípios gerais para execução de uma retífica completa no motor do veículo.

Em um primeiro momento, o uso das normas pode servir como um verdadeiro check list para avaliar cada etapa do trabalho da oficina. Com o resultado dessa avaliação, fica mais fácil ver onde é preciso investir ou melhorar.

Cada norma é dividida em algumas etapas. Para exemplificar, vamos continuar com o exemplo da norma de retificação de motores. Sua divisão acontece da seguinte forma:

  • A primeira etapa é preparatória e fala da organização, dos equipamentos, instrumentos e ferramentas necessárias nas diversas fases do serviço;
  • A segunda etapa aborda a parte de diagnóstico, conclusão e resultados das avaliações;
  • E a terceira etapa fala da execução dos serviços, com os cuidados que se deve ter na retifica, montagem do motor e métodos de ensaio.

Por fim, a norma também explica questões como os procedimentos de reinstalação do motor e as responsabilidades da oficina, como garantia, assistência técnica e plano de revisões.

Além da retífica, as normas abordam diversos outros pontos essenciais do trabalho dentro de uma oficina. O conjunto de normas pode ser adquirido em conjunto ou somente as normas específicas do trabalho do seu auto center. Você vai encontrá-las clicando aqui.

O mercado mudou e é preciso acompanhar essas mudanças. As normas da ABNT para oficinas mecânicas ajudam a planejar melhor o trabalho, com procedimentos definidos e indicadores que medem a qualidade dos seus resultados!

E você, já conhecia as normas da ABNT para oficinas mecânicas? Quer saber mais sobre como conquistar a confiança dos seus clientes? Assine nossa newsletter e receba todas as nossas dicas gratuitamente no seu e-mail!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *