Entenda o que é NPS (Net Promoter Score) e o que pode ajudar em sua oficina!

27 set, 2019 | Informativos, Oficina Mecânica | 0 Comentários

A oficina mecânica ou o auto center inteligente estão sempre em busca de novidades que agregam valor e auxiliam na gestão do negócio. Se você utiliza métodos inteligentes como o NPS (Net Promoter Score) para entender o seu cliente, saiba que é mais fácil fidelizar os consumidores.

Mas o que é NPS e como ele funciona? A resposta para essa e outras perguntas você terá ao longo deste artigo. Acompanhe!

O que é o NPS?

O NPS (Net Promoter Score) é uma metodologia criada que serve para mensurar ações a partir de um feedback coletado. Você pode utilizar essa metodologia tanto como uma pesquisa de satisfação do seu cliente quanto com o seu público interno.

O que é NPS?

O NPS também é conhecido como um indicador de lealdade, pois ele mensura a efetividade das ações e do relacionamento entre o público e a empresa a médio e longo prazos.

Como funciona o NPS?

Você faz uma pergunta específica para o seu público-alvo. Um exemplo seria: “De 0 a 10, quanto você indicaria a nossa oficina mecânica ou auto center para algum amigo ou conhecido?”.

As pessoas que marcarem de 0 a 6 são os clientes detratores. Ou seja, aqueles que não recomendam a sua empresa e também relatam as experiências negativas para outras pessoas.

Os clientes de 7 a 8 são os chamados clientes neutros. Esses não recomendam, mas também não reclamam da empresa. E por fim, as notas 9 e 10, são os considerados clientes promotores, que contam boas coisas sobre o seu negócio para os amigos.

Com os resultados de cada grupo, você deverá aplicar a seguinte fórmula: NPS = % de clientes promotores – % de clientes detratores.

Desta maneira, os clientes são classificados em vários níveis. Além disso, as empresas também têm as suas zonas de classificação no NPS, que são divididas em:

Como funciona o NPS?

  • Aperfeiçoamento: entre 0 e 49;
  • Qualidade: entre 50 e 74;
  • Excelência: entre 75 e 100
  • Crítica: entre -100 e -1.

Quais ações realizar após o resultado da pesquisa de satisfação?

Para as empresas que estão localizadas nas fases de aperfeiçoamento e crítica, o ideal é mudar a postura do negócio. Os clientes considerados detratores, em sua maioria, não voltam a fazer negócio no curto prazo. Portanto, você deve cativar os clientes neutros e estimular ainda mais aqueles que são considerados promotores.

No caso dos clientes neutros, é importante apostar em marketing e atendimento para que esses consumidores passem gostar mais da sua empresa. Já no segundo caso, você deve investir em ações de fidelização como clubes de descontos especiais, entre outras vantagens. Há várias estratégias que você pode desenvolver. No entanto, o que não dá é para ficar parado diante dos resultados negativos do NPS.

Como usar o NPS para motivar o seu time?

Mais importante que fazer uma pesquisa de satisfação com seu cliente, é saber o que fazer para melhorar a qualidade dos seus serviços e o seu atendimento. Você pode usar o NPS para manter a sua equipe focada e fornecer o feedback necessário tanto de acertos quanto de pontos que ainda precisam ser melhorados.

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | baixe aqui | Engecass

É comum avaliar os gerentes ou até mesmo os vendedores de acordo com os resultados de venda e focar apenas nos temas e nos números que foram atingidos, certo? No entanto, com o NPS você pode incluir nessa avaliação a qualidade do serviço que foi percebida pelos clientes.

Afinal, se você analisar o faturamento de forma isolada, pode esconder problemas como casos em que o cliente realizou os serviços, mas não ficou satisfeito com o seu atendimento.

Esse é um tipo de atitude que pode gerar problemas de reputação e insatisfação do cliente e até comprometer a saúde financeira e a rentabilidade do seu negócio a médio e longo prazo. Nessa hora, você deve motivar o trabalho dos seus colaboradores.

Para isso, ofereça prêmios e recompensas para quem prestar um atendimento e um serviço de qualidade. Assim, dá para pensar em um crescimento que se sustente financeiramente ao longo do tempo.

Viu como é importante usar a metodologia NPS? Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, poderá desenvolver esse método em seu negócio, não é verdade?

Gostou do nosso conteúdo? Continue com a gente em nosso blog e confira mais artigos incríveis como este!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Experiência do Cliente na Oficina: o que é e como implementar

Todos sabemos que manter a satisfação do cliente em níveis elevados não é tarefa fácil nos dias atuais, muito em função da grande concorrência e das mudanças de comportamento do consumidor. Mas, isso tem solução. Você já ouviu falar da Experiência do Cliente na...

Delivery de Estética Automotiva: como aproveitar esta oportunidade?

Basta andar pelas ruas para perceber o crescimento das entregas em domicílio. Esta tendência ganhou força nos últimos anos e está impactando os mais diversos setores da economia. Por isso, no artigo de hoje vamos abordar o delivery de estética automotiva.  De fato,...

Curiosidades sobre elevadores automotivos: conheça a história e sua evolução tecnológica

De fato, os mecânicos de automóveis geralmente são retratados em filmes e programas de TV deitados de costas, saindo de baixo de um veículo. Faz tempo que esta imagem deixou de retratar a realidade. Atualmente há uma enorme variedade de equipamentos que permitem um...

Estabilidade do veículo: veja como os elevadores automotivos podem ajudar?

Ao conduzir um automóvel, é essencial que ele reaja prontamente aos comandos do motorista. Isso não só garante a segurança dos ocupantes, mas também torna a experiência de condução mais agradável. Existem vários fatores que contribuem para a estabilidade do veículo....

Redes Sociais para Oficina Mecânica: Estratégias que Aumentam a Presença Digital

Inegavelmente, a internet é hoje um indispensável canal de comunicação para praticamente todos os segmentos. Sua importância também é inquestionável no setor de reparação automotiva. Porém, uma dúvida sempre passa pela cabeça dos mecânicos: como escolher a melhor...

Seus clientes reclamam do preço dos serviços automotivos? Veja o que fazer!

Quem realiza o sonho de ter uma oficina mecânica sabe como é bom ver o cliente sair satisfeito com seu carro. Por outro lado, quando ele reclama do preço dos seus serviços automotivos, fica aquela sensação de que algo deu errado, não é mesmo? Mas, esta história pode...

Como implementar o uso de EPI na oficina mecânica?

Os cuidados com a segurança são um ponto central para a indústria automobilística como um todo e não poderia ser diferente no setor de reparação automotiva. Entre eles está o uso de EPI na oficina mecânica.  A sigla EPI significa Equipamento de Proteção Individual e...

Inovações e tendências para auto centers e oficinas mecânicas

A chegada dos carros inteligentes está mudando a relação do consumidor com os automóveis e criando novas oportunidades e tendências para auto centers e o mercado de reparação automotiva em geral. Os novos modelos estão cada vez mais tecnológicos, praticamente são...

Revisão de carros usados: o que não pode ficar de fora?

A frota de carros no Brasil está envelhecendo a cada ano que passa. Este processo, que começou em 2014, revela que há mais carros rodando por mais tempo e, portanto, ficam mais propensos a precisar de manutenção. Por isso, neste artigo você vai saber o que não pode...

Qual a melhor forma de fazer a precificação do serviço mecânico?

Não é sem motivo que boa parte dos mecânicos sente dificuldade na hora de fazer a precificação do serviço mecânico.  Primeiramente, pelo fato de que tais serviços podem ser complexos e bem variados. Os custos de operação de uma oficina mecânica também podem ser muito...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *