Entenda o que é NPS (Net Promoter Score) e o que pode ajudar em sua oficina!

27 set, 2019 | Informativos, Oficina Mecânica | 0 Comentários

A oficina mecânica ou o auto center inteligente estão sempre em busca de novidades que agregam valor e auxiliam na gestão do negócio. Se você utiliza métodos inteligentes como o NPS (Net Promoter Score) para entender o seu cliente, saiba que é mais fácil fidelizar os consumidores.

Mas o que é NPS e como ele funciona? A resposta para essa e outras perguntas você terá ao longo deste artigo. Acompanhe!

O que é o NPS?

O NPS (Net Promoter Score) é uma metodologia criada que serve para mensurar ações a partir de um feedback coletado. Você pode utilizar essa metodologia tanto como uma pesquisa de satisfação do seu cliente quanto com o seu público interno.

O que é NPS?

O NPS também é conhecido como um indicador de lealdade, pois ele mensura a efetividade das ações e do relacionamento entre o público e a empresa a médio e longo prazos.

Como funciona o NPS?

Você faz uma pergunta específica para o seu público-alvo. Um exemplo seria: “De 0 a 10, quanto você indicaria a nossa oficina mecânica ou auto center para algum amigo ou conhecido?”.

As pessoas que marcarem de 0 a 6 são os clientes detratores. Ou seja, aqueles que não recomendam a sua empresa e também relatam as experiências negativas para outras pessoas.

Os clientes de 7 a 8 são os chamados clientes neutros. Esses não recomendam, mas também não reclamam da empresa. E por fim, as notas 9 e 10, são os considerados clientes promotores, que contam boas coisas sobre o seu negócio para os amigos.

Com os resultados de cada grupo, você deverá aplicar a seguinte fórmula: NPS = % de clientes promotores – % de clientes detratores.

Desta maneira, os clientes são classificados em vários níveis. Além disso, as empresas também têm as suas zonas de classificação no NPS, que são divididas em:

Como funciona o NPS?

  • Aperfeiçoamento: entre 0 e 49;
  • Qualidade: entre 50 e 74;
  • Excelência: entre 75 e 100
  • Crítica: entre -100 e -1.

Quais ações realizar após o resultado da pesquisa de satisfação?

Para as empresas que estão localizadas nas fases de aperfeiçoamento e crítica, o ideal é mudar a postura do negócio. Os clientes considerados detratores, em sua maioria, não voltam a fazer negócio no curto prazo. Portanto, você deve cativar os clientes neutros e estimular ainda mais aqueles que são considerados promotores.

No caso dos clientes neutros, é importante apostar em marketing e atendimento para que esses consumidores passem gostar mais da sua empresa. Já no segundo caso, você deve investir em ações de fidelização como clubes de descontos especiais, entre outras vantagens. Há várias estratégias que você pode desenvolver. No entanto, o que não dá é para ficar parado diante dos resultados negativos do NPS.

Como usar o NPS para motivar o seu time?

Mais importante que fazer uma pesquisa de satisfação com seu cliente, é saber o que fazer para melhorar a qualidade dos seus serviços e o seu atendimento. Você pode usar o NPS para manter a sua equipe focada e fornecer o feedback necessário tanto de acertos quanto de pontos que ainda precisam ser melhorados.

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | baixe aqui | Engecass

É comum avaliar os gerentes ou até mesmo os vendedores de acordo com os resultados de venda e focar apenas nos temas e nos números que foram atingidos, certo? No entanto, com o NPS você pode incluir nessa avaliação a qualidade do serviço que foi percebida pelos clientes.

Afinal, se você analisar o faturamento de forma isolada, pode esconder problemas como casos em que o cliente realizou os serviços, mas não ficou satisfeito com o seu atendimento.

Esse é um tipo de atitude que pode gerar problemas de reputação e insatisfação do cliente e até comprometer a saúde financeira e a rentabilidade do seu negócio a médio e longo prazo. Nessa hora, você deve motivar o trabalho dos seus colaboradores.

Para isso, ofereça prêmios e recompensas para quem prestar um atendimento e um serviço de qualidade. Assim, dá para pensar em um crescimento que se sustente financeiramente ao longo do tempo.

Viu como é importante usar a metodologia NPS? Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, poderá desenvolver esse método em seu negócio, não é verdade?

Gostou do nosso conteúdo? Continue com a gente em nosso blog e confira mais artigos incríveis como este!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *