O que é o diagnóstico automotivo?

21 jul, 2022 | Dica para oficinas, Super Dicas | 0 Comentários

O diagnóstico automotivo é um processo analítico essencial para oficinas mecânicas, auto centers e lojas de automóveis. Na prática, ele avalia de forma rápida e objetiva o funcionamento de diferentes sistemas do veículo e permite verificar se o mesmo necessita de algum tipo de manutenção ou reparo pelo profissional.

Sendo assim, se você atua no setor automotivo e quer proporcionar mais transparência, qualidade e confiança em seus serviços, saber diagnosticar corretamente os problemas dos carros é um passo fundamental para isso.

E neste post, vamos mostrar algumas dicas sobre como realizar um bom diagnóstico automotivo para seus clientes e como isso pode fazer a diferença em seu negócio.

Confira aí!

Afinal, o que é um diagnóstico automotivo?

Quando vamos a um médico, por exemplo, ele primeiramente nos pergunta sobre os sintomas que estamos sentindo e, logo em seguida, ele utiliza seu conhecimento para checar as possíveis causas e doenças, de acordo com as informações passadas pelo paciente, concorda?

Pois, bem! Em uma oficina mecânica, a ideia do diagnóstico automotivo é basicamente a mesma. Ou seja, é um processo analítico para encontrar possíveis problemas no carro, de acordo com as reclamações do cliente ou de outros sinais aparentes.

 

Como é feito o diagnóstico automotivo?

Há diversas formas de se realizar um diagnóstico automotivo e isso nem sempre requer o uso de equipamentos específicos, como scanners ou computadores.

Em alguns casos, por exemplo, é totalmente possível diagnosticar problemas de forma visual, auditiva ou mesmo pelo cheiro ou temperatura aparente nos sistemas.

Sendo assim, o mais importante para o um bom diagnóstico de carro é, indiscutivelmente, dominar o funcionamento mecânico de todo o veículo. Ou seja, o seu conhecimento técnico é a ferramenta de maior valor nesse quesito.

Obviamente que, hoje, o auxílio da tecnologia também pode contribuir consideravelmente para a detectção mais rápida e exata dos problemas e são muitos os equipamentos disponíveis nesse sentido.

Dessa forma, não há uma “receita pronta” para se realizar um diagnóstico automotivo e isso vai depender muito do conhecimento e profissionalismo da oficina mecânica. Porém, de uma forma geral, podemos destacar algumas dicas sobre como realizar esse procedimento com mais eficiência:

  • fique atento a ruídos e barulhos incomuns nos sistemas do veículo;
  • avalie os níveis de temperatura, emissão de gases e a presença de odores diferentes;
  • confira se há vazamentos, trepidações, “engasgos” ou outro sintoma anormal no funcionamento do veículo;
  • ouça as reclamações dos clientes;
  • busque informações sobre os sistemas nos manuais do veículo;
  • utilize ferramentas e equipamentos tecnológicos para diagnosticar problemas.

 

Por que fazer o diagnóstico automotivo?

O diagnóstico automotivo normalmente é um processo realizado para diagnosticar problemas já existentes no veículo, em especial, após alguma reclamação do proprietário.

No entanto, cabe ao mecânico profissional sempre ficar de olho em anormalidades do carro e orientar o cliente de forma transparente e honesta sobre a necessidade de reparos ou de cuidados em determinado sistema.

A seguir, destacamos alguns bons motivos para isso. Confira!

  • Para verificar as condições atuais dos sistema do automóvel;
  • Para saber se os sensores dos veículos funcionam dentro dos padrões específicos pelo fabricante;
  • Para ter acesso ao histórico de falhas dos sistemas eletrônicos;
  • Para estabelecer um plano de correção mais preciso e eficiente.

É importante ressaltar que alguns scanners e computadores para diagnóstico automotivo podem corrigir as falhas de leitura e “zerar” o sistema. Além disso, eles possibilitam que o profissional estabeleça novas estratégias de injeção e avanço de ignição. Ambas são fundamentais porque garantem o bom funcionamento da parte elétrica do veículo.

Como agregar valor aos seus serviços com o diagnóstico automotivo?

Os avanços tecnológicos nas áreas de softwares e conexão wireless contribuíram para a produção de aparelhos específicos capazes de realizar diagnóstico automotivo preciso em carros, vans, motos, pick-ups, ônibus e caminhões.

Contar com soluções deste tipo aumenta a qualidade dos serviços prestados por sua empresa e cria uma nova gama de serviços diferenciados e com alto valor agregado.

E isso tudo contribui para o crescimento da oficina mecânica, do auto center ou da loja de automóveis em um mercado cada vez mais competitivo.

 

Como escolher o aparelho para o diagnóstico automotivo?

A seguir, separamos algumas dicas sobre o que e como escolher a nível de equipamentos e computadores para um bom diagnóstico automotivo. Confira!

 

Observe os leitores de código

Os leitores de código fornecem ao usuário as informações genéricas OBD-II. Isso quer dizer que eles estão limitados as informações do motor ou do módulo de controle PCM. Essas ferramentas básicas permitem aos técnicos ler e limpar os códigos de diagnóstico de problemas. A maioria dos códigos também fornece uma definição básica do código.

 

Verifique a capacidade do leitor de código

Existem diferentes níveis para a capacidade do leitor de código. Eles começam com a funcionalidade básica de códigos de leitura e limpeza. Além de ler e limpar, esses leitores de código fornecem as definições de códigos genéricos OBD-II.

Os recursos adicionais para leitores de códigos de topo de linha incluem códigos pendentes, códigos permanentes e congelamento. Ao adicionar mais funções à ferramenta, você está na categoria de leitor de código e na categoria de preços mais altos.

 

Veja se o leitor oferece cobertura aprimorada

Há leitores de código no mercado que oferecem cobertura aprimorada OBD-II. Esses leitores são mais robustos e têm a capacidade de ler e limpar os códigos em alguns ou todos os módulos além do genérico OBD-II e PCM ou motor.

Esses leitores também oferecem um ótimo valor como uma ferramenta de backup para uma tecnologia e são excelentes para quem deseja começar nos reparos do automóvel.

 

Faça várias perguntas

  • Quero substituir uma ferramenta atual ou procuro comprar uma nova ferramenta?
  • O que quero fazer com uma ferramenta de verificação?
  • Quero cobertura para carros nacionais, asiáticos e europeus?
  • O equipamento oferece recursos personalizados adicionais?

 

Invista em Alinhadores Wireless

O alinhamento automotivo é também considerado um serviço de diagnóstico! E hoje, graças ao advento da tecnologia, é possível contar com equipamentos de alto desempenho e modernidade para garantir mais transparência e confiança ao cliente.

Um exemplo disso são os alinhadores com wireless, que dispensa os painéis que ocupam espaço em seu auto center.

Seus dados de leitura podem ser feitos diretamente da tela do computador ou até mesmo nos displays digitais das cabeças de medições.

 

Aposte em outros equipamentos automotivos

Uma oficina mecânica ou auto center profissional não precisa investir, necessariamente, em equipamentos de diagnóstico automotivo, como os que destacamos acima.

Outros tipos de aparelhos, como rampas e elevadores, por exemplo, também podem facilitar e otimizar o trabalho dos profissionais, agregando mais segurança, visibilidade e conforto no dia a dia.

Consequentemente, isso contribui para diagnósticos mais claros e exatos sobre os possíveis problemas do veículo.

A seguir, destacamos alguns exemplos de equipamentos automotivos que podem ajudar em seus diagnósticos. Confira!

calculadora-comprar-elevador-automotivo

Agora que você já sabe o que é diagnóstico automotivo e entende tudo sobre o assunto, que tal investir em equipamentos profissionais para a sua oficina mecânica ou auto center e oferecer os melhores serviços aos seus clientes? Pense nisso e tenha um empreendimento de sucesso!

Quer ler mais conteúdos como este? Continue com a gente em nosso blog e aprenda outras dicas automotivas para o seu negócio!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *