Oficina Mecânica: como utilizar as mídias sociais de forma coerente

29 nov, 2019 | Oficina Mecânica, Super Dicas | 0 Comentários

Entre as principais tendências do marketing digital está o uso das mídias sociais. Elas possibilitam um maior relacionamento da sua empresa com o público e, é uma ótima oportunidade de divulgar a sua oficina mecânica. Mas porque você deve investir em mídias sociais e como utilizá-las de maneira coerente?

Neste post, falaremos tudo sobre o assunto. Quer conferir com a gente? Então, acompanhe a leitura!

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Por que você deve investir em mídias sociais?

Para promover a sua oficina mecânica

As mídias sociais ou redes oferecem a oportunidade de você apresentar os seus produtos ou serviços. No entanto, você consegue utilizar cada uma delas sem ser chato e invasivo.

Na verdade, você oferece ao cliente a oportunidade de ele aceitar ou não a sua oferta e, ao mesmo tempo conhecer a sua empresa. Por meio do compartilhamento de conteúdo útil, você atrai e educa o seu cliente.

Para estar onde o cliente está

A mídia social é uma alternativa de você estar onde seu cliente está. De acordo com os dados do Facebook, 2,3 bilhões de pessoas usam a rede mensalmente.

O Twitter registrou 5 milhões de novos usuários no segundo trimestre de 2019. Já o Instagram tem 1 bilhão de usuários em todo o mundo. Só no Brasil, são 66 milhões.

Todos esses dados demonstram que é preciso estar nas redes sociais com a sua oficina mecânica, não é mesmo?

Para economizar com publicidade

Investir em mídias sociais é mais barato que você anunciar uma propaganda na rádio ou na TV. Você pode utilizar a mídia social de forma orgânica (grátis), onde deverá focar na produção de conteúdo.

Com bons profissionais de marketing, você consegue fazer anúncios utilizando recursos do Facebook ADS e Instagram ADS, além de publicidade no Google.

Esses profissionais também irão criar as estratégias certas e você gastará menos que uma propaganda em um veículo convencional.

Como utilizar as mídias sociais de forma correta?

Conheça a persona da sua oficina mecânica

Você sabe o que é persona? Ela é a representação fictícia do seu cliente. Para construir a sua persona, você deve se basear em dados reais sobre o comportamento e as características demográficas dos clientes.

Assim como suas histórias pessoais, objetivos, motivações, preocupações e desafios. É a persona quem guiará a criação do seu conteúdo e também as suas estratégias de marketing digital.

Trace a sua estratégia

Você não pode usar as mídias sociais se não tem uma estratégia para utilizar em cada uma delas.

Por isso, você deve pensar como será o seu relacionamento com os usuários e fazer um planejamento.

Pense bem e não faça postagens apenas para divulgar seu estabelecimento, produtos e serviços. Essa não é a melhor estratégia.

Ao invés disso, crie conteúdos que ajudem seus clientes. Uma boa ideia é produzir artigos com dicas sobre mecânica, curiosidades sobre automóveis antigos e atuais, e também sobre os serviços que você oferece em sua oficina.

Se você acompanha o blog da Engecass, já viu por aqui conteúdos que ajudam no seu trabalho, não é mesmo? Pois então, faça o mesmo. Apresente soluções para os problemas do seu público!

Além disso, faça as pessoas interagirem com suas publicações. Ao final dos posts, pergunte se as pessoas entenderam a informação que você tentou passar, se possuem outro tipo de dúvida, etc. Quanto mais interações a sua página tiver, melhor!

Publique sempre

É importante ter uma periodicidade definida. É preciso saber que postar demais é chato e publicar pouco conteúdo faz as pessoas esquecerem a sua página.

Portanto, nessas redes, faça pelo menos três a cinco postagens por semana. Mas, o ideal é encontrar um equilíbrio. Ou seja, com o tempo, você descobrirá qual é a melhor periodicidade.

Caso as pessoas interagem mais com seu texto, poste mais vezes. Se as postagens estão muito esquecidas, trace novas estratégias.

Você criar um canal no YouTube e produzir vídeos sobre dicas mecânicas. Poste o mesmo conteúdo no Facebook da sua oficina, faça lives ou stories no Instagram e Facebook.

Publique fotos incríveis no Pinterest e posts criativos no Twitter. Depois disso, analise a reação dos seguidores e repita o que deu certo.

Lembre-se sempre que nas estratégias de mídias sociais, você deve planejar, executar, analisar o resultado e focar no que realmente deu certo.

E mais, hoje estamos na era da voz. Então, outra dica que vale a pena você investir é em podcasts, que é parecido com um programa de rádio e seu cliente poderá ouvir de onde quiser.

Não sabe como fazer podcasts? Não tem problema. Você pode contratar um profissional de marketing para isso. E pode acreditar, o seu retorno financeiro será incrível!

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades do setor automotivo! | Engecass

Invista em sua página

Invista no Facebook e na quantia para divulgar a sua página. Isso é essencial para que você alcance o seu público alvo.

Comece primeiro com pequenos impulsionamentos nos posts. Para isso, escolha os melhores conteúdos. Uma dica é você definir o seu público da seguinte maneira:

  • Escolha a idade;
  • Marque mulheres ou homens ou todos os gêneros (depende de quem é o seu público);
  • Defina a cidade;
  • Escreva os bairros;
  • Pense nos interesses deste público.

Dica importante: não se esqueça de definir o orçamento diário e os dias que você deseja rodar o anúncio. Tome cuidado com isso, pois muitas vezes, o Facebook já marca o anúncio como vitalício.

Outra dica é sobre o orçamento. Invista pouco dinheiro para poucos dias. Essas dicas servem tanto para o Facebook e o Instagram.

Dê atenção aos seus usuários

Em nenhuma rede social deixe seus usuários falarem sozinhos. Aceite as reclamações, os elogios e as perguntas dos usuários.

Responda às pessoas o mais rápido possível e crie um relacionamento com elas. Fidelize seus clientes. Afinal, as mídias sociais também servem para isso.

Agora que você sabe como utilizar as mídias sociais de forma correta, que tal colocar as nossas dicas em prática? Siga as nossas sugestões para divulgar o seu negócio!

Gostou das nossas dicas? Acesse o nosso próximo post e veja quais as razões para utilizar marketing digital nas oficinas mecânicas!

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | Baixar gratuitamente | Engecass

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *