Sua oficina mecânica está preparada para a retomada dos serviços?

21 maio, 2020 | Dicas para gestão, Oficina Mecânica, Super Dicas

Talvez ainda seja um pouco cedo para prever, ao certo, como será a retomada de cada setor após a pandemia do Coronavírus. Para quem é dono de uma oficina mecânica o cenário não é tão diferente e, com toda certeza, já está planejando e imaginando como tudo vai funcionar nesse “novo normal”.

O fato é que o setor automotivo, assim como muitos outros, deve ter uma retomada gradativa e, nesse tempo, muitas adaptações e novos hábitos serão essenciais para que negócios e clientes possam ter suas necessidades atendidas, concorda?

Mas afinal, o que se pode esperar dessa retomada pós-pandemia em uma oficina mecânica? O que deve mudar daqui pra frente e quais estratégias podem ser adotadas para aumentar as vendas nesse período? Leia as dicas até o final e confira algumas dessas possibilidades. Vamos lá!

Como será sua oficina mecânica após a pandemia?

É difícil prever um cenário exato e até mesmo estipular um prazo para que essas mudanças ocorram na prática. No entanto, o que já é indiscutível, é o fato de novos hábitos e cuidados serão uma tendência dentro desses ambientes automotivos.

Hoje, os auto centers que não fecharam as portas por conta do isolamento social, certamente tiveram que se adaptar à realidade para manterem seus atendimentos normais. Entre essas novas práticas, o uso de máscaras, a inclusão do álcool em gel na oficina, o cuidado com a higienização pessoal e dos equipamentos dos mecânicos são apenas alguns exemplos que já fazem parte da rotina dos mecânicos.

Mas a expectativa para as oficinas mecânicas no pós-pandemia deve ir além disso. Acredita-se que a crise deve promover uma mudança geral nos hábitos de consumo e nas relações interpessoais de todos os mercados, no qual o uso de tecnologias e equipamentos avançados estão ainda mais presentes na rotina dos negócios.

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | Baixar gratuitamente | Engecass

E como preparar sua oficina mecânica para depois da pandemia?

Levando em consideração todas essas tendências previstas para o mundo, é indispensável que o seu estabelecimento busque acompanhar essas mudanças e se tornar uma referência sempre atual para o atendimento aos clientes.

Com isso, destacamos uma lista essencial do que a sua oficina mecânica pode se preparar para a retomada depois da pandemia. Confira!

Adapte o seu atendimento

Ainda que o isolamento social seja afrouxado nos próximos meses, é muito provável que o distanciamento e os cuidados de contágio permaneçam ainda por muito tempo. Com isso, os estabelecimentos precisarão adaptar alguns pontos do atendimento, com o intuito de garantir mais segurança e conforto para seus clientes.

Por exemplo:

  • Limite o número de pessoas nos ambientes;

  • Sinalize locais exatos para o cliente deixar o carro, se possível sem nem precisar entrar na oficina;

  • Crie novos procedimentos de segurança e higienização dos veículos e seus componentes;

  • Estabeleça espaços de distanciamento em locais de atendimento, como balcões, caixas de pagamento e de agendamento de serviços;

  • Forneça material de proteção e higienização, tanto para funcionários, como para os visitantes.

Invista em novas tecnologias

Em tempos de conectividade, sua oficina mecânica pode se diferenciar com novos serviços online. Por exemplo, e se seu auto center passar a fazer todos os agendamentos de serviços pela internet? E caso você tenha um autopeças, por que não investir na sua loja virtual?

Hoje, não faltam ferramentas e plataformas que possam tornar tudo isso possível, ou melhor, que podem transformar seu atendimento em uma referência de qualidade e confiança na sua região.

Portanto, veja a possibilidade de criar ou inovar o seu site com esses diferenciais, pesquise sobre aplicativos e, claro, use a criatividade para se destacar da concorrência.

Aumente a capacidade de sua oficina

Como destacamos mais acima, a modernização e o investimento em equipamentos tecnológicos são algumas das tendências previstas para qualquer oficina mecânica após a pandemia. E motivos não faltam para essa estratégia.

Um duplicador de vagas, por exemplo, pode permitir que você “estoque” serviços, mesmo em espaços menores. Ou seja, sua oficina mecânica consegue dobrar o volume de carros com segurança para os clientes e sem, necessariamente, investir em obras ou expansão do estabelecimento.

Além desse exemplo, outros equipamentos e maquinários fundamentais, como rampas de acesso e elevadores automotivos, também serão cada vez mais imprescindíveis nas oficinas, tendo em vista o aumento da produtividade e agilidade para a realização dos serviços.

Esteja pronto para um público mais exigente

De acordo com especialistas, os clientes se tornarão ainda mais exigentes depois da pandemia e caberá as empresas saberem lidar e acompanhar essa tendência. E a sua oficina mecânica? Já está pronta para essa retomada?

Além de todas as dicas já citadas de cuidados e diferenciais para o seu atendimento, é fundamental que o seu auto center busque modernizar o seu espaço, capacitar seus profissionais e, principalmente, trabalhar para a sua marca se tornar uma referência de qualidade.

Sendo assim, invista no que há de mais moderno e eficiente em questão de equipamentos automotivos, ofereça cursos, palestras e especializações a seus mecânicos e busque oferecer as melhores experiências ao seu consumidor.

Enfim, essas são algumas dicas fundamentais para a retomada de sua oficina mecânica depois da pandemia. Em resumo, muito além dos cuidados e das boas práticas de segurança, aposte também na modernização e inovação de seu estabelecimento, pois este será o grande diferencial para o seu negócio.

Gostou? Quer mais dicas sobre como preparar a sua oficina mecânica para a retomada depois da pandemia? Então, não deixe de baixar nosso e-book sobre precificação de serviços e saiba como usar essa estratégia em seu favor.

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Experiência do Cliente na Oficina: o que é e como implementar

Todos sabemos que manter a satisfação do cliente em níveis elevados não é tarefa fácil nos dias atuais, muito em função da grande concorrência e das mudanças de comportamento do consumidor. Mas, isso tem solução. Você já ouviu falar da Experiência do Cliente na...

Delivery de Estética Automotiva: como aproveitar esta oportunidade?

Basta andar pelas ruas para perceber o crescimento das entregas em domicílio. Esta tendência ganhou força nos últimos anos e está impactando os mais diversos setores da economia. Por isso, no artigo de hoje vamos abordar o delivery de estética automotiva.  De fato,...

Curiosidades sobre elevadores automotivos: conheça a história e sua evolução tecnológica

De fato, os mecânicos de automóveis geralmente são retratados em filmes e programas de TV deitados de costas, saindo de baixo de um veículo. Faz tempo que esta imagem deixou de retratar a realidade. Atualmente há uma enorme variedade de equipamentos que permitem um...

Estabilidade do veículo: veja como os elevadores automotivos podem ajudar?

Ao conduzir um automóvel, é essencial que ele reaja prontamente aos comandos do motorista. Isso não só garante a segurança dos ocupantes, mas também torna a experiência de condução mais agradável. Existem vários fatores que contribuem para a estabilidade do veículo....

Redes Sociais para Oficina Mecânica: Estratégias que Aumentam a Presença Digital

Inegavelmente, a internet é hoje um indispensável canal de comunicação para praticamente todos os segmentos. Sua importância também é inquestionável no setor de reparação automotiva. Porém, uma dúvida sempre passa pela cabeça dos mecânicos: como escolher a melhor...

Seus clientes reclamam do preço dos serviços automotivos? Veja o que fazer!

Quem realiza o sonho de ter uma oficina mecânica sabe como é bom ver o cliente sair satisfeito com seu carro. Por outro lado, quando ele reclama do preço dos seus serviços automotivos, fica aquela sensação de que algo deu errado, não é mesmo? Mas, esta história pode...

Como implementar o uso de EPI na oficina mecânica?

Os cuidados com a segurança são um ponto central para a indústria automobilística como um todo e não poderia ser diferente no setor de reparação automotiva. Entre eles está o uso de EPI na oficina mecânica.  A sigla EPI significa Equipamento de Proteção Individual e...

Inovações e tendências para auto centers e oficinas mecânicas

A chegada dos carros inteligentes está mudando a relação do consumidor com os automóveis e criando novas oportunidades e tendências para auto centers e o mercado de reparação automotiva em geral. Os novos modelos estão cada vez mais tecnológicos, praticamente são...

Revisão de carros usados: o que não pode ficar de fora?

A frota de carros no Brasil está envelhecendo a cada ano que passa. Este processo, que começou em 2014, revela que há mais carros rodando por mais tempo e, portanto, ficam mais propensos a precisar de manutenção. Por isso, neste artigo você vai saber o que não pode...

Qual a melhor forma de fazer a precificação do serviço mecânico?

Não é sem motivo que boa parte dos mecânicos sente dificuldade na hora de fazer a precificação do serviço mecânico.  Primeiramente, pelo fato de que tais serviços podem ser complexos e bem variados. Os custos de operação de uma oficina mecânica também podem ser muito...

0 comentários