Talvez ainda seja um pouco cedo para prever, ao certo, como será a retomada de cada setor após a pandemia do Coronavírus. Para quem é dono de uma oficina mecânica o cenário não é tão diferente e, com toda certeza, já está planejando e imaginando como tudo vai funcionar nesse “novo normal”.

O fato é que o setor automotivo, assim como muitos outros, deve ter uma retomada gradativa e, nesse tempo, muitas adaptações e novos hábitos serão essenciais para que negócios e clientes possam ter suas necessidades atendidas, concorda?

Mas afinal, o que se pode esperar dessa retomada pós-pandemia em uma oficina mecânica? O que deve mudar daqui pra frente e quais estratégias podem ser adotadas para aumentar as vendas nesse período? Leia as dicas até o final e confira algumas dessas possibilidades. Vamos lá!

Como será sua oficina mecânica após a pandemia?

É difícil prever um cenário exato e até mesmo estipular um prazo para que essas mudanças ocorram na prática. No entanto, o que já é indiscutível, é o fato de novos hábitos e cuidados serão uma tendência dentro desses ambientes automotivos.

Hoje, os auto centers que não fecharam as portas por conta do isolamento social, certamente tiveram que se adaptar à realidade para manterem seus atendimentos normais. Entre essas novas práticas, o uso de máscaras, a inclusão do álcool em gel na oficina, o cuidado com a higienização pessoal e dos equipamentos dos mecânicos são apenas alguns exemplos que já fazem parte da rotina dos mecânicos.

Mas a expectativa para as oficinas mecânicas no pós-pandemia deve ir além disso. Acredita-se que a crise deve promover uma mudança geral nos hábitos de consumo e nas relações interpessoais de todos os mercados, no qual o uso de tecnologias e equipamentos avançados estão ainda mais presentes na rotina dos negócios.

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | Baixar gratuitamente | Engecass

E como preparar sua oficina mecânica para depois da pandemia?

Levando em consideração todas essas tendências previstas para o mundo, é indispensável que o seu estabelecimento busque acompanhar essas mudanças e se tornar uma referência sempre atual para o atendimento aos clientes.

Com isso, destacamos uma lista essencial do que a sua oficina mecânica pode se preparar para a retomada depois da pandemia. Confira!

Adapte o seu atendimento

Ainda que o isolamento social seja afrouxado nos próximos meses, é muito provável que o distanciamento e os cuidados de contágio permaneçam ainda por muito tempo. Com isso, os estabelecimentos precisarão adaptar alguns pontos do atendimento, com o intuito de garantir mais segurança e conforto para seus clientes.

Por exemplo:

  • Limite o número de pessoas nos ambientes;

  • Sinalize locais exatos para o cliente deixar o carro, se possível sem nem precisar entrar na oficina;

  • Crie novos procedimentos de segurança e higienização dos veículos e seus componentes;

  • Estabeleça espaços de distanciamento em locais de atendimento, como balcões, caixas de pagamento e de agendamento de serviços;

  • Forneça material de proteção e higienização, tanto para funcionários, como para os visitantes.

Invista em novas tecnologias

Em tempos de conectividade, sua oficina mecânica pode se diferenciar com novos serviços online. Por exemplo, e se seu auto center passar a fazer todos os agendamentos de serviços pela internet? E caso você tenha um autopeças, por que não investir na sua loja virtual?

Hoje, não faltam ferramentas e plataformas que possam tornar tudo isso possível, ou melhor, que podem transformar seu atendimento em uma referência de qualidade e confiança na sua região.

Portanto, veja a possibilidade de criar ou inovar o seu site com esses diferenciais, pesquise sobre aplicativos e, claro, use a criatividade para se destacar da concorrência.

Aumente a capacidade de sua oficina

Como destacamos mais acima, a modernização e o investimento em equipamentos tecnológicos são algumas das tendências previstas para qualquer oficina mecânica após a pandemia. E motivos não faltam para essa estratégia.

Um duplicador de vagas, por exemplo, pode permitir que você “estoque” serviços, mesmo em espaços menores. Ou seja, sua oficina mecânica consegue dobrar o volume de carros com segurança para os clientes e sem, necessariamente, investir em obras ou expansão do estabelecimento.

Além desse exemplo, outros equipamentos e maquinários fundamentais, como rampas de acesso e elevadores automotivos, também serão cada vez mais imprescindíveis nas oficinas, tendo em vista o aumento da produtividade e agilidade para a realização dos serviços.

Esteja pronto para um público mais exigente

De acordo com especialistas, os clientes se tornarão ainda mais exigentes depois da pandemia e caberá as empresas saberem lidar e acompanhar essa tendência. E a sua oficina mecânica? Já está pronta para essa retomada?

Além de todas as dicas já citadas de cuidados e diferenciais para o seu atendimento, é fundamental que o seu auto center busque modernizar o seu espaço, capacitar seus profissionais e, principalmente, trabalhar para a sua marca se tornar uma referência de qualidade.

Sendo assim, invista no que há de mais moderno e eficiente em questão de equipamentos automotivos, ofereça cursos, palestras e especializações a seus mecânicos e busque oferecer as melhores experiências ao seu consumidor.

Enfim, essas são algumas dicas fundamentais para a retomada de sua oficina mecânica depois da pandemia. Em resumo, muito além dos cuidados e das boas práticas de segurança, aposte também na modernização e inovação de seu estabelecimento, pois este será o grande diferencial para o seu negócio.

Gostou? Quer mais dicas sobre como preparar a sua oficina mecânica para a retomada depois da pandemia? Então, não deixe de baixar nosso e-book sobre precificação de serviços e saiba como usar essa estratégia em seu favor.

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass