Conheça os carros mais seguros vendidos no Brasil

21 abr, 2022 | Informativos, Super Dicas | 0 Comentários

O preço e a segurança são os principais quesitos na hora de escolher um automóvel. No ano passado, o Latin NCAP divulgou o resultado de uma bateria de testes que revelou os carros mais seguros vendidos no Brasil.

Quesitos como impacto frontal, lateral e lateral de poste foram avaliados. O Latin NCAP avalia os automóveis da América Latina e do Caribe.

Entretanto, para que você conheça quais os carros mais seguros vendidos no Brasil, preparamos este post. Nele, também mostraremos o que considera o carro seguro.

Você também saberá se os automóveis brasileiros têm o mesmo grau de segurança dos modelos europeus.

E aí, ficou interessado em nosso post? Então, acompanhe a leitura!

 

 

O que é considerado um carro seguro?

Os carros evoluíram e o conceito de segurança também se transformou. Antigamente, carro seguro era aquele que batia em um muro, o derrubava e sofria pequenos danos. Hoje, percebeu-se que essa não é a melhor forma de proteger os ocupantes do automóvel.

Portanto, carro seguro é aquele que, ao passar por uma colisão, mantém a integridade dos ocupantes e absorve parte do impacto.

Uma vez que o carro absorve parte da energia vinda de um impacto, as forças que atingem os ocupantes do automóvel são menores e a probabilidade de uma lesão mais séria diminui.

Assim, os automóveis são avaliados por meio de testes de colisão e após os resultados analisados, cada veículo recebe uma nota entre 0 e 5 estrelas. Os carros mais seguros têm notas 5 estrelas!

 

 

Os automóveis brasileiros básicos têm o mesmo grau de segurança dos modelos europeus?

A resposta é não. Embora exista um esforço para que os carros brasileiros sejam mais seguros, ainda há uma grande diferença quando se compara aos modelos europeus.

Mesmo os veículos nacionais sendo obrigados a vir de fábrica com airbag e freios ABS, vários automóveis, principalmente os mais em conta, ainda recebem nota baixa nos testes de colisão.

Itens como controle de estabilidade, freio de emergência e detector de ponto cego costumam ser encontrados nos automóveis mais caros. Para você ter ideia, na Europa, a maioria dos veículos, mesmo os básicos, já vem com esses dispositivos de segurança.

 

Quais os carros mais seguros vendidos no Brasil?

Para saber quais são os carros mais seguros vendidos no Brasil, com base no levantamento já destacado acima, nós preparamos a lista a seguir com os modelos que mais se destacaram nos testes. Confira!

 

Jeep Renegade

os carros mais seguros Jeep Renegade

OJeep Renegade recebeu cinco estrelas no quesito de segurança para adultos e também para crianças. Até então, o carro considerado mais seguro era o Volkswagen up!, avaliado em 2014, com cinco estrelas para a segurança de adultos e quatro para crianças.

O Jeep Renegade está entre os carros mais seguros vendidos no Brasil.

 

Honda HR-V

os carros mais seguros Honda HR-V

Já em novembro de 2015 foi a vez do Honda HR-V ser avaliado pelo Latin NCAP. O SUV compacto da Honda recebeu cinco estrelas para o nível de segurança de adultos e crianças, sendo considerado um dos carros mais seguros vendidos no Brasil.

 

Volkswagen Golf

os carros mais seguros Volkswagen Golf

O Volkswagen Golf foi testado duas vezes pelo Latin NCAP. Em outubro de 2014, o modelo foi o primeiro produzido na América Latina a conseguir cinco estrelas para proteção de adultos e crianças.

Mas o hatch voltou ser testado novamente quase três anos depois, em março de 2017, quando passou a ser produzido no Brasil.

Nessa ocasião, o Golf feito no Paraná entrou na lista dos carros mais seguros fabricados no país, mantendo as cinco estrelas para a segurança de adultos e crianças.

Além disso, o hatch foi o primeiro carro vendido no País a conquistar o selo Advanced Awards, que reconhece os automóveis com tecnologias de prevenção de acidentes.

 

Toyota Corolla

os carros mais seguros Toyota Corolla

Entre os carros mais seguros vendidos no Basil, o Toyota Corolla também foi testado em duas situações. A primeira, em março de 2017, quando o modelo obteve cinco estrelas para adultos e quatro para crianças.

Mas no ano passado, o sedã nacional melhorou sua pontuação com a adoção de mais airbags e outros sistemas de segurança, como os controles de tração e estabilidade.

O sedã médio conquistou cinco estrelas para a segurança de adultos e também para crianças, e o selo Advanced Awards conferido apenas aos carros que trazem algum sistema de segurança ativa.

 

Volkswagem up! 

os carros mais seguros Volkswagem up! 

Em 2014, o Volkswagen up! conquistou cinco estrelas para a segurança de adultos. No quesito segurança para crianças ele também foi bem avaliado com quatro estrelas. O automóvel está entre os carros mais seguros vendidos no Brasil.

 

Honda Fit e Honda City

os carros mais seguros Honda Fit e Honda City

Em 2015, o Honda Fit e o Honda City foram avaliados na mesma bateria de testes. Ambos conquistaram cinco estrelas na segurança para ocupantes adultos e quatro para crianças.

Hoje, os dois modelos foram atualizados e ao longo dos anos têm ganhado equipamentos de segurança, o que em uma nova bateria de testes poderia ser valorizado.

 

Chevrolet Onix/Onix Plus

os carros mais seguros Chevrolet Onix/Onix Plus

Outro destaque merecido entre os carros mais seguros do Brasil vai para o Onix e sua versão Plus. Avaliados em testes práticos em 2019, ambos os modelos registram 5 estrelas no quesito proteção de ocupantes adultos e crianças.

No que se refere a impactos frontais, o Onix garantiu um bom nível de segurança à cabeça do motorista, assim como para o pescoço.

Por outro lado, os joelhos, tanto do motorista, como do passageiro ao lado, têm apenas proteção marginal, pois podem ficar expostos às estruturas do veículo em caso de impactos mais fortes.

 

VW Virtus

os carros mais seguros VW Virtus

Outro representante da Volks que se destacou entre os carros mais seguros vendidos no Brasil é Virtus, modelo que foi aprovado nos testes de impacto lateral em postes com um bom nível de segurança.

Além disso, os quatro airbags dispostos no modelo (dois na frente e dois laterais) se saíram muito bem nas testagens, oferecendo proteção adequada, tanto aos passafeiros da frente, como os detrás.

 

Volkswagen T-Cross

os carros mais seguros Volkswagen T-Cross

Ainda pelos novos modelos da montadora alemã, o SUV T-Cross também se destacou como um dos carros mais seguros do Brasil, recebendo pontuação máxima nos últimos testes realizados pela Latin NCap.

O veículo que é fabricado no polo industrial de São José dos Pinhais foi aprovado com excelentes resultados no teste de impacto frontal, oferecendo proteção adequada a todos os passageiros do veículo, em especial, na região da cabeça e pescoço.

Além disso, peito, costas e joelhos também receberam proteção moderada durante a testagem, com riscos reduzidos para o condutor e caronas.

 

Toyota RAV4

os carros mais seguros Toyota RAV4

Um outro representante de destaque entre os carros mais seguros vendidos no Brasil é da Toyota: o RAV4.

O SUV japonês recebeu pontuação máxima nos testes de segurança da Latin NCap, ganhando assim 5 estrelas em diferentes quesitos.

Sua pontuação foi de 29,42 de 34 no teste para adultos e 43 de 49 no que se refere a proteção para crianças.

O carro é uma das principais apostas da montadora no país e, agora, com mais valor de mercado por seu excelente nível de segurança.

 

Chevrolet Cruze

os carros mais seguros Chevrolet Cruze

Com excelentes resultados nos últimos testes da Latin NCap, o Chevrolet Cruze também atingiu pontuação mínima para receber 5 estrelas e ser referência como um dos carros mais seguros vendidos no Brasil.

Em casos de impactos frontais e laterias, o modelo registrou 30,23 de 34 pontos possíveis para a proteção de adultos, enquanto que o teste para crianças rendeu 39,83 pontos de 49 possíveis.

O veículo também já é um dos mais procurados da montadora no país por sua performance, potência e conforto e, agora, agrega mais valor pelo quesito segurança.

Agora que você conferiu os carros mais seguros vendidos no Brasil, poderá adquirir os melhores modelos para sua loja de automóveis, não é mesmo? Além disso, poderá orientar os clientes que buscam informações na sua oficina mecânica e auto center.

 

Quer ler mais conteúdos como este?Então, acesse nosso Blog e confira muitos outros artigos. 

[eBook] Plano de negócios para estética automotiva | Baixar Grátis | Engecass

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *