Escolha uma Página

O preço e a segurança são os principais quesitos na hora de escolher um automóvel. No ano passado, o Latin NCAP divulgou o resultado de uma bateria de testes que revelou os carros mais seguros vendidos no Brasil.

Quesitos como impacto frontal, lateral e lateral de poste foram avaliados. O Latin NCAP avalia os automóveis da América Latina e do Caribe.

Entretanto, para que você conheça quais os carros mais seguros vendidos no Brasil, preparamos este post. Nele, também mostraremos o que considera o carro seguro.

Você também saberá se os automóveis brasileiros têm o mesmo grau de segurança dos modelos europeus.

E aí, ficou interessado em nosso post? Então, acompanhe a leitura!

[E-Book] Padrão de cores dos Elevadores Engecass para concessionárias | Baixe gratuitamente

O que é considerado o carro seguro?

Os carros evoluíram e o conceito de segurança também se transformou. Antigamente, carro seguro era aquele que batia em um muro, o derrubava e sofria pequenos danos. Hoje, percebeu-se que essa não é a melhor forma de proteger os ocupantes do automóvel.

Portanto, carro seguro é aquele que, ao passar por uma colisão, mantém a integridade dos ocupantes e absorve parte do impacto.

Uma vez que o carro absorve parte da energia vinda de um impacto, as forças que atingem os ocupantes do automóvel são menores e a probabilidade de uma lesão mais séria diminui.

Assim, os automóveis são avaliados por meio de testes de colisão e após os resultados analisados, cada veículo recebe uma nota entre 0 e 5 estrelas. Os carros mais seguros têm notas 5 estrelas!

Os automóveis brasileiros básicos têm o mesmo grau de segurança dos modelos europeus?

A resposta é não. Embora exista um esforço para que os carros brasileiros sejam mais seguros, ainda há uma grande diferença quando se compara aos modelos europeus.

Mesmo os veículos nacionais sendo obrigados a vir de fábrica com airbag e freios ABS, vários automóveis, principalmente os mais em conta, ainda recebem nota baixa nos testes de colisão.

Itens como controle de estabilidade, freio de emergência e detector de ponto cego costumam ser encontrados nos automóveis mais caros. Para você ter ideia, na Europa, a maioria dos veículos, mesmo os básicos, já vem com esses dispositivos de segurança.

Quais os carros mais seguros vendidos no Brasil?

Jeep Renegade

O Jeep Renegade recebeu cinco estrelas no quesito de segurança para adultos e também para crianças. Até então, o carro considerado mais seguro era o Volkswagen up!, avaliado em 2014, com cinco estrelas para a segurança de adultos e quatro para crianças.

O Jeep Renegade está entre os carros mais seguros vendidos no Brasil.

Honda HR-V

Já em novembro de 2015 foi a vez do Honda HR-V ser avaliado pelo Latin NCAP. O SUV compacto da Honda recebeu cinco estrelas para o nível de segurança de adultos e crianças.

Volkswagen Golf

O Volkswagen Golf foi testado duas vezes pelo Latin NCAP. Em outubro de 2014, o modelo foi o primeiro produzido na América Latina a conseguir cinco estrelas para proteção de adultos e crianças.

Mas o hatch voltou ser testado novamente quase três anos depois, em março de 2017, quando passou a ser produzido no Brasil.

Nessa ocasião, o Golf feito no Paraná entrou na lista dos carros mais seguros fabricados no país, mantendo as cinco estrelas para a segurança de adultos e crianças.

Além disso, o hatch foi o primeiro carro vendido no País a conquistar o selo Advanced Awards, que reconhece os automóveis com tecnologias de prevenção de acidentes.

Toyota Corolla

O Toyota Corolla também foi testado em duas situações. A primeira, em março de 2017, quando o modelo obteve cinco estrelas para adultos e quatro para crianças.

Mas no ano passado, o sedã nacional melhorou sua pontuação com a adoção de mais airbags e outros sistemas de segurança, como os controles de tração e estabilidade.

O sedã médio conquistou cinco estrelas para a segurança de adultos e também para crianças, e o selo Advanced Awards conferido apenas aos carros que trazem algum sistema de segurança ativa.

Volkswagen up!

Em 2014, o Volkswagen up! conquistou cinco estrelas para a segurança de adultos. No quesito segurança para crianças ele também foi bem avaliado com quatro estrelas. O automóvel está entre os carros mais seguros vendidos no Brasil.

Honda Fit e Honda City

Em 2015, o Honda Fit e o Honda City foram avaliados na mesma bateria de testes. Ambos conquistaram cinco estrelas na segurança para ocupantes adultos e quatro para crianças.

Hoje, os dois modelos foram atualizados e ao longo dos anos têm ganhado equipamentos de segurança, o que em uma nova bateria de testes poderia ser valorizado.

Agora que você conferiu os carros mais seguros vendidos no Brasil, poderá adquirir os melhores modelos para sua loja de automóveis, não é mesmo? Além disso, poderá orientar os clientes que buscam informações na sua oficina mecânica e auto center.

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e confira as tecnologias automotivas que melhoram a inteligência dos carros!  

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades da Engecass!