Os principais tipos de manutenções veiculares

9 nov, 2018 | Informativos, Super Dicas | 0 Comentários

As manutenções veiculares são importantes para manter o veículo do seu cliente em dia e evitar que ele tenha dor de cabeça com o automóvel. Quando seu cliente não se preocupa com a manutenção veicular, ele corre o risco de ter problemas mais sérios, como por exemplo, a perda do motor do veículo e até mesmo dos freios.

Portanto, é importante que você o oriente seu cliente, para que ele fique atento ao Manual do Comprador do Veículo, colocando as datas importantes no calendário e separando um dinheiro para as futuras manutenções. Além disso, você deve enfatizar para o cliente que fazer as manutenções veiculares garante a segurança do carro.

No entanto, para que você possa explicar com todos os detalhes quais os tipos de manutenções veiculares que existem, preparamos este post. Nele, também vamos mostrar qual é o melhor tipo de manutenção veicular. Ficou interessado em aprender um pouco mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura!

Quais os tipos de manutenções veiculares que existem?

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é pré determinada pelo próprio fabricante do automóvel. Você pode verificar no Manual do Proprietário do Veículo quando ela deve ser feita. Ela é realizada levando em consideração o tempo de uso do carro ou a quilometragem. O objetivo dessa manutenção é prevenir os possíveis problemas e identificar, com antecedência, as falhas que podem ocorrer no carro.

60 Dicas para atrair novos clientes para sua oficina mecânica

Durante a manutenção preventiva, sua oficina, auto center ou loja de automóveis deverá verificar os seguintes itens:

Mas como convencer seu cliente a fazer a manutenção preventiva? Peça para que ele imagine se deslocando para um compromisso importante e, de repente, no meio do caminho, constata que a bateria do automóvel não responde ao comando, o carro não liga mais. E aí, o que fazer? Se ele fizer a manutenção preventiva, evitará esse tipo de problema.

Portanto, esse tipo de manutenção deve ser feita corretamente. Ela não deve ser descartada, mesmo se o automóvel não apresentar problemas. Afinal de contas, essa é uma das manutenções veiculares mais importantes.

Manutenção Detectiva

A segunda das manutenções veiculares é a detectiva. Essa consiste em um conjunto de métodos que avalia a segurança e o bom funcionamento dos equipamentos do automóvel. Ela é realizada para testar o uso a longo prazo e garantir a boa operação do veículo.

A manutenção detectiva encontra possíveis erros que estão ocultos e podem provocar avarias no futuro. Nesse processo, os itens são testados em funcionamento para que as falhas sejam detectadas.

Entre as vantagens dessa manutenção, estão o aumento de vida útil dos equipamentos do automóvel e a diminuição dos custos nos reparos. A manutenção detectiva deve ser feita anualmente.

Manutenção Preditiva

É importante que você diga ao seu cliente que a manutenção preditiva não é a mesma coisa da manutenção preventiva. A manutenção preditiva tem o objetivo de repor as peças que poderiam prejudicar a performance ou a segurança do veículo, e não somente avaliar as condições gerais do automóvel.

Para identificar essas peças que precisam ser substituídas, você deve usar programas específicos de diagnóstico automotivo, fazer análises manuais ou mesmo verificar a manutenção preventiva. A manutenção preditiva é uma metodologia que se baseia no estado dos equipamentos. Podemos dizer que ela elimina os custos com as desmontagens desnecessárias e as manutenções corretivas.

Manutenção Corretiva

Como o próprio nome já diz, entre os tipos das manutenções veiculares, a manutenção corretiva serve para corrigir problemas que já estão presentes no veículo. Esse tipo de manutenção é a mais cara, uma vez que os problemas podem ocorrer a qualquer momento e desmandar custos extras e inesperados para o seu cliente.

Esses custos vem de mão de obra e reposição de peças. Além do alto custo, a manutenção corretiva exige, muitas vezes, que o carro fique parado a espera de alguma peça específica, causando assim vários transtornos econômicos ao condutor do automóvel.

Qual é o melhor tipo de manutenção para o seu cliente?

Sem dúvida, o melhor tipo de manutenção para o seu cliente é a preventiva. Além de ele gastar menos, não terá problemas sérios com o automóvel. No entanto, ninguém está 100% protegido das colisões nas vias públicas, não é verdade?

Checklist de Manutenção Preventiva Venda mais com esta dica rápida!

Mas o que fazer neste caso? Se seu cliente é disciplinado com as manutenções veiculares, ele poderá fazer um acompanhamento mais sério do veículo. Portanto, o ideal é ele contar com as manutenções preventiva e preditiva, evitando que a manutenção corretiva seja realizada quando realmente for necessária.

Agora você já sabe como orientar seus clientes sobre os tipos de manutenções veiculares, não é verdade? Fique atento para informá-los sobre essas manutenções sempre quando for necessário!

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e veja os motivos para você usar o checklist na sua oficina mecânica!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *