Escolha uma Página

A Volkswagen e a Ford firmaram uma parceria para produzirem vans comerciais e picapes. As duas marcas também vão desenvolver veículos elétricos e de tecnologia para direção autônoma.

A novidade foi anunciada durante o salão do automóvel de Detroit. A aliança entre as duas montadoras começa com a venda de vans e picapes médias em 2022 e mostra que a tecnologia automotiva chegou para ficar.

No entanto, como funcionará essa aliança e como será feita a produção dos veículos elétricos? Essa parceria também vai influenciar o seu negócio automotivo? Isso é o que você vai saber ao longo deste post. Confira!

[ E-Book ] Padrão de cores dos Elevadores Engecass para concessionárias | Descubra a cor ideal do nosso elevador para sua concessionária! | Baixar Grátis

Como funcionará a aliança entre a Volkswagen e a Ford?

Como disseram os representantes das duas marcas, a aliança será dirigida por um comitê que incluirá os presidentes das duas montadoras.

Isso sinaliza a crescente pressão sofrida pelas marcas para administrar custos de desenvolvimento de veículos elétricos e autônomos, ou seja, automóveis com a mais alta tecnologia.

No entanto, a Ford vai projetar e fabricar picapes médias para ambas as montadoras. Ela também vai desenhar e montar vans comerciais grandes para clientes na Europa. Já a Volkswagen vai desenvolver e fabricar uma van para uso urbano.

As vans poderão ser montadas na fábrica da Ford na Turquia. Como resultado de toda essa parceria, as companhias esperam que a cooperação em vans contribua para os resultados operacionais a partir de 2023.

Como serão as novas picapes?

As novas picapes terão a Ford Ranger como base. A Ford é considerada uma montadora líder no desenvolvimento da nova picape. No entanto, cada montadora terá o seu DNA aplicado no automóvel.

Os motores, por exemplo, ainda estão sendo definidos. No entanto, há a possibilidade que o desenvolvimento em conjunto inclua o compartilhamento de motores.

Outra novidade é que a produção das novas Ranger e Amarok podem acontecer na mesma fábrica. Entretanto, ainda não há uma definição sobre essa questão.

Há possibilidade de produzir outros automóveis por meio da aliança entre as montadoras?

A resposta é sim! A aliança também permitirá que veículos de outros segmentos tenham custos de desenvolvimento, plataformas e tecnologias compartilhadas. No entanto, ainda não se definiu quais segmentos além das picapes e vans.

Porém, sobre os veículos elétricos e autônomos, há um investimento imenso na tecnologia dos mesmos e uma discussão sobre as áreas que podem haver compartilhamento de tecnologia e mobilidade.

Por que investir nesta aliança?

A aliança com a Volkswagen é uma grande aposta para a Ford. Alguns analistas e investidores têm se mostrado frustrados com o preço da ação da Ford e sentem falta de detalhes sobre o plano de 11 bilhões de dólares de Hackett, para a reestruturação da montadora americana.

A Ford já chegou anunciar que vai cortar milhares de empregos, descontinuar veículos que não geram retorno e fechar fábricas para recuperar a lucratividade das operações na Europa.

Por outro lado, a Volkswagen já anunciou mais 3 milhões de euros em cortes de custos como parte de esforço para melhorar margens de lucro e financiar a mudança do grupo em direção à eletrificação e direção autônoma.

O que essa parceria tem a ver com o seu negócio automotivo? 

Os veículos elétricos e autônomos são uma realidade. Por isso, você deve se preparar para atender a demanda que chegará na sua oficina mecânica, auto center e loja de automóveis.

Portanto, fique atento aos cursos de capacitação que tiver na área, invista nos profissionais da sua empresa que dominam mais a tecnologia e não deixe de adquirir ferramentas e equipamentos automotivos que vão auxiliá-lo nos serviços de reparação e manutenção preventiva dos automóveis. Saiba como se preparar para as novidades do mercado.

Não se esqueça que os veículos elétricos surgiram para facilitar a vida das pessoas. São carros que estacionam sozinhos ou que fazem a tão temida baliza. Portanto, como já dissemos, você deve estar preparado para essa realidade, pois o futuro é agora!

Quer saber mais novidades do ramo automotivo? Acesse o nosso próximo post e veja as tendências deste mercado!