15 passos de para montar uma Loja de Automóveis

17 abr, 2018 | Loja de Automóveis, Super Dicas | 0 Comentários

Muitas pessoas sonham em ser proprietárias da sua própria empresa do ramo automotivo. Há quem é apaixonado por moto, mas tem também aquele que não abre mão do automóvel e sonha em ter uma loja de automóveis. No entanto, para ter um empreendimento como esse é preciso prestar atenção nos passos para não errar na hora de ter seu próprio negócio.

Por isso, pensando em ajudá-lo a realizar seu sonho que é montar uma loja de automóveis foi que preparamos este post. Nele, você vai conhecer 15 passos para ter esse tipo de negócio. Ficou interessado no assunto? Então, preste muita atenção na leitura do nosso artigo!

1º passo: Avalie a sua concorrência

Antes de pensar em montar uma loja de automóveis, você precisa avaliar a sua concorrência. Para começar, observe as lojas de automóveis localizadas onde você mora, veja como elas trabalham e quais são os tipos de negociação que elas realizam. Também não se esqueça de verificar a quantidade de carros disponível nos pátios dessas lojas e qual o público-alvo que elas atendem.

2º passo: Analise os modelos de automóveis

Observe se a sua concorrência aposta nos veículos mais populares, em modelos mais novos ou em possantes para atrair os clientes. Analise o preço que cobram pelos carros e, se puder, faça comparações com os modelos semelhantes.

Dessa maneira, você terá uma ideia de mais ou menos qual é a lucratividade que estas lojas são capazes de conquistar. Também não se esqueça de estudar a forma de pagamento que praticam, que tipo de financiamento oferecem e quais são seus diferenciais.

Quanto mais concorrentes você observar, melhor, já que será capaz de traçar as estratégias que deseja implementar em seu negócio. O ideal é criar uma resposta que atenda às demandas do mercado e que faça com que você se diferencie da concorrência.

3º passo: Defina suas estratégias de negócio

Esta parte é uma das mais importantes para o seu negócio. O planejamento é importante porque você desenvolve sua loja de automóveis sem correr o risco de perder o investimento. Então, depois da avaliação do mercado, veja qual é o público-alvo que deseja atingir e quais os tipos de automóveis que não podem faltar em sua loja de automóveis.

Todas essas decisões precisam ser baseadas em quanto você pretende investir em seu novo negócio, já que elas definirão o tamanho do seu estoque e até mesmo quanto você vai gastar com a locação de um ponto de venda, que precisa ser de acordo com o perfil da sua loja de automóveis.

4º passo: Escolha um bom ponto de venda

O ponto de venda é importante para quem deseja montar uma loja de automóveis. Saber escolher o local adequado é promover a boa negociação entre você e o cliente. Portanto, prefira um ponto de vendas amplo, que ofereça conforto ao cliente e que ele consiga ter uma visão melhor dos veículos.

Também leve em consideração a segurança do local e a facilidade de acesso. Não se esqueça de escolher um ponto de vendas com estacionamento para que o cliente possa se sentir mais tranquilo e que também garanta o bom movimento de pessoas e de veículos.

5º passo: Tenha bons fornecedores

Ter bons fornecedores também é um dos passos que você deve seguir para montar sua loja de automóveis. Por isso, escolha bons fornecedores e veja a forma de pagamento dos veículos. Defina que tipo de parceria você terá com eles.

A maioria das lojas de automóveis trabalha com compras à vista ou comodato. No entanto, para escolher a melhor forma de pagamento, você deve analisar que tipo de automóvel deseja vender. Alguns carros tem um giro maior, enquanto outros saem menos.

Por isso, atente-se bem à forma de compra para não perder dinheiro. Outra dica é ver a maneira de como vai realizar os pagamentos aos donos dos veículos. Pense se isso será à vista, parcelado e como será o recebimento da venda. Este tipo de decisão afeta seu rendimento mensal e controle financeiro.

6º passo: Observe a papelada dos processos

Não se esqueça da documentação para legalizar seu negócio. Providencie os alvarás com a prefeitura, o CNPJ e contrate funcionários de acordo com a lei. Tenha cuidado com a documentação dos veículos que você compra e revende. Fique atento em relação as multas e os impostos, se estão em dia e se a propriedade do vendedor pode ser comprovada.

7º passo: Fique de olho no mercado

Para montar uma loja de automóveis você precisa avaliar o mercado, inclusive observe como anda a área de veículos usados. Não tire os olhos da concorrência, veja os preços praticados e o valores dos automóveis na hora de comprá-los e vendê-los.

Este é o ponto mais importante de uma loja, pois apesar de possuir um alto valor agregado, o automóvel é um veículo que desvaloriza muito em pouco tempo.

8º passo: Capacite sua equipe

Mesmo que você contrate vendedores com experiência no mercado de automóveis, não deixe de capacitar sua equipe. Isso é importante tanto para manter o atendimento sempre em alta quanto para que as pessoas conheçam as novidades que aparecem no mercado. Contar com uma equipe preparada é meio caminho andado para você ter sucesso em seu negócio.

9º passo: Invista na divulgação da sua loja de automóveis

A propaganda sempre foi a alma de qualquer negócio. Por isso, invista na divulgação da sua loja de automóveis. Escolha aqueles carros mais chamativos, faça flyers, comerciais em jornais, rádio e até se puder, na TV. Quanto mais você aparecer na mídia, mais clientes irá alcançar e conquistar.

10º passo: Faça parcerias importantes

Ainda sobre a divulgação da sua loja de automóveis, faça parcerias importantes com despachantes e até com donos de negócios locais para conseguir sempre o máximo de visibilidade. Não se esqueça de apostar em uma boa comunicação visual do seu ponto de venda.

Coloque sinais chamando atenção para os descontos, adesivos nos vidros dos automóveis e até uma pintura em paredes. Quanto mais você atrair o cliente, melhor para sua loja de automóveis.

11º passo: Invista em promoções

Não deixe de aproveitar as datas especiais para investir em promoções. Você pode fazer uma promoção relâmpago, por exemplo, ou durante o mês, como o de dezembro, fazer várias promoções de Natal. É importante pensar na sua margem de lucro, mas também não se esquecer de sempre atrair seus clientes.

12º passo: Mantenha um bom relacionamento

Sabe como você aumenta a fidelidade dos seus clientes? Ofereça o melhor atendimento, como um pacote de lavagem de carro, revisões e até descontos na compra de acessórios e tapetes para os veículos. Você pode fazer parcerias com as empresas que instalam os aparelhos de som e os bancos do automóvel.

13º passo: Participe de feirões de automóveis

Pense além da sua loja de automóveis. Participe de feirões de automóveis novos e usados. Nesses eventos você encontra uma infinidade de lojas no mesmo lugar. Sua presença nesses locais manterá sua loja forte e você não perderá nada para a concorrência.

14º passo: Ofereça preço e qualidade

Além de oferecer preço, pense também nos veículos de qualidade. Muitas pessoas ficam receosas, principalmente se forem comprar automóveis usados. Elas querem saber a procedência do veículo e quais os tipos de problemas que poderão encontrar. Por isso, fale sempre a verdade para seus clientes e seja transparente.

15º passo: Cuide da gestão do seu negócio

O último passo – tão importante quanto os outros – é cuidar da gestão do seu negócio. Muitos empresários são excelentes vendedores porque apostam em produtos de qualidade e na transparência das relações, mas pecam na gestão dos seus negócios.

Por isso, procure sempre aprender sobre a gestão antes de abrir qualquer loja de automóveis. Faça cursos online na área, invista em conhecimento e se sinta preparado para encarar o mercado automotivo. Quanto mais instruído você for, menos riscos de ter uma falência você terá. Dessa maneira, você verá que valerá a pena ter uma loja de automóveis.

Agora que você já conhece esses 15 passos para montar uma loja de automóveis, não terá mais dificuldades quando for ter a sua, não é verdade? Pense nisso e siga as nossas dicas!

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