Você sabia que o perfil do consumidor mudou? Hoje, há consumidores que adquirem veículos, outros preferem os acessórios e também há aqueles que buscam por equipamentos automotivos. No entanto, como entender esse novo perfil de consumidor no setor automotivo?
Neste post, vamos mostrar para você que o atual mercado automotivo brasileiro viu surgir um novo grupo de clientes que é diferente dos do passado e que possuem características próprias.
Se você quer saber qual é o perfil desses novos consumidores que compram automóveis no Brasil, continue com a gente e acompanhe o nosso post!
Quem compra mais automóveis, o homem ou a mulher?
Você pode até não acreditar, mas hoje, as mulheres são as responsáveis por 58% das compras de carros no Brasil. Isso mesmo! Além delas ficarem à frente na hora das compras, elas são grandes influenciadoras durante as vendas, porque ajudam o marido ou os filhos a decidir pelo modelo ideal ou a forma de pagamento.
As mulheres se destacam no trânsito e sua importância tem sido reconhecida no mercado automotivo brasileiro. Portanto, se você trabalha em uma oficina mecânica, não deixe de tê-la organizada e cuide para que sua equipe seja atenciosa com as mulheres que procuram pelo serviço.
No caso de uma loja de automóveis ou concessionária, procure sempre ter aquele tipo de automóvel que agrada a mulher. Muitas preferem os veículos mais altos, com possibilidade de ajuste no volante e nas cadeiras ou o automóvel mais compacto, que é fácil de estacionar, principalmente em cidades maiores.
Como é o perfil do consumidor em relação a faixa etária?
O perfil do consumidor também mudou em relação a faixa etária. É comum você achar que os jovens são os principais consumidores de veículos no País. No entanto, quem realmente movimenta o atual mercado automotivo brasileiro são as pessoas com idade entre 35 e 50 anos. Esses consumidores representam 37% dos compradores.
Os jovens entre 18 e 24 anos estão em segundo lugar. Eles representam 29% do total de consumidores e a tendência é que esse número diminua ainda mais. A crise econômica também reduziu o poder de compra dos brasileiros e esse é o principal motivo para que o número de novas habilitações esteja caindo no Brasil.
Qual é o estado civil dos novos consumidores?
Já ouviu o ditado: “quem casa quer casa”? Além de um novo lar, os veículos também estão entre os bens mais procurados depois do casamento. Aproximadamente 60% dos consumidores de carros são casados. O motivo é que o automóvel é muito importante para a rotina familiar, seja para levar os filhos à escola, trabalhar, sair nos finais de semana ou viajar durante as férias.
Quanto a classe social, os consumidores das classes A e B são os que mais compram veículos no País, representando 75% do total de vendas. Enquanto isso, a classe C também se destaca como uma parcela considerável no ranking de compradores, sendo a grande responsável por 24% das transações.
Qual é o nível de escolaridade do consumidor automotivo?
O perfil do consumidor também mudou em relação ao nível de escolaridade. Mais da metade dos brasileiros que compram carros tem alguma graduação. Isso está ligado à faixa etária e à classe social dos atuais clientes. Afinal, quanto maior a maturidade e o poder aquisitivo, mais as pessoas investem em educação e têm vontade de possuir um veículo.
O que os atuais consumidores buscam?
Quem trabalha no ramo automotivo precisa ter em mente que o perfil do consumidor mudou em relação ao serviço ofertado. No caso das oficinas mecânicas é importante você pensar não apenas no público masculino, mas também nas mulheres que buscam pelos serviços. Como já dizemos neste artigo, elas estão cada vez mais interessadas em automóveis.
Já se você é proprietário de uma loja de automóveis ou de uma concessionária de veículos, você deve pensar em ter um espaço de venda de acessórios. Há muitos clientes que gostam de deixar o veículo mais personalizado. Então, é importante pensar nesse perfil de consumidor, que sempre estará procurando por sua empresa.
Além dos automóveis para homens e mulheres e dos serviços personalizados e de qualidade, você também precisa adquirir equipamentos automotivos como elevadores de automóveis, balanceadoras e alinhadores. Pois, muitos clientes têm mais confiança em deixar seu automóvel para manutenção e reparo em empresas que contam com esse tipo de equipamento. Com certeza, é a melhor maneira de causar aquela boa impressão no novo consumidor e mostrar que você irá entregar um serviço excelente!
Viu como o perfil do consumidor mudou? Agora você já sabe como é importante pensar em todo tipo de consumidor, não é verdade? Invista em equipamentos e capacite sua equipe de trabalho. Esteja preparado para o novo mercado automotivo!
Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e conheça 5 tendências de oficinas mecânicas!
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