Nosso artigo já começa dizendo que as perspectivas do setor automotivo para 2023 são boas, a despeito de toda a conjuntura econômica, tecnológica e de saúde pública.
Além disso, os impactos no mercado de reparação automotiva e reposição de autopeças são ainda melhores.
Portanto, prepare-se para se destacar neste segmento, que tem se mostrado cada vez mais competitivo e um dos principais motores da nossa economia.
Fique com a gente até o final porque nós vamos explicar direitinho o que está acontecendo e porque você deve se manter otimista em relação aos próximos anos. Veja nosso roteiro:
- Como está o cenário atual?
- Por que isso está acontecendo?
- Qual o impacto nas oficinas mecânicas?
- Como o mercado vai se comportar em 2023?
- Saiba como as oficinas mecânicas devem reagir.
- Veja como agregar valor à sua oficina mecânica.
- Invista em um elevador automotivo.
- Conclusão
Como está o cenário atual?
Depois da pior fase da crise econômica enfrentada desde 2019 com a pandemia, o setor automotivo está consolidando uma situação de normalidade. Porém, este processo só deve ser concluído em 2024.
Por hora, os veículos novos estão ainda muito caros para a esmagadora maioria da população brasileira, com crédito restrito e juros altos.
Segundo a Anfavea, a associação dos fabricantes, em 2022 o país deve vender 2,14 milhões de veículos, registrando aumento de 1% sobre 2021. O movimento é positivo, mas pequeno. Para 2023, a previsão é melhor: um crescimento de 4%, podendo ser maior.
Por que isso está acontecendo?
A Anfavea argumenta que as vendas estão rodando abaixo da demanda por falta de oferta. E isso está acontecendo porque o desabastecimento de microchips – que começou na pandemia – ainda traz consequências.
Resultado: as fábricas estão produzindo menos do que seria necessário para atender a todos os pedidos, o que faz o preço subir.
Agora, o desabastecimento está bem menor do que foi no segundo semestre de 2021 e no primeiro semestre deste ano. A previsão é de que ele seja completamente superado em 2024.
Qual o impacto nas oficinas mecânicas desta perspectiva do setor automobilístico?
Os setores de reparação automotiva e reposição de autopeças têm resistido à recessão e mantido um crescimento constante.
O motivo é simples. Com a queda na oferta de novos, as pessoas estão mantendo os casos usados e renovando os mesmos com novas autopeças, o que demanda mais serviços de reparação.
Esta tendência de crescimento tem feito com que as oficinas mecânicas invistam cada vez mais em tecnologia e equipamentos de ponta, como os elevadores automotivos da Engecass. para garantir bons resultados a curto e longo prazos.
Como o mercado vai se comportar em 2023?
De acordo com o Sindipeças, Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, aproximadamente 53,6 milhões de veículos irão demandar serviços e peças na reparação automotiva em 2023.
Como resultado, isso deve gerar um volume aproximado de negócios em torno de R$ 70 bilhões.
Vale destacar que neste cálculo não estão incluídos gastos com acessórios e pneus. Mas apenas o valor de peças e serviços em mecânica e funilaria (lanternagem).
Saiba como as oficinas mecânicas devem reagir.
Segundo o Sincopeças, Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos, as oficinas mecânicas já registram um aumento na demanda de serviços.
Contudo, os clientes estão demonstrando preocupação com o alto custo da manutenção. O principal motivo é o aumento de preço das peças. Assim sendo, eles estão realizando apenas os reparos mínimos indispensáveis.
Por isso, o Sincopeças recomenda que as oficinas trabalhem mais fortemente outros fatores fundamentais no varejo, além da questão do preço.
O presidente da entidade, Heber Carvalho, ressalta: “O cliente precisa se sentir seguro no ato da compra e o atendimento com transparência, explicações técnicas claras, rapidez na entrega, segurança na garantia e qualidade do produto ajudarão a fazer a diferença e a incrementar as vendas”.
Veja como agregar valor à sua oficina mecânica.
Para sua oficina mecânica aumentar as vendas em 2023 você terá que tomar decisões estratégicas.
Garantir uma gestão profissionalizada, criar um diferencial competitivo no seu serviço e investir em um ambiente agradável e seguro de trabalho são elementos fundamentais para um negócio de sucesso.
Mas ao mesmo tempo, ter um negócio lucrativo também significa manter-se atento às novas tecnologias do setor e aos avanços que possam contribuir para o seu crescimento e melhoramento.
Uma das melhores formas de agregar valor à sua oficina é investir em um elevador automotivo.
Invista em um elevador automotivo.
Um elevador é um equipamento importante para oficinas mecânicas. Ele oferece aos técnicos um meio muito mais seguro, rápido e fácil para erguer e mover veículos.
Possibilita que as manutenções sejam feitas com rapidez e eficiência, em tempo recorde. Trata-se de um investimento que realmente vale a pena para quem deseja ter uma oficina moderna e eficiente.
Além de aumentar a segurança e a eficácia, instalar um elevador automotivo na oficina traz um outro benefício valioso: o melhor atendimento ao cliente.
A facilidade de acesso ao veículo oferecido por um elevador permite que as manutenções sejam executadas com mais precisão, oferecendo um serviço de excelência a quem entra na oficina.
Invista em um elevador automotivo para agregar valor à sua oficina mecânica, tornando-a mais competitiva no mercado em 2023.
Conclusão
Como prometido, ao longo deste artigo, analisamos as perspectivas do setor automotivo brasileiro em 2023 e os impactos para as oficinas mecânicas.
Vimos que o cenário atual é promissor para o setor de reparos automotivos e reposição de autopeças. O ano apresenta grandes oportunidades de crescimento.
Que tal entrar em contato conosco e agregar valor à sua oficina mecânica? A Engecass está sempre à disposição para ajudar você a entender o cenário atual e as perspectivas futuras.
Temos certeza de que você não vai se arrepender!
0 comentários