Perspectivas do Setor Automotivo para 2023 e os impactos no mercado para as oficinas mecânicas

4 jan, 2023 | Perspectivas do Setor Automotivo

Nosso artigo já começa dizendo que as perspectivas do setor automotivo para 2023 são boas, a despeito de toda a conjuntura econômica, tecnológica e de saúde pública. 

Além disso, os impactos no mercado de reparação automotiva e reposição de autopeças são ainda melhores. 

Portanto, prepare-se para se destacar neste segmento, que tem se mostrado cada vez mais competitivo e um dos principais motores da nossa economia. 

Fique com a gente até o final porque nós vamos explicar direitinho o que está acontecendo e porque você deve se manter otimista em relação aos próximos anos. Veja nosso roteiro:

  • Como está o cenário atual?
  • Por que isso está acontecendo?
  • Qual o impacto nas oficinas mecânicas?
  • Como o mercado vai se comportar em 2023?
  • Saiba como as oficinas mecânicas devem reagir.
  • Veja como agregar valor à sua oficina mecânica.
  • Invista em um elevador automotivo.
  • Conclusão

 

Como está o cenário atual?

Depois da pior fase da crise econômica enfrentada desde 2019 com a pandemia, o setor automotivo está consolidando uma situação de normalidade. Porém, este processo só deve ser concluído em 2024.

Por hora, os veículos novos estão ainda muito caros para a esmagadora maioria da população brasileira, com crédito restrito e juros altos. 

Segundo a Anfavea, a associação dos fabricantes, em 2022 o país deve vender 2,14 milhões de veículos, registrando aumento de 1% sobre 2021. O movimento é positivo, mas pequeno.  Para 2023, a previsão é melhor: um crescimento de 4%, podendo ser maior.

Por que isso está acontecendo?

A Anfavea argumenta que as vendas estão rodando abaixo da demanda por falta de oferta. E isso está acontecendo porque o desabastecimento de microchips – que começou na pandemia – ainda traz consequências.

Resultado: as fábricas estão produzindo menos do que seria necessário para atender a todos os pedidos, o que faz o preço subir. 

Agora, o desabastecimento está bem menor do que foi no segundo semestre de 2021 e no primeiro semestre deste ano. A previsão é de que ele seja completamente superado em 2024. 

 

Qual o impacto nas oficinas mecânicas desta perspectiva do setor automobilístico?

Os setores de reparação automotiva e reposição de autopeças têm resistido à recessão e mantido um crescimento constante. 

O motivo é simples. Com a queda na oferta de novos, as pessoas estão mantendo os casos usados e renovando os mesmos com novas autopeças, o que demanda mais serviços de reparação. 

Esta tendência de crescimento tem feito com que as oficinas mecânicas invistam cada vez mais em tecnologia e equipamentos de ponta, como os elevadores automotivos da Engecass. para garantir bons resultados a curto e longo prazos.

 

Como o mercado vai se comportar em 2023?

De acordo com o Sindipeças, Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, aproximadamente 53,6 milhões de veículos irão demandar serviços e peças na reparação automotiva em 2023.

Como resultado, isso deve gerar um volume aproximado de negócios em torno de R$ 70 bilhões.

Vale destacar que neste cálculo não estão incluídos gastos com acessórios e pneus. Mas apenas o valor de peças e serviços em mecânica e funilaria (lanternagem).

 

Saiba como as oficinas mecânicas devem reagir.

Segundo o Sincopeças, Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos, as oficinas mecânicas já registram um aumento na demanda de serviços. 

Contudo, os clientes estão demonstrando preocupação com o alto custo da manutenção. O principal motivo é o aumento de preço das peças. Assim sendo, eles estão realizando apenas os reparos mínimos indispensáveis. 

Por isso, o Sincopeças recomenda que as oficinas trabalhem mais fortemente outros fatores fundamentais no varejo, além da questão do preço.

O presidente da entidade, Heber Carvalho, ressalta: “O cliente precisa se sentir seguro no ato da compra e o atendimento com transparência, explicações técnicas claras, rapidez na entrega, segurança na garantia e qualidade do produto ajudarão a fazer a diferença e a incrementar as vendas”. 

 

Veja como agregar valor à sua oficina mecânica.

Para sua oficina mecânica aumentar as vendas em 2023 você terá que tomar decisões estratégicas. 

Garantir uma gestão profissionalizada, criar um diferencial competitivo no seu serviço e investir em um ambiente agradável e seguro de trabalho são elementos fundamentais para um negócio de sucesso. 

Mas ao mesmo tempo, ter um negócio lucrativo também significa manter-se atento às novas tecnologias do setor e aos avanços que possam contribuir para o seu crescimento e melhoramento. 

Uma das melhores formas de agregar valor à sua oficina é investir em um elevador automotivo.

 

Invista em um elevador automotivo.

Um elevador é um equipamento importante para oficinas mecânicas. Ele oferece aos técnicos um meio muito mais seguro, rápido e fácil para erguer e mover veículos. 

Possibilita que as manutenções sejam feitas com rapidez e eficiência, em tempo recorde. Trata-se de um investimento que realmente vale a pena para quem deseja ter uma oficina moderna e eficiente.

Além de aumentar a segurança e a eficácia, instalar um elevador automotivo na oficina traz um outro benefício valioso: o melhor atendimento ao cliente

A facilidade de acesso ao veículo oferecido por um elevador permite que as manutenções sejam executadas com mais precisão, oferecendo um serviço de excelência a quem entra na oficina. 

Invista em um elevador automotivo para agregar valor à sua oficina mecânica, tornando-a mais competitiva no mercado em 2023.

 

Conclusão

Como prometido, ao longo deste artigo, analisamos as perspectivas do setor automotivo brasileiro em 2023 e os impactos para as oficinas mecânicas. 

Vimos que o cenário atual é promissor para o setor de reparos automotivos e reposição de autopeças. O ano apresenta grandes oportunidades de crescimento. 

Que tal entrar em contato conosco e agregar valor à sua oficina mecânica? A Engecass está sempre à disposição para ajudar você a entender o cenário atual e as perspectivas futuras. 

Temos certeza de que você não vai se arrepender!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

0 comentários