A placa preta pode voltar em 2021 para carros de coleção

19 nov, 2020 | Informativos

Conseguir uma placa preta para carros de coleção sempre foi motivo de orgulho aos proprietários de veículos clássicos e bem conservados. Afinal, este “símbolo” representava a originalidade do carro e, consequentemente, agregava ainda mais valor de mercado aos clássicos. 

No entanto, nos últimos anos, com o anúncio do novo padrão de placas Mercosul, a tão desejada placa preta teve que ficar em segundo plano para os donos desses veículos, já que o projeto, até então, não dispunha de uma opção exclusiva para carros antigos. 

Mas isso deve mudar em 2021! Pelo menos é o que espera a FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos), após o envio de diversas propostas ao Fenatran. Confira o post e saiba mais! 

Quem podia ter placa preta no Brasil? 

Há cerca de 20 anos, a placa preta foi autorizada no Brasil para caracterizar carros de coleção, que mantinham certos critérios de originalidade. 

Na prática, a primeira exigência para se solicitar uma placa preta é ter um veículo de, pelo menos, 30 anos de fabricação. Depois, há diversos critérios que precisam ser avaliados pelos clubes credenciados no Denatran ao longo da vistoria. 

Isso inclui, por exemplo, padrões originais da mecânica, carroceira, elétrica, acessórios, entre outros. 

Sendo assim, só poderia solicitar uma placa preta os veículos que mantinham a originalidade conservada. Carros antigos – ainda que bem conservados -, que realizaram muitas modificações não se enquadram nesse perfil. 

E por que a placa preta parou de ser aplicada? 

Desde que o padrão de placa Mercosul foi implementado no Brasil, a então placa preta, exclusiva unicamente aos carros de coleção, perdeu a função legal e precisou ser substituída pelo novo layout, com fundo branco e números acinzentados. 

Evidentemente, tal notícia desagradou automobilistas e colecionadores do país inteiro, o que gerou uma série de pedidos e propostas para os clubes especializados buscarem uma solução viável e, de preferência, rápida. 

Essas reclamações já tiveram efeitos e muitas delas já chegaram ao Denatran, conforme veremos com mais detalhes no próximo tópico. 

Porém, antes disso, é preciso entender que a volta da placa preta é, praticamente, uma exclusividade do Brasil, já que o país era o único a diferenciar carros de coleção em toda a América do Sul. 

Ou seja, na prática, será preciso abrir uma exceção dentro de um acordo continental para que a placa preta retorne à função e seja autorizada unicamente em território nacional. Desafio difícil, mas que dá esperança aos donos de carros de coleção. 

E quando a placa preta para carros de coleção pode voltar? 

Ainda não dá para apostar em uma previsão exata, mas a FBVA vê com otimismo as possíveis mudanças no padrão atual já em 2021. 

Segundo Antoniony Lopes, diretor técnico da Federação, uma proposta para o retorno da placa preta em carros de coleção foi protocolada junto ao Denatran.  

Em uma entrevista ao Jornal do Carro, do Estadão, o especialista resume o trâmite necessário que o pedido precisa passar: “Pode ser que o Denatran leve a proposta ao Itamaraty que, por sua vez, acione o Mercosul. Acho difícil, mas não impossível”. – Resume. 

Até o momento, a posição do Ministério de Infraestrutura é de manter o atual padrão Mercosul em todos os veículos no território brasileiro, incluindo também os carros de coleção. Portanto, é preciso aguardar que todas as propostas sejam devidamente avaliadas para se ter uma resposta definitiva. E isso só deve ser possível a partir de 2021. 

Enquanto os donos de carros de coleção aguardam tais mudanças na regulamentação no Brasil, nossa vizinha Argentina anunciou recentemente uma boa notícia para um grupo de colecionadores. 

Isso porque, lá, o Clube de Veículos de Coleção Bahia Blanca conseguiu autorização local para fugir do padrão Mercosul e disponibilizar uma placa especial para carros antigos em determinada região. 

Ainda que a proporção seja incomparável, este anúncio reacende a esperança dos donos de carros de coleção no Brasil e reforça os pedidos para o retorno da placa preta no país. 

Enfim, só resta aguardar boas notícias e possíveis mudanças para, quem sabe, em 2021, voltarmos a apreciar alguns clássicos desfilando as charmosas e exclusivas placas pretas pelas ruas do Brasil. 

Curtiu o post? Então, aproveite para conferir todas as publicações em nosso blog e fique por dentro de outras dicas, novidades e curiosidades do mundo automotivo! 

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

elevador automotivo usado

Elevador automotivo usado: Vantagens e desvantagens

Muitos donos de oficinas mecânicas, no intuito de economizar, acabam optando por investir em equipamentos de segunda mão nos estabelecimentos. No entanto, quando tratamos de maquinários maiores e manuseados com frequência no dia a dia, como o caso de um elevador...

Como aproveitar a tarifa zero de importação de pneus para oferecer troca e balanceamento em seu estabelecimento

Ainda que não oficializado, no início de 2021 o Governo Federal deu indícios de uma possível redução a zero da tarifa de importação de pneus, especialmente por causa das pressões dos caminhoneiros por conta dos aumentos consecutivos dos combustíveis no país.  No...
carros que saíram de linha em 2020

Confira os carros que saíram de linha em 2020

Então 2020 ficou para trás e, junto a este ano um tanto quanto turbulento para o setor automotivo, alguns carros saíram de linha no Brasil após decisões e estratégias comerciais das respectivas montadoras.  Entre as novas tendências de mercado, lançamentos e...
elevador automotivo - ganhei credibilidade na concessionária

Ganhe credibilidade na sua concessionária com o elevador automotivo

Se você tem uma concessionária e quer melhorar os serviços e aumentar a credibilidade com os clientes, temos uma dica essencial: invista em um elevador automotivo de qualidade e agregue mais valor ao estabelecimento. Para entender melhor quais são as vantagens...
tendências no setor automotivo em 2021

5 principais tendências para o setor automotivo em 2021

Entre riscos de uma crise global e a esperança de retomada da vida normal, diversas tendências do setor automotivo surgiram e se estabeleceram nos últimos meses, reforçando como a relação com os veículos é mutável, versátil e flexível. Ou seja, mesmo que muitos donos...

Como otimizar vagas de garagem usando Duplicadores de Vagas

Otimizar os espaços de garagem em edifícios comerciais ou condomínios pode ser mais simples - e viável - do que se imagina. Afinal, os duplicadores de vagas são equipamentos extremamente versáteis, que dispensam obras ou grandes projetos. Portanto, se você tem um...
Elevador automotivo - a imagem mostra uma parte de um elevador automotivo

Elevador automotivo: dicas para conservar o equipamento

Contar com um elevador automotivo de qualidade em sua oficina mecânica é sem dúvida um diferencial estratégico para o negócio, em especial, no que se refere à produtividade e segurança dos serviços.  No entanto, assim como com qualquer outro equipamento, os elevadores...
Elevador automotivo - a importância da manutenção

7 dicas importantes de manutenção preventiva do seu elevador automotivo

Você sabe como fazer a manutenção preventiva do seu elevador automotivo? Leia nosso post e aprenda essas 7 dicas importantes. Coloque-as em prática agora mesmo!

Duplicador de Vagas para garagens

Duplicador de vagas: como aumentar as vagas de garagens em condomínios e prédios

Uma das soluções é utilizar o duplicador de vagas. Ele é um equipamento que permite colocar um carro em cima do outro, com muita segurança e praticidade.

7 equipamentos automotivos indispensáveis em uma oficina mecânica

7 equipamentos automotivos indispensáveis em uma oficina mecânica

Uma pesquisa realizada no final de 2019 apontou que os donos de oficinas mecânicas no Brasil estão mais atentos à gestão de qualidade e aos resultados que certos investimentos podem trazer para os estabelecimentos. E como não poderia ser diferente, quem mais apostou...