Plano de Manutenção Preventiva: veja dicas e sua importância para oficina mecânica

23 nov, 2022 | Dica para oficinas, Oficina Mecânica

Os problemas de um carro podem surgir a qualquer momento, sem aviso prévio. Por isso, é importante estar sempre atento ao plano de manutenção preventiva. Ele é fundamental para garantir o bom funcionamento do veículo e evitar problemas futuros.

Uma boa manutenção preventiva deve ser feita com frequência e de acordo com as recomendações técnicas. Além disso, é importante ficar atento aos sinais que o carro pode emitir, pois eles indicam que algo não está funcionando corretamente.

Confira os tópicos que vamos ver juntos:

– Manutenção preventiva salva vidas

– Prevenir é 30% mais barato

– Benefícios também para as oficinas mecânicas

– O que é o plano de manutenção preventiva?

– Por que fazer um plano de manutenção?

– Como criar um plano de manutenção eficaz?

  1. Identifique as necessidades urgentes
  2. Analise o histórico de manutenção
  3. Determine o intervalo das revisões
  4. Faça uma lista de itens
  5. Anote as datas das próximas revisões
  6. Alerte sobre as pequenas manutenções

– Por que o plano de revisão aumenta a fidelidade do cliente?

– A importância do plano de manutenção preventiva

– Conclusão

Manutenção preventiva salva vidas

É de conhecimento de todos que os acidentes de trânsito são um dos maiores problemas que enfrentamos atualmente. Nesse sentido, evitar situações de risco ganha ainda mais importância.

E isso foi constatado em números. Uma pesquisa foi realizada pelo Instituto Scaringella Trânsito e verificou que “a falta de manutenção preventiva dos veículos está relacionada a cerca de 30% dos acidentes urbanos e rodoviários no Brasil”,

O instituto concluiu ainda que a falta de manutenção triplica os riscos. E que 80% dos veículos apresentam algum tipo de problema como pneu careca, lanterna queimada, falta de seta, motores desregulados entre outros. 

Prevenir é 30% mais barato

Você certamente já ouviu frases como “prevenir é melhor que remediar” ou “o custo do cuidado será sempre menor do que o custo do reparo”.

Basta considerar que a manutenção preventiva pode evitar o excesso de consumo de combustível e possibilita programar gastos com revisão, contribuindo para uma maior vida útil do veículo. 

O Grupo de Manutenção Automotiva (GMA) fez uma pesquisa sobre isso. Ele é formado por várias entidades, como Sindipeças, Andap, Sincopeças-SP e Sindirepa Nacional. 

O estudo comprovou o que já se sabia intuitivamente: a manutenção preventiva custa até 30% menos do que a corretiva.

Benefícios também para as oficinas mecânicas

Outra vantagem de se realizar um plano de manutenção preventiva é que ele pode ajudar a melhorar a receita das oficinas mecânicas. 

Isso acontece porque elas conseguem identificar problemas antes que eles causem prejuízos maiores e, consequentemente, cobrar pelos serviços prestados. Como resultado, aumentam a receita. 

Além disso, um plano de manutenção preventiva também pode contribuir para que as oficinas mecânicas sejam mais organizadas e tenham um melhor controle sobre os serviços prestados.

O que é o plano de manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é a execução de serviços de reparo e/ou substituição de componentes, com o objetivo de evitar falhas futuras nos veículos. 

Esses serviços são planejados e executados conforme as recomendações técnicas,  com base na quilometragem percorrida pelo veículo ou no tempo decorrido desde a última manutenção.

A manutenção preventiva tem como objetivo principal evitar falhas nos veículos, pois ela atua sobre os componentes que estão em maior risco de apresentar defeitos. 

Além disso, ela também pode ajudar a identificar problemas em seus estágios iniciais, antes que eles causem danos maiores e mais custosos para serem consertados.

Por que fazer um plano de manutenção?

O plano ou tabela de manutenção preventiva de veículos é um documento que reúne todas as atividades realizadas durante a manutenção preventiva.

Ou seja, um checklist dos serviços que você deve revisar durante o processo.

É como se fosse a linha do tempo do veículo.

Ele deve conter a periodicidade das manutenções, o que foi revisado e trocado, além da lista dos profissionais responsáveis pelas manutenções.

Outro elemento importante do plano de manutenção preventiva é o cronograma. 

Ele precisa ser claro e objetivo, com as informações bem organizadas. 

É bom lembrar que o plano vai ser lido pelos clientes e também por diversos outros profissionais. Por isso, é aconselhável ter tudo registrado no computador ou, caso prefira, impresso e arquivado em papel. 

Como fazer um plano de manutenção preventiva eficaz?

Para que o plano de manutenção preventiva funcione, é importante seguir algumas regras básicas. Aqui estão algumas dicas:

1. Identifique as necessidades urgentes

Antes de mais nada, é importante identificar os reparos mais urgentes do veículo e o tipo de uso que ele tem. Isso significa saber quais são as peças e os sistemas que requerem mais atenção e cuidado. Tudo isso irá influenciar diretamente no tipo de plano de manutenção preventiva.

2. Analise o histórico de manutenção

Outra forma de identificar as necessidades reais do veículo é analisando o histórico de manutenções anteriores. Dessa forma, você poderá ter uma ideia dos problemas que mais costumam surgir e, assim, planejar melhor as ações de prevenção desses problemas para o futuro.

3. Determine o intervalo das revisões

O manual do carro contém informações sobre os intervalos recomendados para as revisões. No entanto, esses intervalos podem variar dependendo da marca e modelo, bem como da sua condução. Portanto, fale com o cliente para ter certeza dos intervalos corretos para cada carro.

4. Faça uma lista dos itens

Alguns itens que geralmente são verificados em uma revisão incluem o nível de óleo, os freios, as rodas e os pneus. No entanto, outros itens podem ser adicionados à lista dependendo da marca e modelo. Certifique-se de considerar também os itens verificados na última revisão.

5. Anote as datas das próximas revisões

Isso irá ajudá-lo a lembrar o cliente sobre as próximas manutenções. Além disso, anote o odômetro no momento da revisão para determinar exatamente quando o próximo serviço será necessário. Informe tudo ao proprietário do veículo. Ele vai gostar de saber que você cuida bem do carro dele. 

6. Alerte sobre as pequenas manutenções

Alguns itens de manutenção simples podem ser realizados em casa, como checar o nível de óleo e encher os fluidos dos freios e da direção hidráulica. Se o motorista não tiver intimidade com tais tarefas, oriente sobre a importância e dê dicas de como fazer da melhor maneira possível.

Por que o plano de manutenção aumenta a fidelidade do cliente?

Em um mundo ideal, todos os motoristas fariam a manutenção preventiva de seus veículos religiosamente, sempre que recomendado. Infelizmente, isso nem sempre acontece. 

Há muitas razões pelas quais as pessoas são negligentes com a manutenção preventiva de seus carros – algumas delas mais compreensíveis do que outras.

Uma das principais é o custo. Muitos itens de manutenção preventiva, como trocar o óleo e os filtros, são bastante baratos. No entanto, quando se trata de situações mais complicadas, algumas pessoas simplesmente acabam adiando a manutenção.

Outra razão é a falta de tempo. Muita gente tem uma vida extremamente agitada e não consegue encontrar um momento para levar o carro para uma revisão adequada. 

A falta de conhecimento sobre a importância da manutenção preventiva também é uma questão importante aqui. 

Isso é especialmente verdadeiro para aqueles que compraram de segunda mão ou herdaram um carro de um parente ou amigo. Eles podem não ter recebido instruções claras sobre o bom funcionamento do veículo.

Daí, a importância do plano de manutenção preventiva

Às vezes as pessoas simplesmente se esquecem da manutenção preventiva porque não têm um bom plano para ela. 

Ou seja, o plano é uma forma de ampliar o comprometimento do cliente, despertando sua consciência para a garantia da segurança para si e para todos os envolvidos no trânsito. E isso aumenta a sua fidelidade à oficina.

Portanto, é importante ter em mente qual será o próximo item na lista de manutenções e já deixar combinada uma data na agenda para realizá-lo. 

Conclusão

Fazer um bom plano de manutenção preventiva de veículos é essencial para a segurança de todos os envolvidos. 

Além de prevenir acidentes, esse tipo de manutenção também é capaz de salvar vidas, já que detecta problemas antes que eles se agravem. 

Se, por um lado, esse tipo de manutenção é 30% mais barato do que a manutenção corretiva, por outro lado ajuda a aumentar significativamente a receita das oficinas.

E estas são as principais razões pelas quais as oficinas mecânicas precisam ter sempre um bom plano de manutenção preventiva para oferecer aos seus clientes.

Para ver mais conteúdos como este, visite o Blog da Engecass Elevadores Automotivos e se prepare para prestar os melhores serviços do mercado. 

É sempre bom recebê-lo.

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários