Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma.
Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores têm estruturas ainda mais leves e dinâmicas, podendo ser instalados de forma simples e rápida no espaço de uma vaga normal.
Quer saber tudo sobre este equipamento e como agregar mais valor e espaço em seu estacionamento? Então, confira as dicas a seguir!
O que são os duplicadores de vagas
Os duplicadores de vagas são equipamentos automotivos que permitem a elevação de um veículo sobre o outro de forma segura, ágil e econômica.
Acredita-se que a ideia tenha surgido na Europa, quando prédios comerciais e residenciais atingiram os limites máximos de vagas de garagem. Ela é baseada nos elevadores automotivos, comumente utilizados em oficinas mecânicas para inspeção na parte inferior dos veículos.
Benefícios dos duplicadores de vagas
Os duplicadores dobram a quantidade de vagas de estacionamentos ou garagens, aumentando a capacidade de veículos em espaços limitados. Mas há outras vantagens, como listado abaixo.
São elas:
Segurança
Os duplicadores de vagas de estacionamentos são equipamentos altamente seguros e robustos, possibilitando suspender diferentes modelos de veículos sem riscos.
Além disso, a suspensão se dá no chão ainda, com o veículo devidamente estacionado sobre as plataformas.
Para garantir a segurança máxima dos veículos e pessoas, os duplicadores de vagas modernos possuem duas porcas de segurança que impedem a elevação do veículo em caso de desgastes devido ao trabalho e chave exclusiva para acionamento do painel elétrico.
Otimização de espaço
Outra vantagem indiscutível dos duplicadores de vagas para estacionamentos é a otimização do espaço físico, tendo em vista que o equipamento ocupa exatamente o mesmo local de uma vaga comum, porém, disponibilizando espaço em cima e embaixo.
Podem ser sob medida
Mais uma vantagem sobre esse equipamento, é que os duplicadores de vagas podem ser feitos sob medida, de acordo com a necessidade do cliente.
Custo-benefício
Há uma variedade grande de modelos de duplicadores da vagas para garagem, o que torna a opção de escolha ainda mais flexível conforme o orçamento. Além disso, ao investir em um equipamento automotivo desse tipo, é preciso levar em consideração as vantagens práticas que destacamos acima, mas além de tudo, a praticidade de instalação.
Ou seja, você não precisará fazer obras, sujeira, contratar equipes grandes, alugar outros espaços etc. Em poucas horas o estacionamento terá a capacidade dobrada e com investimento muito inferior a qualquer outra alternativa.
Quais os melhores modelos de duplicadores de vagas?
Para saber qual o melhor modelo se aplica às necessidades da garagem ou estacionamento, listamos algumas sugestões de equipamentos de alta performance no mercado. Confira!
- Duplicador de Vagas 2 Colunas DV2000 – extremamente compacto, porém robusto, este modelo suporta até 2000 Kg e tem um excelente custo-benefício;
- Duplicador de Vagas Monocoluna – ainda mais compacto, por se basear em uma única coluna, esse equipamento garante otimização de espaço e máxima segurança;
- Duplicador de vagas 4 colunas – mais robustez e segurança em seu estacionamento. Este equipamento é indicado para veículos mais longos e pesados, podendo suspender vans, SUVs e até pequenos ônibus;
- Pallets de deslocamento – uma outra alternativa ao duplicador de vagas, os pallets são extremamente compactos e móveis, podendo ser deslocados na vaga para facilita a manobra.
Quais cuidados ao comprar um duplicador de vagas?
Apesar da flexibilidade e facilidade de instalação em edifícios, existem três cuidados básicos – mas fundamentais – que precisa ter antes de comprar um duplicador de vagas para o estacionamento. São eles:
- Altura do Pé Direito: Como o funcionamento dos duplicadores de vagas consiste na elevação de um carro sobre o outro, a primeira característica que precisa ser observada é a altura do pé direito. Como a altura de elevação do equipamento pode variar de acordo com o fabricante e marca, o mais recomendado é solicitar as dimensões previamente.
- Estrutura do edifício: Toda garagem – principalmente aquelas que estão elevadas acima do nível do piso – são projetadas para suportar um peso específico e, por isso, é indispensável consultar o engenheiro da obra antes de comprar o equipamento. Afinal, além do peso do próprio equipamento, duplicadores de vagas permitem a adição de mais peso sobre uma estrutura.
- Legislação: A quantidade de vagas permitida em uma determinada garagem é regulamentada pela gestão de obras de cada município. Se o espaço tem 10 vagas, por exemplo, os duplicadores dobram a quantidade para 20. Contudo o número de vagas ainda será considerado 10 do ponto de vista regulatório.
- Assistência Técnica e Garantia: Qual o tempo de garantia do equipamento? Como e quando serão feitas as manutenções e reparos? O que abrange a Assistência Técnica? Todas essas perguntas devem ser respondidas pelo fabricante, uma vez que uma assistência técnica precária pode trazer mais prejuízos do que benefícios para o prédio residencial ou comercial.
Essas são algumas dicas essenciais sobre os duplicadores de vagas para estacionamento e como tais equipamentos são considerados recursos valiosos, em especial, para quem busca otimizar espaços físicos e aumentar a capacidade de vagas na garagem, sem necessitar de obras, investimentos altos ou aluguéis extras.
Gostou das dicas? Quer conferir outros modelos de duplicadores de vagas e modernizar seu estacionamento com o que há de mais avançado em equipamentos automotivos? Então, confira a linha exclusiva da Engecass e invista em quem mais entende desse tipo de solução no Brasil.
Gostei muito e gostaria de saber mais a respeito