Pós-venda em oficinas mecânicas: como fazer?

15 fev, 2022 | Oficina Mecânica, Super Dicas | 0 Comentários

Apostar em um bom pós-venda em oficinas mecânicas é uma estratégia fundamental para fidelizar os seus clientes e fazer com eles retornem sempre que precisem de um serviço e, claro, recomendem seu estabelecimento para outras pessoas.

E é justamente sobre esse tema que vamos abordar nesse artigo, trazendo dicas e conselhos úteis sobre como fazer um pós-venda em oficinas mecânicas que seja realmente eficiente e gere ótimos resultados para o seu negócio.

Boa leitura!

 

Afinal, como fazer um bom pós-vendas em oficinas mecânicas?

A ideia de pós-venda é de justamente manter um relacionamento contínuo com o cliente, mesmo que os serviços contratados já tenham sido finalizados.

Na prática, isso agrega valor ao seu negócio, demonstrando preocupação e compromisso com a satisfação do consumidor, que por sua vez, tende a reconhecer, valorizar e até mesmo recomendar seus serviços por conta desse diferencial no atendimento.

E para saber exatamente como fazer um bom pós-venda em oficinas mecânicas, nós destacamos algumas dicas imbatíveis a seguir. Confira!

Atenda com qualidade para encantar

Sem dúvidas, contar com profissionais capacitados e experientes, que saibam realizar as manutenções, e investir nos melhores equipamentos é fator essencial para o sucesso de qualquer oficina mecânica.

No entanto, não é só de serviços automotivos de qualidade que se faz um estabelecimento se tornar referência naquilo que faz. É possível – e preciso – ir além disso!

E o atendimento diferenciado é uma das principais estratégias que podem ser investidas nesse quesito, em especial, quando se trata de pós-venda em oficinas mecânicas.

Afinal, a atenção dispensada ao cliente, mesmo depois que o serviço é entregue, pode fazer toda a diferença dentro do processo de venda e, inclusive, destacar o seu negócio dos demais.

Dessa forma, busque criar hábitos como:

  • fazer contato com o cliente após o serviço para saber se o mesmo está satisfeito ou ainda precisa de um suporte;
  • ofereça prazos de garantia;
  • proponha descontos e condições especiais nos próximos serviços;
  • preze por pequenos detalhes durante o atendimento, como saber o nome do cliente, ter anotado o que foi feito no carro da última vez etc.

 

Invista em programas de fidelização

O consumidor gosta de se sentir especial e de ganhar benefícios sempre que há oportunidades.

E os chamados programas de fidelização são uma excelente estratégia para trabalhar essa ideia na prática. Para isso, basta você criar e elaborar formas de gerar “pontuações” a cada serviço realizado aos clientes.

Por exemplo, um simples cartão de visita pode ter impresso uma pequena tabela ou cronograma no verso, em que sua oficina marca ou carimba toda vez que um serviço é entregue ao cliente.

Depois de completar determinada quantidade de serviços, o cliente pode ganhar um benefício especial oferecido pelo seu estabelecimento, como uma revisão grátis, um brinde, uma manutenção e assim por diante.

Ou seja, o programa pode ocorrer de diversas maneiras, desde bonificação por outros serviços, troca de peças, ou até mesmo descontos por indicação. Vale lembrar que os prêmios e bonificações devem ser de interesse do consumidor e ser algo relevante, para que valha a pena manter.

 

Aposte em variados canais de comunicação com seus clientes

Todo mundo gosta de ser reconhecido e ter sua presença notada e valorizada. Portanto, conheça quem são seus clientes assíduos e os valorize.

E uma das formas de manter esse relacionamento mais contínuo com os consumidores é usufruindo das redes sociais. Assim, busque criar páginas a respeito de sua oficina mantenha em dia a comunicação com a sua clientela, seja para informar sobre novidades, promoções e descontos, seja para interagir e ser lembrado sempre.

Outros canais de comunicação que são muito eficientes são o e-mail e o WhatsApp. Porém, nesses casos, é preciso muita cautela, controle e, principalmente, permissão dos clientes para não se tornar algo inconveniente e indesejado.

 

Não perca contato e seja lembrado

Um fator importante do pós-vendas em oficinas mecânicas se refere justamente à forma que você interage com o cliente após a finalização do serviço.

Em geral, no setor automotivo, são poucas as oficinas mecânicas que mantém esse relacionamento pós-venda com a devida eficiência e, portanto, isso gera uma excelente oportunidade para se destacar no mercado.

Como dica, pequenas ações já podem fazer toda a diferença no pós-venda de uma oficina, tais como:

  • Certificar-se de que o veículo do cliente está em boas condições após o serviço.
  • Mostrar-se interessado no cliente e o quanto sua satisfação é importante;
  • Consultar se o cliente necessidade de mais suporte ou de novos serviços.

Enfim, m ponto muito positivo deste contato pós compra é ser lembrado. Nossa rotina cheia de afazeres e a facilidade de comunicação facilita tanto o seu contato com o cliente quanto o concorrente, de tal forma que, devemos estar presente na vida do consumidor, fazendo-o com que lembre da qualidade de sua oficina.

 

Lembre de datas especiais e ofereça promoções

Com um cadastro atualizado do seu público, é possível utilizar o e-mail marketing para relembrar datas especiais, como aniversários, enviando uma mensagem de parabéns no dia e oferecendo uma promoção.

Pode ser um desconto, um serviço grátis ou o que vier da sua criatividade! O que vale aqui é mostrar que você se lembra dele ou dela, fazendo com se sintam especiais.

Lembre-se: a gestão do seu negócio deve funcionar como uma pirâmide invertida, onde a equipe de gestão do negócio é o cume, lá embaixo, e os clientes são a base, no topo. Isso significa que todas suas ações devem estar voltadas para o bom atendimento e satisfação deles, reconhecendo a importância de criar um relacionamento de qualidade com sua clientela.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre como fazer um bom pós-venda em oficinas mecânicas e com essa prática pode agregar diferenciais únicos e extremamente vantajosos ao seu negócio.

E se você curtiu as dicas e quer mais conselhos para garantir um atendimento de qualidade e referência em sua oficina mecânica, não deixe de conferir nosso próximo post e saiba a hora certa de renovar os equipamentos automotivos e atrair ainda mais clientes. Boa leitura!

[eBook] Saiba como fazer a Gestão financeira para a sua oficina com o nosso eBook! | Baixar agora | Engecass

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *