Pós-venda em oficinas mecânicas: como fazer?

27 abr, 2017 | Super Dicas | 0 Comentários

O consumidor de hoje tem nas mãos ferramentas poderosas para ajudá-lo a tomar uma boa decisão de compra, e esse empoderamento fez com que ele se tornasse mais exigente nas suas escolhas. Ou seja, ganham aquelas oficinas que se destacarem no mercado.

E não dá para fazer isso sem pensar no pós-venda em oficinas mecânicas. Sim, se preocupar com o seu pós-venda é tão importante quanto investir em marketing para conquistar novos clientes. Para que você saiba como fazer um pós-venda de primeira, separamos abaixo as principais dicas para fidelizar seu cliente e aumentar a receita!

Atenda com qualidade para encantar

Não é só de serviços automotivos que se faz uma oficina. Sem dúvida, possuir mecânicos experientes, que saibam realizar as manutenções, e contar com os melhores equipamentos é essencial. Mas se isso não estiver acompanhado de uma experiência de compra fora de série, chances são de que seu cliente procure outro auto center depois.

Oferecer uma experiência memorável é o primeiro passo para assegurar que o cliente voltará para novas manutenções. E para isso, devemos pensar em todos os passos dessa jornada, desde a apresentação do local e dos produtos até o atendimento dos seus funcionários. Ninguém gosta de ser mal atendido, por isso invista no treinamento da sua equipe, para estar sempre a postos quando o cliente precisar.

Invista em programas de fidelização para o pós-venda em oficinas mecânicas

O consumidor gosta de se sentir especial e de ganhar benefícios. Programas de pontos são uma ótima forma de fazer isso. Se você permite que seu cliente acumule pontos a cada serviço realizado na sua oficina, podendo trocá-los por benefícios no futuro, certamente ele voltará!

O programa pode ocorrer de diversas maneiras, desde bonificação por outros serviços, troca de peças, ou ate mesmo descontos por indicação. Vale lembrar que os prêmios e bonificações devem ser de interesse do consumidor e ser algo relevante, para que valha a pena manter.

Aposte em variados canais de comunicação com seus clientes

Todo mundo gosta de ser reconhecido e ter sua presença notada e valorizada. Conheça quem são seus clientes assíduos. Crie paginas a respeito de sua oficina nas redes sociais e crie formas de comunicação com o seu cliente para informá-lo de promoções e descontos.

Não perca contato e seja lembrado

Um fator importante do pós-vendas, é justamente o pós compra. Como você interage com o cliente, apresenta-o como se importa e que você ainda lembra dele. Certificar-se de que o veiculo do cliente esta em boas condições após o serviço. Mostra-se interessado no cliente e o quanto sua satisfação é importante.

Um ponto muito positivo deste contato pós compra é ser lembrado. Nossa rotina cheia de afazeres e a facilidade de comunicação facilita tanto o seu contato com o cliente quanto o concorrente, de tal forma que, devemos estar presentas na vida do consumidor, fazendo-o com que lembre da qualidade de sua oficina.

Utilize o marketing digital para lembrar de datas especiais e oferecer promoções

Com um cadastro atualizado do seu público, é possível utilizar o e-mail marketing para relembrar datas especiais, como aniversários, enviando uma mensagem de parabéns no dia e oferecendo uma promoção.

Pode ser um desconto, um serviço grátis ou o que vier da sua criatividade! O que vale aqui é mostrar que você se lembra dele ou dela, fazendo com se sintam especiais.

Lembre-se: a gestão do seu negócio deve funcionar como uma pirâmide invertida, onde a equipe de gestão do negócio é o cume, lá embaixo, e os cliente são a base, no topo. Isso significa que todas suas ações devem estar voltadas para o bom atendimento e satisfação deles, reconhecendo a importância de criar um relacionamento de qualidade com sua clientela.

Donos de oficina interessados em criar uma cartela de clientes fiéis devem entender que tão importante quanto conquistar um novo cliente é investir em um relacionamento sólido e próximo com aqueles que você já tem. O pós-venda em oficinas mecânicas é o que permite manter seus consumidores sempre satisfeitos com o serviço prestado e retornando para seu auto center!
E quem quer atender realmente bem, é indispensável possui as melhores ferramentas. Por isso, conheça os equipamentos Engecass e descubra como eles podem te ajudar a melhorar o faturamento da oficina!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *