O potencial do setor de autopeças dentro da sua oficina mecânica

20 ago, 2019 | Dicas para gestão, Informativos | 0 Comentários

Um dos setores que vem atraindo a atenção de quem empreende no ramo automotivo é o de autopeças. Nos últimos anos, o consumidor teve o seu poder de compra reduzido e, isso, serviu para reavaliar algumas decisões que antes eram realizadas mais facilmente. Desta maneira, as pessoas passaram a poupar mais dinheiro a longo prazo, aguardando assim a estabilização do mercado.

Com isso, o setor automotivo mudou. Em 2016, houve uma queda de 20% na venda de carros novos. Já em 2017, teve um aumento de 9,23%. No entanto, o que se sabe é que a aquisição de novos veículos pesou no orçamento do brasileiro médio, que não considera mais trocar seu automóvel usado por um novo.

Portanto, a frota nacional envelheceu mais. E com isso, ocorreu a necessidade de um auto center ou oficina mecânica oferecer peças para carros. Mas qual é o potencial deste tipo de negócio? Como investir e fazer mais vendas? Neste post, você vai saber que investir em autopeças pode ser muito lucrativo. Ficou interessado no assunto? Então, acompanhe!

[e-book] Como precificar o valor da hora de mão de obra? | Baixar grátis | Engecass

Por que o mercado de autopeças está mais forte?

A resposta para essa pergunta é simples. Quanto mais o automóvel for usado, mais problemas aparecem a longo prazo. Com isso, o consumidor vai precisar de mais peças de reposição.

De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), para 2019, a previsão é que aumente em 8,4% o faturamento do setor de autopeças em relação ao ano passado.

Isso quer dizer que vale a pena você investir na revenda de autopeças, não é verdade? Pois, além das manutenções corretivas, o proprietário dos automóveis estão cada vez mais conscientes da necessidade dos cuidados preventivos, de forma a evitar até mesmo prejuízos maiores em caso de problemas.

Com isso, há mais serviços na oficina mecânica e no auto center. Outro ponto positivo é que este segmento reforça o crescimento da frota de veículos no país. Mas como assim? Bem, mesmo que o número de aquisições de carros e motos novos tenha caído, a venda de itens usados cresce.

Em 2017, houve um aumento de 1,2% com 43,4 milhões de unidades circulando em todo o país. A frota aumentada significa mais usuários que necessitam de reposições de peça. Assim, quem trabalha com peças para automóveis deverá se preparar para as vendas e investir em melhorias na sua loja, aproximar-se dos bons fornecedores e controlar o seu estoque.

Como investir neste tipo de negócio?

Conheça as peças que irá revender

Antes de investir em autopeças, conheça o produto que irá revender. Não adianta encher as prateleiras da sua oficina ou auto center sem que você saiba as funcionalidades e os diferenciais de cada produto.

Portanto, pesquise sobre as peças para carros, conheça os revendedores, saiba quais os itens são mais procurados e monte a sua loja. Desta forma, você terá bons lucros com o seu negócio.

Tenha bons fornecedores

Cuidado para não adquirir uma peça pensando ser outra. Por isso, no primeiro contato com o fornecedor, só feche o negócio se você tiver boas referências do profissional e do produto.

Não adquira peças de segunda linha (que não são originais) e pergunte também se há alguma garantia para cada produto. Invista em peças para automóveis que as pessoas realmente procuram.

Garanta um bom estoque para a sua autopeça

O que dificulta a fidelização de clientes é você não ter peças no estoque. Evite que o cliente espere algum item chegar de outra cidade. Administre o cadastro de fornecedores, mantenha uma boa gestão de estoque. Conheça o fluxo de entrada e saída de cada produto e evite impacto em suas vendas.

Como vender mais em sua oficina de autopeças?

Ofereça um bom atendimento e seja proativo

Além de prestar um bom atendimento na sua oficina mecânica, você deve tentar solucionar os problemas do seu cliente. O cliente se preocupa em saber quando o serviço ficará pronto.

No entanto, se você tiver as peças certas, o reparo poderá ser realizado mais rápido e com baixo custo. Nesse caso, só precisará da aprovação do cliente para que a compra seja concretizada.

Crie campanhas promocionais

Essa, sem dúvida, é uma das formas mais eficientes de atrair clientes para sua oficina mecânica ou auto center. Por isso, promova essa campanha com frequência. Você terá vários benefícios, entre eles, o aumento do ticket médio.

Faça parcerias

Para atingir o público de outras oficinas, faça parcerias. A alternativa mais acertada é ser parceiro de concessionárias e oficinas mecânicas. Uma ideia é oferecer serviços e benefícios aos clientes e colaboradores dessas empresas. Você também pode organizar uma ação conjunta de qualidade e escolher empresas de confiança para fazer a parceria.

[casal graxinha] O melhores Elevadores Automotivos a graxa com o melhor preço e a maior facilidade na limpeza e na operação! | Peça seu orçamento | Engecass

Como você viu, o setor de autopeças tem um grande potencial. No entanto, para que você lucre no segmento, é preciso, acima de tudo, planejar e conhecer de fato o seu público alvo. Contar com boas parcerias também é muito importante para o sucesso do seu negócio!

Quer aprender mais sobre gestão de negócios? Leia o nosso próximo post e saiba como treinar o seu mecânico para oferecer um bom atendimento ao cliente.

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *