O potencial do setor de autopeças dentro da sua oficina mecânica

20 ago, 2019 | Dicas para gestão, Informativos | 0 Comentários

Um dos setores que vem atraindo a atenção de quem empreende no ramo automotivo é o de autopeças. Nos últimos anos, o consumidor teve o seu poder de compra reduzido e, isso, serviu para reavaliar algumas decisões que antes eram realizadas mais facilmente. Desta maneira, as pessoas passaram a poupar mais dinheiro a longo prazo, aguardando assim a estabilização do mercado.

Com isso, o setor automotivo mudou. Em 2016, houve uma queda de 20% na venda de carros novos. Já em 2017, teve um aumento de 9,23%. No entanto, o que se sabe é que a aquisição de novos veículos pesou no orçamento do brasileiro médio, que não considera mais trocar seu automóvel usado por um novo.

Portanto, a frota nacional envelheceu mais. E com isso, ocorreu a necessidade de um auto center ou oficina mecânica oferecer peças para carros. Mas qual é o potencial deste tipo de negócio? Como investir e fazer mais vendas? Neste post, você vai saber que investir em autopeças pode ser muito lucrativo. Ficou interessado no assunto? Então, acompanhe!

[e-book] Como precificar o valor da hora de mão de obra? | Baixar grátis | Engecass

Por que o mercado de autopeças está mais forte?

A resposta para essa pergunta é simples. Quanto mais o automóvel for usado, mais problemas aparecem a longo prazo. Com isso, o consumidor vai precisar de mais peças de reposição.

De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), para 2019, a previsão é que aumente em 8,4% o faturamento do setor de autopeças em relação ao ano passado.

Isso quer dizer que vale a pena você investir na revenda de autopeças, não é verdade? Pois, além das manutenções corretivas, o proprietário dos automóveis estão cada vez mais conscientes da necessidade dos cuidados preventivos, de forma a evitar até mesmo prejuízos maiores em caso de problemas.

Com isso, há mais serviços na oficina mecânica e no auto center. Outro ponto positivo é que este segmento reforça o crescimento da frota de veículos no país. Mas como assim? Bem, mesmo que o número de aquisições de carros e motos novos tenha caído, a venda de itens usados cresce.

Em 2017, houve um aumento de 1,2% com 43,4 milhões de unidades circulando em todo o país. A frota aumentada significa mais usuários que necessitam de reposições de peça. Assim, quem trabalha com peças para automóveis deverá se preparar para as vendas e investir em melhorias na sua loja, aproximar-se dos bons fornecedores e controlar o seu estoque.

Como investir neste tipo de negócio?

Conheça as peças que irá revender

Antes de investir em autopeças, conheça o produto que irá revender. Não adianta encher as prateleiras da sua oficina ou auto center sem que você saiba as funcionalidades e os diferenciais de cada produto.

Portanto, pesquise sobre as peças para carros, conheça os revendedores, saiba quais os itens são mais procurados e monte a sua loja. Desta forma, você terá bons lucros com o seu negócio.

Tenha bons fornecedores

Cuidado para não adquirir uma peça pensando ser outra. Por isso, no primeiro contato com o fornecedor, só feche o negócio se você tiver boas referências do profissional e do produto.

Não adquira peças de segunda linha (que não são originais) e pergunte também se há alguma garantia para cada produto. Invista em peças para automóveis que as pessoas realmente procuram.

Garanta um bom estoque para a sua autopeça

O que dificulta a fidelização de clientes é você não ter peças no estoque. Evite que o cliente espere algum item chegar de outra cidade. Administre o cadastro de fornecedores, mantenha uma boa gestão de estoque. Conheça o fluxo de entrada e saída de cada produto e evite impacto em suas vendas.

Como vender mais em sua oficina de autopeças?

Ofereça um bom atendimento e seja proativo

Além de prestar um bom atendimento na sua oficina mecânica, você deve tentar solucionar os problemas do seu cliente. O cliente se preocupa em saber quando o serviço ficará pronto.

No entanto, se você tiver as peças certas, o reparo poderá ser realizado mais rápido e com baixo custo. Nesse caso, só precisará da aprovação do cliente para que a compra seja concretizada.

Crie campanhas promocionais

Essa, sem dúvida, é uma das formas mais eficientes de atrair clientes para sua oficina mecânica ou auto center. Por isso, promova essa campanha com frequência. Você terá vários benefícios, entre eles, o aumento do ticket médio.

Faça parcerias

Para atingir o público de outras oficinas, faça parcerias. A alternativa mais acertada é ser parceiro de concessionárias e oficinas mecânicas. Uma ideia é oferecer serviços e benefícios aos clientes e colaboradores dessas empresas. Você também pode organizar uma ação conjunta de qualidade e escolher empresas de confiança para fazer a parceria.

[casal graxinha] O melhores Elevadores Automotivos a graxa com o melhor preço e a maior facilidade na limpeza e na operação! | Peça seu orçamento | Engecass

Como você viu, o setor de autopeças tem um grande potencial. No entanto, para que você lucre no segmento, é preciso, acima de tudo, planejar e conhecer de fato o seu público alvo. Contar com boas parcerias também é muito importante para o sucesso do seu negócio!

Quer aprender mais sobre gestão de negócios? Leia o nosso próximo post e saiba como treinar o seu mecânico para oferecer um bom atendimento ao cliente.

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *