A gestão de estoque é o gerenciamento dos recursos materiais que auxiliam a organização da oficina mecânica. Uma boa gestão gera receitas futuras. Por isso, é necessário você administrar bem seu estoque, caso contrário, sua empresa terá problemas como falta de peças para o cliente, extravio de materiais e compra de materiais que você não precisa.
E o que é pior, tudo isso acaba impactando nos resultados da oficina mecânica, loja de automóveis ou auto center. No entanto, como fazer uma boa gestão de estoque da sua oficina mecânica? Neste post, vamos ensinar algumas práticas para arrumar a gestão de estoque do seu negócio. Quer ficar por dentro do assunto? Então, acompanhe a leitura!
Como fazer uma boa gestão de estoque?
Na oficina mecânica é necessário certificar se as peças de maior saída estão sempre disponíveis, pois quando elas faltarem você poderá frustrar seu cliente ou até mesmo perder a venda do serviço. No entanto, veja as dicas para otimizar essa logística:
1. Controle os produtos do seu estoque
Se você deseja arrumar a gestão de estoque da sua oficina mecânica, aprenda a fazer o controle da entrada e saída dos produtos. É importante saber que a principal função do estoque de uma oficina mecânica é armazenar os produtos que servirão para prestar o serviço de forma ágil. As peças e os materiais de maior saída devem ser as de maior quantidade em seu estoque.
2. Use softwares de gestão de estoque
Um dos principais problemas na gestão de estoque é não saber controlar os produtos. Nessa hora, é necessário automatizar o comando por meio de softwares de gestão. Hoje em dia, uma ferramenta como essa é mais exclusiva para grandes empresas, pois há uma variedade de soluções adaptadas para as diferentes necessidades das oficinas mecânicas.
Com um bom programa de gestão você automatiza a entrada e a saída de produtos, informa quando há diminuição das peças ou se é hora de fazer uma nova compra. Você também pode cadastrar os principais fornecedores de cada produto. Essa é a única funcionalidade e, isso diminui o risco de falta de produtos por não ter feito uma recompra no momento certo.
3. Planeje o processo de compra
O planejamento do processo de compra ajuda a você se programar para os dias certos de recebimento, negociar com os fornecedores e evitar problemas. Também é importante fazer uma previsão da demanda baseado em dados de sua oficina mecânica e identificar os materiais que não serão utilizados, assim, na hora que você pedir seus produtos, saber quanto pedir.
4. Invista em treinamentos
Você pode ter um bom sistema de gestão. No entanto, se os seus funcionários não estiverem envolvidos, você poderá ter problemas com o estoque. Por isso, capacite sua equipe no sistema e avise seus colaboradores sobre sua estratégia de gestão. Explique como serão feitas as recompras, quais serão seus fornecedores, lembre dos prazos e certifique de que sua equipe aprendeu tudo sobre a ferramenta que você usar.
5. Avalie e otimize o espaço físico
O espaço físico é outro ponto que deve ser analisado em uma gestão de estoque. Por isso, você deve avaliá-lo e otimizá-lo. Quer saber como? Faça essas perguntas:
- O espaço que possuo é o suficiente para as peças que preciso?
- O espaço é grande. Será que não seria viável comprar mais peças de saída alta e negociar com os fornecedores preços mais baixos?
- Dá para otimizar a disposição dos produtos?
- O armazenamento está livre de problemas que prejudicam a qualidade dos produtos?
- Tenho mobiliários que aguentam o peso e o tamanho dos meus produtos?
- O que posso fazer para melhorar o espaço?
- Tenho seguro em caso de roubo ou avarias do meu estoque?
Agora que você conhece essas boas práticas para arrumar a gestão de estoque da sua oficina mecânica, loja de automóveis ou auto center, que tal aplicá-las na sua empresa? Siga as nossas dicas e deixe seu estoque em dia!
Gostou do nosso conteúdo? Leia nosso próximo post e conheça o programa de qualidade 5s que vão auxiliar ainda mais na gestão de estoque e organização da sua empresa!
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