Conheça as principais tendências do setor automotivo

24 mar, 2020 | Informativos, Super Dicas

Em 2019, a produção de veículos no Brasil subiu 2,3% na comparação com o ano anterior. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No total, foram produzidos 2.944.962 carros, caminhões e ônibus contra 2.879.809 em 2018. As vendas de veículos no Brasil teve alta de 8,6%, demonstrando uma recuperação do setor automotivo.

Ainda de acordo com a associação nacional de veículos motores, o segmento de caminhões foi o que mais cresceu em vendas com uma alta de 33%. As vendas de dezembro foram as maiores para o mês desde 2014. Já a venda de máquinas agrícolas registrou uma queda de 17,4% em agosto do ano passado.

Em janeiro deste ano, a Anfavea afirmou que a expectativa era boa para os fabricantes de carros produzidos no país e que as vendas poderiam chegar a 9,4%. Portanto, para você estar preparado para o que acontecerá no setor automotivo, é preciso ficar atento e conhecer as principais tendências do mercado como falaremos a seguir:

Quem é o maior produtor do setor automotivo do Brasil?

De acordo com as informações da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2019, o mercado interno registrou o emplacamento de 2,78 milhões de automóveis comerciais leves, caminhões e ônibus. Como comparação, em 2018, foram 2,56 milhões. O resultado é o melhor para um ano desde 2014, quando foram vendidos 3,49 milhões de veículos.

[e-book] Como precificar o valor da hora de mão de obra? | Baixar grátis | Engecass

Quais os maiores produtores do setor automotivo no mundo?

Em outros países, como a China, foram registrados 23 milhões de emplacamentos no ano passado. Isso equivale a dez vezes mais do que o Brasil. Já os Estados Unidos registraram 17 milhões de unidades vendidas no mesmo período. No entanto, uma coisa é preciso frisar. Cada vez mais, a indústria automotiva deve se preparar para atender a demanda de clientes exigentes e que procuram por veículos autônomos, confortáveis e com muita tecnologia.

Quais as tendências do setor automotivo para 2020?

Carros mais leves

Uma das tendências do setor automotivo é que cada vez mais os carros sejam leves. Isso diminuirá o consumo de combustível em relação a decorrência da cobrança que é menos demasiada em cima do motor. Haverá modelos com mais peças de fibra de carbono e outros materiais leves.

Carros elétricos

O biocombustível é uma tendência para 2020. Cada vez mais as montadoras terão que pensar na sustentabilidade. Por isso, veremos pelas ruas das nossas cidades mais carros elétricos. Além disso, é preciso ressaltar que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente, não é verdade? Por isso, os carros elétricos também fazem parte da nossa lista de tendências.

Carros mais tecnológicos

Um carro funcional é aquele que é conectado e tecnológico. Afinal, hoje, as pessoas procuram muitos benefícios além do conforto. Por isso, espera-se que em 2020 mais automóveis comecem a gerar a próxima conexão com a Internet sem fio. Isso seria uma economia a mais para quem utiliza o celular.

Carros autônomos

Outra novidade são os carros autônomos. Em 2020, eles começam a aparecer mais. Uma das promessas é o Audi A8. O veículo é de categoria 3. O automóvel não precisa de monitoramento durante todo o tempo.

Carros com freios automáticos

Você já sabe que freios automáticos são comuns em alguns automóveis. No entanto, em 2020, alguns veículos serão mais aprimorados. O novo sensor consegue identificar a aproximação de pedestres em casos onde o desvio é inapropriado. Essa é uma excelente forma de manter a segurança nas estradas.

Carros personalizados

Outra tendência do setor automotivo para 2020 é que o projeto dos veículos terão um propósito. O objetivo será oferecer aos clientes uma versão mais personalizada. Um exemplo é o carro tamanho família, que atenderá às necessidades de uma pessoa que o utiliza como meio de transporte.

Esse tipo de demanda tende a crescer com o advento da mobilidade compartilhada de serviços e veículos autônomos. Assim, as montadoras terão que construir carros que se destaquem em uma tarefa ou função específica. Os veículos com foco no propósito e no compartilhamento vão influenciar as montadoras a fazerem mudanças no seu portfólio de produtos, particularmente por meio de novas ofertas baseadas em assinatura.

Carros compartilhados

O compartilhamento de carros será também uma tendência do setor automotivo. Ele mudará o modelo de negócios das montadoras. Mais pessoas vão escolher serviços de compartilhamento de carros autônomos e pensar em um único consumidor final. Portanto, será necessário construir um bom relacionamento com o cliente e isso poderá ser feito por meio de produtos customizados, mediante serviços e aplicações personalizadas.

Agora que você conhece as tendências do setor automotivo para 2020 será mais fácil se preparar para as mudanças do mercado, não é verdade? E para que você realmente esteja preparado, adquira equipamentos que poderão auxiliar em seus serviços.

Quer ler mais conteúdos sobre o setor automotivo? Acesse o nosso próximo post e saiba que as mulheres são destaque no setor automotivo!

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...
oficinas mecânicas modernas

16 ferramentas ideais para oficinas mecânicas modernas

Você sabia que existem ferramentas que são ideais para as oficinas mecânicas modernas? Se você ainda não sabe quais, leia o nosso post e conheça cada uma delas!

customização de carros

Customização de carros: Um mercado que cresce no Brasil

Entre as inúmeras oportunidades que o mercado da estética automotiva proporciona aos donos de auto centers e oficinas mecânicas, os serviços de customização de carros têm se destacado como alternativas rentáveis e com excelentes demandas nos últimos anos.  De acordo...
elevador pantográfico móvel

A praticidade do elevador pantográfico móvel na estética automotiva

De acordo com um levantamento recente, a procura por serviços de estética automotiva cresceram quase 90% no período de pandemia, o que aponta - diferente de muitos outros setores - para um aquecimento desse mercado no Brasil.  No entanto, apesar da notícia agradar os...
mecânico automotivo

10 fatores fundamentais em um mecânico automotivo

Quem trabalha como mecânico automotivo sabe bem como o mercado mudou nos últimos anos e como, cada vez mais, os consumidores estão exigentes. Sendo assim, é uma estratégia comercial aprimorar os conhecimentos técnicos para oferecer serviços de alta qualidade.  E isso...
elevador automotivo usado

Elevador automotivo usado: Vantagens e desvantagens

Muitos donos de oficinas mecânicas, no intuito de economizar, acabam optando por investir em equipamentos de segunda mão nos estabelecimentos. No entanto, quando tratamos de maquinários maiores e manuseados com frequência no dia a dia, como o caso de um elevador...

Como aproveitar a tarifa zero de importação de pneus para oferecer troca e balanceamento em seu estabelecimento

Ainda que não oficializado, no início de 2021 o Governo Federal deu indícios de uma possível redução a zero da tarifa de importação de pneus, especialmente por causa das pressões dos caminhoneiros por conta dos aumentos consecutivos dos combustíveis no país.  No...
carros que saíram de linha em 2020

Confira os carros que saíram de linha em 2020

Então 2020 ficou para trás e, junto a este ano um tanto quanto turbulento para o setor automotivo, alguns carros saíram de linha no Brasil após decisões e estratégias comerciais das respectivas montadoras.  Entre as novas tendências de mercado, lançamentos e...