Em 2019, a produção de veículos no Brasil subiu 2,3% na comparação com o ano anterior. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No total, foram produzidos 2.944.962 carros, caminhões e ônibus contra 2.879.809 em 2018. As vendas de veículos no Brasil teve alta de 8,6%, demonstrando uma recuperação do setor automotivo.
Ainda de acordo com a associação nacional de veículos motores, o segmento de caminhões foi o que mais cresceu em vendas com uma alta de 33%. As vendas de dezembro foram as maiores para o mês desde 2014. Já a venda de máquinas agrícolas registrou uma queda de 17,4% em agosto do ano passado.
Em janeiro deste ano, a Anfavea afirmou que a expectativa era boa para os fabricantes de carros produzidos no país e que as vendas poderiam chegar a 9,4%. Portanto, para você estar preparado para o que acontecerá no setor automotivo, é preciso ficar atento e conhecer as principais tendências do mercado como falaremos a seguir:
Quem é o maior produtor do setor automotivo do Brasil?
De acordo com as informações da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2019, o mercado interno registrou o emplacamento de 2,78 milhões de automóveis comerciais leves, caminhões e ônibus. Como comparação, em 2018, foram 2,56 milhões. O resultado é o melhor para um ano desde 2014, quando foram vendidos 3,49 milhões de veículos.
Quais os maiores produtores do setor automotivo no mundo?
Em outros países, como a China, foram registrados 23 milhões de emplacamentos no ano passado. Isso equivale a dez vezes mais do que o Brasil. Já os Estados Unidos registraram 17 milhões de unidades vendidas no mesmo período. No entanto, uma coisa é preciso frisar. Cada vez mais, a indústria automotiva deve se preparar para atender a demanda de clientes exigentes e que procuram por veículos autônomos, confortáveis e com muita tecnologia.
Quais as tendências do setor automotivo para 2020?
Carros mais leves
Uma das tendências do setor automotivo é que cada vez mais os carros sejam leves. Isso diminuirá o consumo de combustível em relação a decorrência da cobrança que é menos demasiada em cima do motor. Haverá modelos com mais peças de fibra de carbono e outros materiais leves.
Carros elétricos
O biocombustível é uma tendência para 2020. Cada vez mais as montadoras terão que pensar na sustentabilidade. Por isso, veremos pelas ruas das nossas cidades mais carros elétricos. Além disso, é preciso ressaltar que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente, não é verdade? Por isso, os carros elétricos também fazem parte da nossa lista de tendências.
Carros mais tecnológicos
Um carro funcional é aquele que é conectado e tecnológico. Afinal, hoje, as pessoas procuram muitos benefícios além do conforto. Por isso, espera-se que em 2020 mais automóveis comecem a gerar a próxima conexão com a Internet sem fio. Isso seria uma economia a mais para quem utiliza o celular.
Carros autônomos
Outra novidade são os carros autônomos. Em 2020, eles começam a aparecer mais. Uma das promessas é o Audi A8. O veículo é de categoria 3. O automóvel não precisa de monitoramento durante todo o tempo.
Carros com freios automáticos
Você já sabe que freios automáticos são comuns em alguns automóveis. No entanto, em 2020, alguns veículos serão mais aprimorados. O novo sensor consegue identificar a aproximação de pedestres em casos onde o desvio é inapropriado. Essa é uma excelente forma de manter a segurança nas estradas.
Carros personalizados
Outra tendência do setor automotivo para 2020 é que o projeto dos veículos terão um propósito. O objetivo será oferecer aos clientes uma versão mais personalizada. Um exemplo é o carro tamanho família, que atenderá às necessidades de uma pessoa que o utiliza como meio de transporte.
Esse tipo de demanda tende a crescer com o advento da mobilidade compartilhada de serviços e veículos autônomos. Assim, as montadoras terão que construir carros que se destaquem em uma tarefa ou função específica. Os veículos com foco no propósito e no compartilhamento vão influenciar as montadoras a fazerem mudanças no seu portfólio de produtos, particularmente por meio de novas ofertas baseadas em assinatura.
Carros compartilhados
O compartilhamento de carros será também uma tendência do setor automotivo. Ele mudará o modelo de negócios das montadoras. Mais pessoas vão escolher serviços de compartilhamento de carros autônomos e pensar em um único consumidor final. Portanto, será necessário construir um bom relacionamento com o cliente e isso poderá ser feito por meio de produtos customizados, mediante serviços e aplicações personalizadas.
Agora que você conhece as tendências do setor automotivo para 2020 será mais fácil se preparar para as mudanças do mercado, não é verdade? E para que você realmente esteja preparado, adquira equipamentos que poderão auxiliar em seus serviços.
Quer ler mais conteúdos sobre o setor automotivo? Acesse o nosso próximo post e saiba que as mulheres são destaque no setor automotivo!
0 comentários