Produção de veículos cai pela metade no 1º semestre de 2020

7 ago, 2020 | Informativos

Em meio a uma pandemia sem precedentes e a um horizonte de muitas incertezas futuras, o setor automobilístico do Brasil encerrou o primeiro semestre do ano com algumas preocupações, que há muito tempo não sentia.

De acordo com um levantamento da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Motores), o país teve uma queda de mais de 50% na produção de veículos em relação ao mesmo período do ano passado e as previsões de uma recuperação significativa não são tão boas assim.

Sendo assim, o que se pode esperar para um futuro próximo em relação à produção de veículos no Brasil pós-pandemia e como lidar com esses altos e baixos do setor? Continue a leitura e entenda melhor!

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Um panorama mais atual sobre a produção de veículos em 2020

Só no primeiro semestre de 2019, a produção de veículos brasileiros batia o exato número de 1.474.305 unidades, entre leves (carros e picapes) e pesados (caminhões, vans e ônibus). Um volume satisfatório e que cumpria uma previsão já imaginada para o setor.

No entanto, no mesmo período desse ano, entre janeiro e junho, a produção de veículos atingiu, com muitos esforços, pouco mais do que 729 mil unidades no país inteiro, o pior cenário desde 1998.

Evidentemente, os efeitos da pandemia e sua respectiva crise econômica são as principais explicações para essa triste realidade do setor automobilístico do país, o que forçou a paralisação temporária de muitas montadoras, afetou as exportações e influenciou nas decisões de compras dos consumidores.

Vendas de veículos também desabam, mas concessionárias respiram

Além da produção de veículos, a venda de carros novos também sentiu os efeitos da pandemia nesse primeiro semestre no Brasil. Ao todo, foram quase 810 mil unidades comercializadas entre janeiro e junho desse ano, contra mais de 1.300.000 no mesmo período de 2019.

Só no mês de junho, a diferença foi de 40,5% a menos em relação ao ano passado, o que preocupa não apenas as montadoras, mas também os revendedores e concessionárias do país.

No entanto, um suspiro de alívio em meio a tantas notícias e números desastrosos. Segundo o mesmo levantamento, o afrouxamento do isolamento social e a reabertura de alguns poucos setores da economia, já proporcionaram um aumento de 113%, entre junho e maio de 2020.

Tal crescimento conforta alguns donos de concessionárias e até mesmo parte das montadoras, pelo menos nesse momento. Porém, as previsões de normalização e a retomada 100% da indústria automobilística brasileira não deve ser tão rápida assim, segundo a visão de especialistas.

A expectativa é de crescimento, porém, será preciso paciência

A retomada dos níveis normais para a produção de veículos no Brasil só deve ocorrer a partir de 2025 e isso com previsões otimistas de alguns especialistas. Por outro lado, até lá, o setor terá que encarar muitos desafios e cenários não muito favoráveis.

A começar por 2020, ano de muita incerteza sobre o futuro da atual pandemia e de enorme deterioração da economia nacional, a perspectiva é de fecharmos o período com um tombo de 45% em nossa produção de veículos.

Para se ter uma ideia do baque, a previsão inicial da Anfavea para o fim de 2020 era de um crescimento de mais de 7% para o setor, caso não tivesse ocorrido o surto da doença e não fossem precisas as medidas de contenção para a sua propagação.

LEIA TAMBÉM 

 Como vender mais em sua oficina mecânica em 2020? 

Saiba quais os modelos de carros poderão sair de linha em 2020 

Enquanto isso, especialistas, montadoras e revendedores buscam alternativas viáveis para os próximos anos em relação a vendas e a produção de veículos no país. Talvez ainda seja cedo para prever números exatos e assertivos para o setor em um horizonte futuro, e a saída – para não dizer esperança – é aguardar uma reviravolta dessas previsões, seja pela descoberta de uma vacina, seja por ações mais estratégicas das empresas e do Estado.

[E-book] 60 Dicas para atrair novos clientes para sua oficina mecânica | Baixar Grátis | Engecass

Gostou do post? Pensando sempre em trazer novidades, informação, tendências e, claro, muitas dicas sobre o setor automotivo, a Engecass se compromete a buscar e compartilhar cada vez mais conteúdos de qualidade como esse. Por isso, acesse o nosso Blog e confira outras notícias e artigos importantes, sempre atualizados.

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

elevador automotivo usado

Elevador automotivo usado: Vantagens e desvantagens

Muitos donos de oficinas mecânicas, no intuito de economizar, acabam optando por investir em equipamentos de segunda mão nos estabelecimentos. No entanto, quando tratamos de maquinários maiores e manuseados com frequência no dia a dia, como o caso de um elevador...

Como aproveitar a tarifa zero de importação de pneus para oferecer troca e balanceamento em seu estabelecimento

Ainda que não oficializado, no início de 2021 o Governo Federal deu indícios de uma possível redução a zero da tarifa de importação de pneus, especialmente por causa das pressões dos caminhoneiros por conta dos aumentos consecutivos dos combustíveis no país.  No...
carros que saíram de linha em 2020

Confira os carros que saíram de linha em 2020

Então 2020 ficou para trás e, junto a este ano um tanto quanto turbulento para o setor automotivo, alguns carros saíram de linha no Brasil após decisões e estratégias comerciais das respectivas montadoras.  Entre as novas tendências de mercado, lançamentos e...
elevador automotivo - ganhei credibilidade na concessionária

Ganhe credibilidade na sua concessionária com o elevador automotivo

Se você tem uma concessionária e quer melhorar os serviços e aumentar a credibilidade com os clientes, temos uma dica essencial: invista em um elevador automotivo de qualidade e agregue mais valor ao estabelecimento. Para entender melhor quais são as vantagens...
tendências no setor automotivo em 2021

5 principais tendências para o setor automotivo em 2021

Entre riscos de uma crise global e a esperança de retomada da vida normal, diversas tendências do setor automotivo surgiram e se estabeleceram nos últimos meses, reforçando como a relação com os veículos é mutável, versátil e flexível. Ou seja, mesmo que muitos donos...

Como otimizar vagas de garagem usando Duplicadores de Vagas

Otimizar os espaços de garagem em edifícios comerciais ou condomínios pode ser mais simples - e viável - do que se imagina. Afinal, os duplicadores de vagas são equipamentos extremamente versáteis, que dispensam obras ou grandes projetos. Portanto, se você tem um...
Elevador automotivo - a imagem mostra uma parte de um elevador automotivo

Elevador automotivo: dicas para conservar o equipamento

Contar com um elevador automotivo de qualidade em sua oficina mecânica é sem dúvida um diferencial estratégico para o negócio, em especial, no que se refere à produtividade e segurança dos serviços.  No entanto, assim como com qualquer outro equipamento, os elevadores...
Elevador automotivo - a importância da manutenção

7 dicas importantes de manutenção preventiva do seu elevador automotivo

Você sabe como fazer a manutenção preventiva do seu elevador automotivo? Leia nosso post e aprenda essas 7 dicas importantes. Coloque-as em prática agora mesmo!

Duplicador de Vagas para garagens

Duplicador de vagas: como aumentar as vagas de garagens em condomínios e prédios

Uma das soluções é utilizar o duplicador de vagas. Ele é um equipamento que permite colocar um carro em cima do outro, com muita segurança e praticidade.

7 equipamentos automotivos indispensáveis em uma oficina mecânica

7 equipamentos automotivos indispensáveis em uma oficina mecânica

Uma pesquisa realizada no final de 2019 apontou que os donos de oficinas mecânicas no Brasil estão mais atentos à gestão de qualidade e aos resultados que certos investimentos podem trazer para os estabelecimentos. E como não poderia ser diferente, quem mais apostou...