Escolha uma Página

O alinhamento é um serviço comum nas oficinas mecânicas, nos auto centers e nas lojas de automóveis. Também é considerado um trabalho simples e ao mesmo tempo fundamental para preservar a segurança do condutor e garantir a vida útil de vários componentes do veículo ao longo dos anos.

No entanto, será que as pessoas realmente sabem a importância de manter o alinhamento do automóvel em dia? Neste post, vamos falar sobre o assunto. Aqui, você vai aprender como é importante estar bem informado para orientar seus clientes!

Então, quer conferir tudo com a gente? Acompanhe com muita atenção a leitura!

O que é o alinhamento?

Para você que já trabalha com automóveis, essa pergunta é fácil de ser respondida, não é verdade? Mas como explicar esse serviço para o cliente?

O alinhamento nada mais é do que a medição e o ajuste dos ângulos de direção do automóvel. O objetivo do alinhamento é deixar as rodas paralelas umas às outras e também ao solo e assim evitar que o carro vire sozinho para direita ou para esquerda, quando estiver em movimento.

Saiba como realizar um alinhamento utilizando um alinhador 3D Engecass - Clique aqui!

E como fazer o alinhamento? Ah, isso é fácil! A forma mais moderna é utilizar um alinhador de direção digital. O equipamento alinha a direção do automóvel com qualidade, avalia e ajusta os três tipos de desalinhamento que são:

  • Divergência ou convergência: inclinação positiva ou negativa dos pneus em relação ao eixo horizontal do veículo;
  • Câmber: inclinação positiva ou negativa dos pneus em relação ao eixo vertical do automóvel;
  • Cáster: inclinação do pino mestre em relação à suspensão do carro.

Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento dos pneus?

Essa é uma dúvida que alguns clientes, principalmente aqueles que não entendem bem de automóveis podem ter. Alinhamento é diferente de balanceamento de rodas.

O primeiro resolve o problema de regularem das direções das rodas, enquanto o segundo foca nos problemas de vibrações que o automóvel apresenta quando está em alta velocidade.

Qual é a importância de se manter o carro alinhado? 

O alinhamento em dia garante a segurança do condutor do veículo, principalmente se ele precisar transitar em curvas. O serviço de alinhamento de direção proporciona maior economia com combustível e troca de pneus, uma vez que o carro alinhado consegue conservar de forma mais eficiente o atrito entre o pneu e o solo.

Outra vantagem do alinhamento é que ele dá maior “leveza” ao condutor ao dirigir o veículo. O condutor se sente confortável na direção do automóvel. Isso é uma consequência da menor resistência dos rolamentos quando as rodas estão devidamente alinhadas.

Como saber se está na hora de alinhar o automóvel?

Veja se o veículo “puxa” para o lado

A maneira mais fácil de saber se está na hora de realizar o alinhamento do automóvel é ver se o carro “puxa” mais para a direita ou para a esquerda.

Peça ao seu cliente para fazer o seguinte teste: solte rapidamente o volante quando estiver dirigindo em um pista reta, se o automóvel “puxar” mais para a direita ou para a esquerda, é hora de levá-lo à oficina, loja de automóveis ou auto center para alinhar.

Verifique se é hora de fazer a manutenção

É importante olhar o manual do proprietário do veículo para saber se está na hora de fazer a manutenção. Oriente seu cliente para alinhar a direção do veículo todas as vezes que fizer a manutenção preventiva e preditiva. Essas são as maneiras mais fáceis de não ter problemas com o automóvel.

Preste atenção aos impactos

Caso seu cliente passe com o carro em alguma pedra, guia ou buraco, é importante fazer o alinhamento. Geralmente, esses tipos de impactos causam danos e é possível apresentar problemas na direção do automóvel, tornando a dirigibilidade ruim e desconfortável para o condutor.

Veja se há substituição do componente da suspensão ou direção

Sempre que seu cliente procurar por seus serviços de reparo e manutenção e forem substituídos um componente da suspensão ou da direção do automóvel, é importante fazer o alinhamento do veículo. Desta maneira, você garante que seu cliente não terá problemas com o carro.

Faça o alinhamento após a substituição dos pneus

Ao substituir os pneus do automóvel do seu cliente, faça o alinhamento. O serviço vai ajudar na hora de dirigir e também evitar outros problemas.

Já no caso do cliente notar algo estranho na direção do veículo, oriente para que ele verifique se o problema é no alinhamento do automóvel. Para isso, basta soltar uns segundos o volante do veículo.

Agora você já sabe o quanto é importante o alinhamento, não é mesmo? Não se esqueça que o blog da Engecass tem conteúdos relevantes e de qualidade para os profissionais que trabalham no setor automotivo e também para seus clientes.

Quer ler mais conteúdos com este? Acesse o nosso próximo post e entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem!

Curta nossa página do Facebook clicando aqui!