Qual a melhor forma de fazer a precificação do serviço mecânico?

3 ago, 2023 | Oficina Mecânica

Não é sem motivo que boa parte dos mecânicos sente dificuldade na hora de fazer a precificação do serviço mecânico. 

Primeiramente, pelo fato de que tais serviços podem ser complexos e bem variados. Os custos de operação de uma oficina mecânica também podem ser muito diversos, principalmente no que se refere a peças e ferramentas. 

Ademais, como em todo o setor automotivo, o mercado de manutenção e reparação veicular é muito competitivo.

Como resultado, os mecânicos ficam sem parâmetros para saber se estão colocando o preço certo no seu serviço, o que pode comprometer a saúde financeira. 

Porém, estas dificuldades podem chegar ao fim agora. Basta você acompanhar este artigo até o final para se livrar dessas dúvidas. Confira os assuntos que vamos abordar: 

  • Qual a diferença entre preço e valor?
  • Considere seu valor na precificação.
  • Como agregar valor na precificação do serviço mecânico?
  • 4 passos mais importantes para fazer a precificação do serviço mecânico.
  1. Faça uma Pesquisa de Mercado
  2. Identifique seu Público-Alvo
  3. Calcule seus custos
  4. Defina o lucro desejado
  • Conclusão

 

Qual a diferença entre preço e valor?

A princípio, parecem significar a mesma coisa, mas não. E conhecer a diferença entre preço e valor poderá ser o grande diferencial da sua oficina. 

Preço é número, é o dinheiro que é pago pelo serviço, enquanto que o valor é a percepção que o cliente tem de que o serviço é bom ou ruim. 

O preço é geralmente determinado pelo mercado, ao passo que o valor, por ser subjetivo, pode variar de acordo com as necessidades e os desejos do cliente. 

Ao definir o preço de um serviço, você deve ter em mente o valor que ele oferece. 

Se o preço for muito alto, os clientes podem não estar dispostos a pagar por ele, mesmo que ele seja valioso. 

Se o preço for muito baixo, os clientes podem não acreditar na qualidade do  serviço e desistir na hora.

 

Considere seu valor na precificação

Só para exemplificar, imagine a seguinte situação: você e seu concorrente mais próximo oferecem um serviço pelo mesmo preço. 

Acontece que a maioria dos clientes prefere fazer o serviço com você e não com o concorrente. Por que será?

Bom, isso pode indicar que seu serviço tem mais qualidade e maior garantia, por exemplo. Isso deixa os clientes mais confiantes com o resultado do serviço. 

Contudo, se é assim, é justo os dois serviços terem o mesmo preço? Não. Por que? A resposta é que um serviço tem mais valor que o outro. 

Sem dúvida, na hora de fazer a precificação do serviço mecânico, leve em consideração o valor que seus clientes atribuem à sua oficina. 

Além disso, corresponda a esta expectativa agregando cada vez mais valor ao seu serviço. 

 

Como agregar valor na precificação do serviço mecânico?

Em suma, agregar valor ao serviço é o mesmo que agregar benefícios ao cliente, é fazer mais por ele, além da boa qualidade do trabalho. 

Existem muitas maneiras de entregar este algo mais, que faz toda a diferença na hora da decisão de compra do cliente. Veja algumas:

  • Primeiramente, tenha um serviço de qualidade. Isso significa ter mecânicos qualificados e experientes, que usem as ferramentas e equipamentos mais modernos. Também significa realizar diagnósticos precisos e recomendar as peças e serviços corretos.
  • Faça um bom atendimento ao cliente. Quer dizer, seja educado e prestativo, responda às perguntas dos clientes de forma clara e concisa, além de mantê-los atualizados sobre o status do carro.
  • Ofereça garantia de seus serviços. Isso dará aos clientes a certeza de que eles estão recebendo um serviço de qualidade e que serão reembolsados se houver algum problema. Isso aumenta a credibilidade e a autoridade da oficina mecânica em comparação com a concorrência.
  • Gratifique com serviços adicionais. Além dos serviços de manutenção e reparo, você também pode oferecer serviços adicionais, como troca de óleo, lavagem, polimento e instalação de acessórios, dependendo da necessidade do cliente.
  • Ofereça descontos e promoções. Este tipo de ação de marketing cria uma movimentação maior em torno da oficina mecânica e a coloca em evidência no mercado. Isso pode ajudar a atrair novos clientes e manter os clientes atuais satisfeitos. 
  • Conecte-se com seus clientes nas Redes Sociais. Esta é também uma ação de marketing muito importante. É uma ótima maneira de se manter em contato com seus clientes, compartilhar informações sobre seus serviços,  promoções e responder suas perguntas.
  • Crei um programa de fidelização de clientes. Isso pode dar aos clientes descontos ou benefícios especiais por voltarem à sua oficina mecânica. Lembre-se, cliente fidelizado aceita até pagar um pouco mais para continuar recebendo os benefícios agregados.

 

4 passos mais importantes para fazer a precificação do serviço mecânico.

Antes de mais nada, vamos dar uma olhada nas opções disponíveis, cada uma com prós e contras. Veja:

Você pode cobrar por hora – É importante ser transparente e cobrar exatamente as horas trabalhadas na realização do serviço. Antes, você precisa fazer o cálculo de quanto custa a sua hora de trabalho. Porém, por mais experiente que você seja, é difícil prever exatamente o tempo que leva para executar o serviço. Sem contar que há problemas de maior e menor complexidade, o que torna esta modalidade pouco utilizada. 

Cobre pelo diagnóstico – Uma consulta médica é, da mesma forma, um diagnóstico, certo? Com o mecânico não é diferente. Uma vez que são necessários anos de experiência e muito preparo para fazer o diagnóstico correto de um problema no carro. Assim sendo, muitos mecânicos acabam incluindo este serviço no orçamento final. Mais uma vez, destaca-se a transparência com o cliente. 

Ou cobre pelo serviço – Esta é a modalidade normalmente praticada, por ser mais simples de cobrar. É como se o serviço fosse um produto fechado. Em alguns casos, os mecânicos chegam a fazer uma tabela de preços e serviços, prevendo o valor de cada etapa, peça, ferramentas e o tempo dedicado ao trabalho. É nesse ponto que é importante saber se os valores podem ou não comprometer a saúde financeira da oficina.  

 

Passo a passo da precificação do serviço mecânico

1. Faça uma Pesquisa de Mercado

Para definir o preço de seus serviços, você deve primeiro fazer uma pesquisa de mercado e avaliar a situação como um todo. Em outras palavras, saber se o preço praticado nas outras oficinas está alto, baixo e como isso pode trazer dificuldade para o seu negócio. Com essas informações, você terá uma noção de quanto cobrar. Além disso, é importante entender o contexto em que sua empresa está inserida, como a concorrência, a demanda e a qualidade dos seus serviços.

2. Identifique seu Público-Alvo

Passo importantíssimo. Quem são seus clientes? Quais são suas necessidades e orçamentos? A partir dessa informação, você pode determinar o preço que é justo para seus clientes e que permite que você obtenha um lucro. Por exemplo, se sua oficina atende pessoas da classe A, você pode cobrar preços mais altos do que a oficina que atende a classe C. De fato, algumas pessoas têm mais dinheiro para gastar em seus carros do que outras, que têm orçamentos mais limitados.

 

3. Calcule seus custos

Se você não levar seus custos em conta, você pode ter perda de lucratividade. Por isso, você deve incluir todos os seus custos no cálculo do preço de seus serviços, incluindo: custo das peças trocadas, custo do frete, custo da mão de obra, custos fixos indiretos, como água e eletricidade, investimentos em estratégias de marketing, entre outros. O custo é o patamar mínimo da variação de preço. Nada pode ser cobrado abaixo disso, ou sua oficina começará a dar prejuízo. 

 

4. Defina o lucro desejado

A margem de lucro é a porcentagem que você vai aplicar sobre o custo total do serviço ou de um conjunto de serviços, para que sua oficina possa ter uma operação lucrativa. Em seguida, busque encontrar um valor que atenda sua necessidade de lucro, seja competitivo no mercado e compatível com os valores agregados que sua oficina oferece aos clientes. Ou seja, ao ver o preço, o cliente precisa enxergar os benefícios que está levando para ele e seu carro. 

 

Conclusão

Em resumo, o equilíbrio é a palavra-chave para a precificação. Ela é uma das decisões mais importantes que o proprietário de oficina mecânica precisa tomar. 

Os preços devem ser bem ajustados, o suficiente para cobrir os custos e gerar lucro, mas também competitivos o suficiente para atrair e manter os clientes. 

Outro ponto importante nesse processo é a geração de valor. Quanto mais benefícios a oficina entrega ao cliente, mais margem ela tem para posicionar os preços em patamares mais lucrativos. 

Gostou do nosso artigo? Pois então continue acessando os conteúdos do Blog da Engecass Elevadores Automotivos. Aqui você encontra um mundo de informações para deixar sua oficina no caminho do sucesso.

Volte sempre!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

0 comentários