A rampa de alinhamento é um equipamento adaptável a qualquer alinhador, seja ele laser, digital, 3D ou óptico. Além disso, ela auxilia seus colaboradores a executarem os serviços de alinhamento nos automóveis.

Outro equipamento que também é importante para fazer um alinhamento preciso dos veículos é o alinhador 3D. Ele tem uma tecnologia que permite você acertar nas medições, te ajuda a aumentar a produtividade e tem um excelente custo benefício.

No entanto, quando você conta com o alinhador e a rampa de alinhamento de direção a sua produtividade aumenta e você oferece segurança para a sua equipe que fará a manutenção preventiva no automóvel do seu cliente. Além disso, a rampa de alinhamento é tão importante quanto um alinhador digital e um balanceador de rodas.

E então, para você conferir tudo sobre a rampa automotiva preparamos este artigo. Nele também vamos explicar como escolher o melhor equipamento para o seu negócio. Ficou interessado em conferir o assunto? Continue lendo o nosso post!

Alinhador 3D de direção | Conheça e peça seu orçamento | Engecass Equipamentos Automotivos

Como é realizado o alinhamento de direção 3D?

Quando uma pessoa entra no auto center, o primeiro passo é verificar o modelo do automóvel e inseri-lo no programa de computador que acompanha os alinhadores 3D. Após alguns segundos, o equipamento apresenta as medições recomendadas conforme o modelo do carro.

Em seguida, você prepara o automóvel para a medição. Nessa hora, a rampa de alinhamento é importante, pois é ela que irá garantir a agilidade e segurança na elevação do veículo. Além disso, é simples usar a rampa. Basta colocar as rodas dianteiras e traseiras sem nenhum problema.

Após o automóvel ser posicionado no equipamento e elevado, os sensores de lasers presentes no alinhador 3D começam a funcionar e a fazer as medições. Depois deste procedimento, o profissional poderá ajustar o equipamento e devolver o veículo alinhado para o cliente.

Entretanto, mesmo com toda essa facilidade de operação, você deve saber que nem todas as rampas automotivas são a mesma coisa.

Contudo, vale lembrar que a agilidade e segurança na elevação do veículo influenciam diretamente na produtividade dos funcionários da oficina mecânica. E você sabe, quanto maior a produtividade, mais alinhamentos serão executados em menos tempo.

Como escolher a rampa de alinhamento?

Analise a experiência do fabricante

O aumento no número de oficinas mecânicas e auto centers no Brasil também possibilitou o surgimento de novos fabricantes de equipamentos automotivos, o que por um lado é bom para o consumidor. Contudo, a melhor maneira de assegurar a competência de um fabricante não é o preço ou marketing, mas a sua experiência no mercado automotivo.

Observe as especificações técnicas

As medidas e limites de pesos das rampas de alinhamento podem variar de acordo com o fabricante e/ou modelo. Por isso, antes de realizar qualquer compra, o ideal é consultar as especificações técnicas do equipamento e verificar se elas estão compatíveis com as necessidades do seu negócio.

Veja se o fabricante oferece assistência técnica

Assim como qualquer outro equipamento automotivo, as rampas de alinhamento estão suscetíveis às falhas técnicas e, por isso, você deve adquirir o equipamento de quem tem história no mercado. Opte também por equipamentos de quem oferece assistência técnica integral e qualificada. Isso evitará problemas futuros com seu equipamento.

Pergunte sobre a garantia

É importante você perguntar sobre a garantia. Afinal, nem todos os fabricantes de equipamentos cumprem com ela. A garantia é um direito seu como consumidor. Portanto, tire todas as suas dúvidas sobre o assunto com o profissional responsável por isso.

Como é feita a instalação do equipamento?

Instale o equipamento em uma superfície sólida, plana e nivelada. A rampa de alinhamento da Engecass se encaixa perfeitamente no piso. No entanto, se você deseja um equipamento preciso e seguro deverá chumbá-lo no chão. Para montá-lo, posicione a plataforma direita da sua rampa sobre sua respectiva base.

Em seguida, fixe as plataformas com os pinos correspondentes e coloque anéis elásticos. Para facilitar a montagem, use um cavalete como apoio. Observe que a base direita possui apenas um furo para a passagem de mangueira de ar. Faça o mesmo procedimento com a plataforma esquerda e trave ambas com a travessa.

Trave bem os quatro parafusos e verifique se as plataformas estão esquadrejadas e travadas. Para isso, veja se o espaço entre as extremidades são iguais. Em seguida, posicione o cavalete nos olhais, prenda-o com um pino e os anéis elásticos. Coloque os pistões, posicione os apoios de modo que fiquem alinhados com o cavalete, ajuste a altura da rampa e aperte-a contra a porca de apoio.

[e-book] Como precificar o valor da hora de mão de obra? | Baixar grátis | Engecass

Quais os tipos de rampa de alinhamento oferecidos pela Engecass?

Rampa de Alinhamento RAE – 4000 Plus

A RAE-4000 Plus é uma das rampas de alinhamento disponíveis no mercado. Ela é fabricada pela Engecass e tem um ano de garantia. O equipamento é adaptável a todos os tipos de alinhadores computadorizados como comum ou 3D. Com ela é realizada toda a operação por controle remoto e os serviços executados são mais ágeis e fáceis, dependendo apenas de um profissional para operar o equipamento.

Rampa para Alinhamento Pneumática – 4000 Kg

A rampa de alinhamento pneumática RAP 4000 é utilizada para atender veículos com distância entre eixos de até 3.600 mm. Ela facilita o alinhamento nos auto centers. É um equipamento que permite uma melhor visualização do serviço a ser executado, proporcionando assim conforto ao mecânico na execução do trabalho. Entre as vantagens dessa rampa está a facilidade na manutenção e a adaptação para ser utilizada junto a vários tipos de alinhadores.

Agora que você aprendeu a escolher a rampa de alinhamento, não terá mais dúvidas sobre a que será melhor para o seu tipo de negócio, não é verdade?

Quer saber um pouco mais sobre a rampa de alinhamento de direção? Acesse o nosso próximo post e saiba como funciona o equipamento!