Escolha uma Página

No Brasil, há 52 milhões de automóveis circulando pelas ruas. Isso revela uma situação preocupante, que é como dar o destino correto para esses veículos, depois que eles deixarem de circular. Neste caso, a reciclagem automotiva se torna uma grande solução para o problema. Mas você sabe o que é reciclagem automotiva e qual é a sua importância?

Neste post, você vai aprender que a reciclagem automotiva colabora para a sustentabilidade automotiva. Além disso, o mercado brasileiro tem um grande potencial para esse tipo de serviço.  Você que é proprietário de auto center, oficina mecânica ou loja de automóveis precisa entender um pouco do assunto. Afinal, dessa forma poderá orientar o seu cliente quando ele precisar se desfazer do veículo, não é mesmo?

Pois então, para você que deseja entender sobre esse tema, continue com a gente e confira o nosso post!

O que é a reciclagem automotiva?

A reciclagem automotiva tem um importante papel em relação a sustentabilidade automotiva. Segundo o Instituto Nacional de Reciclagem Automotiva (INRA), com o descarte correto dos veículos e a reutilização de suas peças será garantida uma melhoria no ecossistema.

O que é a reciclagem automotiva?

Além disso, haverá maior desenvolvimento social e econômico, com o surgimento de um novo mercado de comercialização de peças recicladas ainda incipiente no Brasil.

Implementada em 2015, a Lei 12. 977, que regula e disciplina a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres, foi criada com o objetivo de oferecer segurança pública à população.

A ideia é que todo o processo de desmontagem do automóvel seja rastreado, desde a arrematação do veículo/sucata no leilão até o descarte ou a comercialização das suas peças.

Como funciona a reciclagem automotiva?

Para trabalhar com a reciclagem automotiva é preciso ter muito cuidado e atenção. Em primeiro lugar, é feita uma descontaminação do automóvel, onde são retirados gases e fluídos. Em seguida, o carro é desmontado e as peças separadas, avaliadas e classificadas.

As que são consideradas em perfeito estado ou que têm poucas avarias recebem uma espécie de código digital que garante a sua procedência e a rastreabilidade para serem direcionadas à venda. As que não possuem mais utilidade são encaminhadas para empresas que fazem a reciclagem correta do material.

Para que o serviço seja feito corretamente é necessário escolher as ferramentas certas, como a serra sabre. Também é importante usar uma retífica para polir e corrigir todos os componentes de metal.

Caso você queira trabalhar neste ramo, há necessidade de uma bateria para cada tipo de ferramenta. No entanto, há ferramentas que utilizam uma única bateria e facilitam o dia a dia da indústria da reciclagem automotiva.

Quais os benefícios da reciclagem automotiva?

Além de trazer grandes benefícios econômicos, a reciclagem automotiva representa sustentabilidade automotiva. Ela contribui de maneira positiva para o meio ambiente.

Só para você ter ideia, estima-se que um carro reciclado equivale menos de 3,700 Kg de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

Além disso, durante o processo de desmonte, fluídos e outros materiais que não são aproveitados, ao serem destinados de maneira correta, diminuem o risco de contaminação do solo e da água e evita doenças e criadouros de mosquitos, como o que transmite a dengue.

Por que há no mercado brasileiro um grande potencial para a reciclarem automotiva?

Ainda há no Brasil poucas empresas de reciclagem automotiva. Segundo o Sindicato das Empresas de Sucata de Ferro e Aço apenas 1,5% da frota automotiva é reciclada. No entanto, isso deve mudar, porque as vantagens para os empreendedores, clientes e meio ambiente são grandes.

Além disso, ao reciclar um automóvel, você diminui o roubo de veículos e as pessoas têm a oportunidade de comprar uma peça usada e muitas vezes conservada até 70% mais em conta. Uma boa para quem precisa de dar uma reformada em seu carro usado ou também fazer negócios com outras empresas do ramo automotivo, não é mesmo?

Viu como é importante a reciclagem automotiva? Agora que você entende sobre o assunto, que tal conscientizar seus clientes sobre a importância de reaproveitar as peças do automóvel? Com certeza, o meio ambiente agradecerá a sua atitude e você poderá praticar cada vez mais a sustentabilidade.

Quer continuar bem informado com a gente? Acesse o nosso próximo post e conheça o mercado e o futuro da reparação automotiva!

Curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades