Inegavelmente, a internet é hoje um indispensável canal de comunicação para praticamente todos os segmentos. Sua importância também é inquestionável no setor de reparação automotiva. Porém, uma dúvida sempre passa pela cabeça dos mecânicos: como escolher a melhor estratégia de redes sociais para oficina mecânica?
Na correria do dia a dia, muitos mecânicos acabam deixando de lado o marketing digital por não contar com a ajuda de profissionais especializados nesta área.
Contudo, isso pode ser muito arriscado. Primeiro, porque compromete o crescimento da empresa e, por outro lado, ela perde espaço para a concorrência.
Por isso, leia este artigo até o final. Nós vamos ajudar você a criar suas estratégias de redes sociais para oficina mecânica. Veja os assuntos que vamos abordar.
- O que é presença digital?
- Por que é importante atuar na Internet
- Como criar a sua estratégia de Redes Sociais para Oficina Mecânica
- Defina quais redes sociais usar
- Crie um perfil profissional
- Planeje as publicações
- Relacionamento é a prioridade
- Mantenha a frequência
- Como tirar o melhor proveito das Redes Sociais para Oficina Mecânica
- Conclusão
O que é presença digital?
Em suma, a presença digital diz respeito ao espaço ocupado por sua marca no ambiente da internet. Ou seja, é como sua empresa se posiciona e se comunica nos diferentes meios digitais, como redes sociais, por exemplo.
Ao contrário do que muita gente pensa, a presença digital não pode ser pautada pela criação de perfis em todas as redes sociais. Estar em todo lugar e de qualquer jeito não vai trazer resultado para sua empresa.
É preciso ter estratégia e saber qual tipo de conteúdo será postado em cada uma e também verificar se ele realmente tem a ver com o seu público.
Isso inclui todos os conteúdos produzidos e compartilhados pelo negócio, assim como as interações e o relacionamento estabelecido com os consumidores nesses canais online.
Lembre-se, a presença digital influencia diretamente a imagem e a visibilidade da empresa no mercado.
Você encontra mais informações sobre presença digital no site do Sebrae.
Por que é importante atuar na Internet
As oficinas mecânicas, em geral, trabalham muito com indicações e elas são fruto da boa imagem e da confiança que despertam nos clientes. Daí, a importância do tradicional boca a boca.
Pois é exatamente isso que acontece nas redes sociais: o boca a boca digital.
Uma pesquisa realizada em janeiro de 2023 pela consultoria ‘Offerwise’ mostra que nove em cada dez brasileiros pesquisam na internet antes de comprar.
Portanto, se o consumidor não encontrar informações sobre sua oficina mecânica nos canais digitais, você certamente vai perder a venda.
Como criar a sua estratégia de Redes Sociais para Oficina Mecânica
Como vimos, para ter presença digital não basta sair publicando qualquer coisa, em qualquer lugar e de qualquer jeito.
É preciso ter um plano bem elaborado, de acordo com objetivos pré-estabelecidos, para que as ações de marketing digital possam ajudar a manter sua marca na mente dos consumidores.
Mas, como fazer este plano? Veja passo a passo:
1. Defina quais redes sociais usar
Não é porque este ou aquele empresário usa esta ou aquela rede social que você também deve usar. Pelo contrário. Você deve estar presente nas redes sociais que seus clientes atuais e potenciais utilizam. Para saber exatamente quais são, faça uma pesquisa. Isso ajuda até a distribuir melhor suas comunicações, ou seja, a rede social com maior presença de seus clientes deve receber prioridade.
2. Crie um perfil profissional
Identificadas as redes sociais, crie um perfil profissional para sua empresa em cada uma. Não utilize seu perfil pessoal para isso, ok? Coloque o nome da oficina e o logotipo, além de uma boa foto da fachada e também do ambiente de trabalho. Assim, sua empresa será facilmente identificada. Coloque o máximo de informações possível e mantenha os perfis atualizados, com publicações frequentes.
3. Planeje as publicações
Não publique apenas seus produtos e serviços. Tente postar conteúdos que possam chamar a atenção dos seus clientes. Por exemplo: dicas de manutenção no dia a dia, curiosidades sobre partes do carro que poucos sabem, vídeos sobre a rotina na mecânica, dicas de como melhorar a direção, informações sobre o que prestar atenção antes de ir viajar, além de falar de suas promoções e notícias da oficina.
4. Relacionamento é a prioridade
Busque interagir com as pessoas que curtem as páginas da sua oficina mecânica. Pense em formas de fazer com que os usuários comentem nos posts. Pergunte se eles têm alguma dúvida ou se desejam saber sobre algum assunto relacionado ao que foi postado. Nunca deixe de responder a cada um. Vá testando as possibilidades para ver o que gera mais engajamento da sua audiência.
5. Mantenha a frequência
Não exagere, nem para mais, nem para menos. Postar demais aborrece as pessoas e, ao mesmo tempo, quem não aparece não é lembrado. Tente manter a frequência: três a cinco postagens por semana, sempre nos mesmos dias e horários. Isso ajuda a manter o hábito dos consumidores. São estas postagens regulares que consolidam a presença digital da sua oficina nas redes sociais.
Como tirar o melhor proveito das Redes Sociais para Oficina Mecânica
Há várias opções de redes sociais disponíveis, cada uma com suas características que, a depender do gosto de seus clientes, poderão trazer maior ou menor resultado para sua oficina mecânica.
Depois que forem identificadas, valerá a pena dedicar um tempo para estudá-las e descobrir como tirar o melhor proveito para seu negócio.
Para ajudar no início deste planejamento, vamos elencar aqui as redes sociais que mais têm dado resultado.
Facebook: é a rede social mais popular do mundo, com mais de 116 milhões de usuários ativos no Brasil. É uma plataforma versátil, que pode ser usada para diferentes objetivos, como marketing, vendas, relacionamento com clientes e geração de leads. O público do Facebook tende a ser de adultos jovens a mais idosos, com classes sociais e interesses diversificados.
Instagram: é uma rede social focada em fotos e vídeos. É uma ótima plataforma para oficinas que desejam mostrar seus produtos ou serviços de forma visual. O público do Instagram é predominantemente jovem, com idades entre 18 e 34 anos.
LinkedIn: é uma rede social profissional. É uma boa plataforma para oficinas que desejam se conectar com potenciais clientes e parceiros de negócios. O público do LinkedIn é composto por profissionais de todas as áreas, de diferentes níveis de experiência.
Twitter: é uma rede social focada em mensagens curtas, conhecidas como tweets. É uma boa plataforma para oficinas que desejam compartilhar notícias, informações e atualizações com seus clientes. O público do Twitter é composto por pessoas de todas as idades, mas é predominantemente jovem e urbana.
TikTok: é uma rede social focada em vídeos curtos e divertidos. É uma boa plataforma para oficinas que desejam se conectar com um público jovem e descolado. O público do TikTok é composto por pessoas de todas as idades, mas é predominantemente jovem, com idades entre 13 e 24 anos.
Conclusão
Pelo exposto, você deve ter percebido que, mais do que ‘estar’ na internet, as oficinas mecânicas precisam ‘atuar’ nas redes sociais, interagir com as pessoas e criar relacionamento com seus clientes.
Uma boa estratégia de redes sociais para oficina mecânica ajuda a aumentar as visitas ao site e à própria oficina, confere autoridade, ajuda a divulgar a marca, além de reduzir os custos com marketing.
Outro fator importante é a possibilidade de atrair novos clientes, com o boca a boca digital, criando novas oportunidades de negócios para a oficina.
A Engecass Elevadores Automotivos quer ser parceira das oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias que desejam dar um salto de qualidade em suas estratégias de crescimento.
Para ter acesso a mais conteúdos como este, acesse nosso Blog e cadastre-se para receber mais dicas.
Aproveite e siga nossas redes:
0 comentários