A frota de carros no Brasil está envelhecendo a cada ano que passa. Este processo, que começou em 2014, revela que há mais carros rodando por mais tempo e, portanto, ficam mais propensos a precisar de manutenção. Por isso, neste artigo você vai saber o que não pode ficar de fora na revisão de carros usados.
O acompanhamento da idade média dos veículos no país é realizado pelo Sindipeças, o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, que emite um relatório anual.
Veja o roteiro:
- O envelhecimento da frota de veículos
- O impacto no mercado de reparação automotiva
- Veja os 5 maiores pontos de atenção na revisão de carros usados
- O motor
- A transmissão
- Os freios
- Os pneus
- A suspensão
- Como faturar mais com a revisão de carros usados
- Alerte o cliente sobre as revisões periódicas
- Crie um programa de fidelidade
- Esteja sempre em contato com o cliente
- Conclusão
O envelhecimento da frota de veículos
De acordo com o estudo do Sindipeças, em 2022 a idade média dos automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus foi de 10 anos e 7 meses, o que representou aumento sobre os 10 anos e 3 meses de 2021.
A pesquisa também mostra um crescimento de apenas 0,6% no número total de veículos circulantes, o que representa 46,9 milhões de unidades.
Desse total, as faixas de envelhecimento fica assim:
- Até 5 anos de idade – 23,8 %
- De 6 a 15 anos de idade – 56,5 %
- Acima de 15 anos de idade – 19,8 %
O impacto no mercado de reparação automotiva
Mais carros rodando e com idade mais avançada geram um aumento de demanda para as oficinas mecânicas.
Segundo o site Reparação Automotiva, este ano o volume de negócios deve ficar próximo de R$ 70 bilhões.
Este número considera valor de peças, serviços em mecânica, funilaria e lanternagem, mas não contabiliza gastos com acessórios e pneus, por exemplo.
Em outras palavras, é uma excelente oportunidade para investir em mais equipamentos e fazer sua oficina também crescer neste ambiente favorável.
Veja os 5 maiores pontos de atenção na revisão de carros usados
Fazer regularmente a revisão de carros usados é muito importante para garantir a segurança e o bom funcionamento do veículo.
Por isso é fundamental ficar de olho nos principais pontos da revisão para evitar gastos desnecessários e problemas com o desgaste de peças.
Além disso, a revisão também pode ajudar a identificar possíveis problemas ainda ocultos, o que certamente vai evitar acidentes ou outras situações perigosas.
Veja quais são os 5 principais pontos da revisão de carros usados:
- O motor: este é o primeiro local de checagem. Verifique o nível de óleo, o nível de água e o nível do fluido de freio. Também examine se há vazamentos ou outros problemas.
- A transmissão: também é muito importante porque garante que a força produzida pelo motor chegue às rodas do veículo. Veja se a transmissão está funcionando corretamente e se não há vazamentos.
- Os freios: O sistema de freios nunca deve ser negligenciado na hora da revisão de carros usados. Além da atenção aos vazamentos, vale checar material de atrito, disco, pastilha, tambor e sapata.
- Os pneus: têm contato direto com o solo e são responsáveis pela estabilidade, frenagem e segurança do veículo. Por isso, observe a pressão dos pneus, o desgaste e se há rachaduras ou outros danos.
- A suspensão: este sistema é dos mais importantes do automóvel e precisa passar por inspeções a cada 10 mil km. Confira o estado dos amortecedores, molas, bandeja, buchas, pivô, entre outros.
Além destes 5 pontos destacados, existem vários outros que também merecem sua atenção durante uma revisão de carros usados.
Você pode incluir em seu checklist: direção, carroceria e o interior do veículo, de uma maneira geral.
Examine também: sistema de arrefecimento, filtros de ar, combustível e ar condicionado, sistema de iluminação e itens periféricos, como travas elétricas e vidros.
Como faturar mais com a revisão de carros usados?
Todo fabricante automotivo oferece um manual com as informações sobre o veículo, inclusive quando deve ser revisado e quais peças devem ser inspecionadas ou trocadas.
O intervalo entre as revisões varia de acordo com o fabricante, mas geralmente é de seis meses ou dez mil quilômetros.
Uma revisão também é necessária antes de qualquer viagem para averiguar o estado geral do veículo.
Durante a revisão, a oficina deve cuidar de todos os detalhes para garantir a segurança do veículo.
Por isso, o mecânico deve colocar o carro em um elevador automotivo de qualidade para verificar se todas as peças e componentes da parte inferior do veículo estão em pleno funcionamento.
Alerte o cliente sobre as revisões periódicas
Ao lembrar o cliente no momento certo de fazer a revisão periódica, as oficinas podem ajudar na construção de um bom relacionamento e também no aumento do faturamento.
O mecânico pode combinar com o cliente em mandar avisos com antecedência. Pode ser através de uma ligação telefônica, SMS, WhatsApp ou e-mail.
Crie um programa de fidelidade
As oficinas também podem recompensar clientes frequentes com programas de fidelidade para garantir mais faturamento a partir da recorrência.
Existem vários modelos. O importante é que os clientes sintam que estão recebendo algo por sua lealdade.
Por exemplo, você pode oferecer uma troca de óleo grátis a cada dez trocas. Com a recompensa, o cliente fará questão de ir até sua oficina as dez vezes seguidas.
Esteja sempre em contato com o cliente
Use ferramentas tecnológicas para estar sempre presente na vida do seu cliente. Você pode usar aplicativos, sites, redes sociais, além de e-mails e SMS, como já falamos aqui.
Isso economiza tempo, dinheiro e facilita a vida do cliente, caso ele queira acompanhar o andamento da revisão do seu carro.
O uso de Marketing Digital pode ajudar a oficina a alcançar novos clientes e promover seus serviços, além de oferecer dados que podem ajudar a oficina a identificar tendências e padrões de comportamento dos clientes.
Conclusão
De fato, fazer revisão de carros usados pode se tornar uma grande oportunidade para as oficinas mecânicas.
Primeiramente, porque o mercado está favorável, em função do envelhecimento da frota circulante. Em segundo lugar, porque investir com o mercado aquecido é muito mais seguro.
Caso você pense em expandir sua oficina mecânica ampliando os serviços de revisão de casos usados, entre em contato com o especialista da Engecass Elevadores.
Ele vai ajudar você a escolher o melhor elevador automotivo para sua oficina, além de oferecer uma ampla linha de produtos que vão deixá-la moderna e tecnologicamente atualizada.
0 comentários