Cliente chega reclamando que o motor do carro está travando. Você abre o capô e já dá de cara com o cabeçote do motor todo sujo e encrostado de óleo. Resumo da história: o cliente não realizou as revisões necessárias e agora vai enfrentar muito mais dor de cabeça para arrumar o carro.
Um cenário como esse, infelizmente, não é tão incomum. Porém, se você acha que esse é um problema somente do cliente e que, portanto, está ganhando mais já que o conserto fica mais caro, está bem enganado.
Melhor do que fazer uma grande venda anual, é fazer vários negócios pequenos ao longo do ano. Por esse motivo, é tão importante incentivar seus clientes a manter as revisões sempre em dia.
Mas como fazer isso e conquistar vendas mais estáveis na sua oficina?
Entendendo a importância da revisão do carro
Qualquer tipo de equipamento possui um período de vida útil, referente ao tempo que o item leva para parar de ser funcional. Isso porque o tempo e o uso contínuo dos equipamentos fazem com que eles sofram desgastes que vão afetando sua funcionalidade.
Para evitar que os problemas ocorram antes da hora e aumentar a vida útil de um equipamento existem as chamadas revisões. Uma revisão é a checagem completa de um equipamento e seus componentes, a fim de evitar quebras, falhas ou acidentes.
É exatamente assim que funciona com um carro. Como o automóvel é um meio de transporte que está exposto a vários agentes, como as condições do tempo e das estradas, além do próprio desgaste das peças, ele precisa periodicamente passar por uma revisão.
Como você bem sabe, acidentes causados por falhas no veículo podem ser graves, e o risco é grande quando não se faz a manutenção preventiva do automóvel. Por isso, a revisão do carro é feita para antecipar eventuais problemas nos diferentes sistemas do veículo e, com isso, deixá-lo em ótimas condições de uso.
Conversando com o cliente sobre a revisão
Ok, talvez você já soubesse tudo isso que falamos acima, mas será que o seu cliente também sabe?
A verdade é que nem todo mundo tem consciência das consequências de furar alguma das revisões do veículo, e é seu papel como profissional automotivo orientá-lo.
Como um bom mecânico, uma rápida olhada no veículo te indicará aqueles clientes que fazem ou não as revisões periódicas. No caso daqueles que não o fazem, você poderá:
- explicar a importância da manutenção preventiva para evitar acidentes, quebra de peças ou parada total do carro;
- mostrar que ao realizar as revisões periódicas o cliente poderá economizar dinheiro, visto que evita problemas mais graves e mais caros de ser consertados;
- orientar quanto aos tipos de revisões e a periodicidade de cada uma delas;
- orientar quanto à necessidade de realizar uma revisão antes de viajar com o carro por trechos longos;
- informar quanto aos procedimentos rotineiros que podem ser realizados pelo próprio cliente para diminuir o desgaste do carro.
Fidelizando para manter a oficina sempre cheia
A fidelização é uma das estratégias mais eficaz para manter seu auto center sempre cheio. Fidelizar custa 7 vezes menos do que conquistar um novo cliente, com o benefícios de possuir o mesmo efeito: trazer novos consumidores para sua oficina.
Quando você fideliza um cliente, além de fazê-lo retornar para as próximas revisões, você faz com que ele traga junto mais uma, duas ou até mais pessoas para também realizar manutenções em seus veículos com você.
Tão importante quanto fechar uma venda é investir em um relacionamento sólido e próximo, que manterá seus consumidores sempre satisfeitos com o serviço prestado.
Para isso, você deve:
- se preocupar em atender seus clientes da melhor forma possível;
- investir em promoções e descontos;
- criar vínculos conhecendo quem são seus clientes assíduos e oferecendo condições especiais para eles;
- investir em estratégias de marketing digital, promovendo sua oficina na internet e criando valor para seus consumidores.
Gostou das nossas dicas? Leia também nosso post com as 3 estratégias fundamentais para seu auto center se destacar e saiba como atrair ainda mais clientes!
0 comentários