Revisões de final de ano: sua oficina mecânica está preparada?

4 dez, 2020 | Dicas para gestão

Como está a sua oficina mecânica para as revisões de final de ano? Confira neste conteúdo diversas dicas para atender melhor suas demandas. 

Apesar de todas as incertezas que 2020 ainda reserva, muitos brasileiros pretendem pegar a estrada e curtir os últimos dias de dezembro longe de casa. Logo, as oficinas mecânicas precisam estar preparadas para a demanda de revisões de final de ano e, claro, prontas para começar 2021 com o pé direito. 

Afinal, além do aumento de serviços, os estabelecimentos precisam ficar atentos também às estratégias específicas para esse período. 

Então, confira as dicas deste post, pois, separamos algumas ideias e sugestões importantes de como se preparar para as revisões de final de ano. 

Brasileiros pretendem pegar a estrada no final de ano  

Se o ano de 2020 reservou algumas surpresas para a sua oficina mecânica, as revisões de final de ano podem servir como uma boa esperança para a retomada dos serviços. Ou pelo menos, boa parte deles!  

Isso porque, segundo um artigo do jornal Estado de Minas, 27% dos brasileiros já alegaram querer pegar a estrada nas festas de final de ano e curtir a virada em outras regiões do país.  

Apesar dos números ainda estarem abaixo da média dos anos anteriores, já gera expectativa positiva para o mercado, incluindo evidentemente, o setor de manutenções automotivas.  

Porém, para tornar a sua oficina mecânica, de fato, uma opção vantajosa e segura para essas revisões de final de ano, é preciso pensar em certos detalhes e agir de forma estratégica. É o que veremos nas dicas a seguir. Confira!  

Como preparar a oficina mecânica para as revisões de final de ano?  

Antes de tudo, é importante entender que este ano está sendo diferente para todos, em diversos fatores. Portanto, assim como qualquer negócio, a sua oficina mecânica, inevitavelmente, precisa se adequar às mudanças de hábitos, às preocupações e exigências de clientes e também às tendências de mercado.  

Em outras palavras, os donos de carros vão querer realizar as revisões de final de ano, dando preferência a serviços otimizados, a atendimentos ágeis, a procedimentos seguros etc.  

Confira as dicas e coloque-as em prática!  

Reforce o compromisso com a segurança  

Do atendimento à prestação do serviço, a segurança é fator imprescindível em qualquer negócio e, portanto, não seria diferente para a sua oficina mecânica.  

Sendo assim, como dica, estabeleça padrões mais seguros em todos os processos de seu estabelecimento, como distanciamento na recepção, agendamento para evitar aglomerações, disponibilidade de álcool em gel no balcão, utilização de máscaras pelos funcionários etc.  

Os mesmos cuidados valem na hora do serviço. Ou seja, busque manter as áreas de manutenção bem sinalizadas, organizadas sem equipamentos espalhados. 

Ofereça mais agilidade nos serviços  

É fundamental que o estabelecimento se comprometa a agilizar as demandas, mas claro, sem abrir mão da qualidade e da segurança.  

E isso só é possível a partir da automatização das atividades, por meio de equipamentos especializados. Ou seja, investir em maquinários e acessórios adequados tende a aumentar a produtividade da oficina mecânica. 

Quer algumas dicas de equipamentos automotivos que fazem toda a diferença nesse quesito? Confere aí!  

  • elevadores automotivos (mais seguros que as tradicionais calhas de oficinas, agilizando os serviços com maior segurança e aproveitamento de espaços);  
  • rampas automotivas (também proporcionam mais segurança e otimização em diversas atividades);  

Anuncie os seus esses diferenciais aos clientes  

Além dos cuidados, precauções e investimentos necessários para as revisões de final de ano em sua oficina mecânica, é fundamental compartilhar as experiências com o público, a fim de transmitir responsabilidade e compromisso no mercado.  

Para isso, busque mostrar que a oficina está preparada para receber os serviços no fim de ano. Aposte em agendamento mais moderno e organizado, confira alguns aplicativos e ferramentas específicas que melhorem a comunicação com o consumidor final e, claro, usufrua das vantagens e benefícios práticos que os equipamentos automotivos oferecem ao seu estabelecimento.  

Enfim, essas são algumas dicas essenciais de como preparar a sua oficina mecânica para as revisões de final de ano e começar janeiro com um horizonte mais promissor para o negócio. Vale a pena reforçar que há muitas oportunidades a serem aproveitadas nesse período, mas é preciso se adequar e investir nas mudanças e tendências que o mercado está preparando daqui para frente.  

Sendo assim, para finalizar, não deixe de conferir alguns dos equipamentos e acessórios automotivos mais modernos e avançados para a sua oficina mecânica em 2021.   

[E-book] 60 Dicas para atrair novos clientes para sua oficina mecânica | Baixar Grátis | Engecass

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

elevador automotivo usado

Elevador automotivo usado: Vantagens e desvantagens

Muitos donos de oficinas mecânicas, no intuito de economizar, acabam optando por investir em equipamentos de segunda mão nos estabelecimentos. No entanto, quando tratamos de maquinários maiores e manuseados com frequência no dia a dia, como o caso de um elevador...

Como aproveitar a tarifa zero de importação de pneus para oferecer troca e balanceamento em seu estabelecimento

Ainda que não oficializado, no início de 2021 o Governo Federal deu indícios de uma possível redução a zero da tarifa de importação de pneus, especialmente por causa das pressões dos caminhoneiros por conta dos aumentos consecutivos dos combustíveis no país.  No...
carros que saíram de linha em 2020

Confira os carros que saíram de linha em 2020

Então 2020 ficou para trás e, junto a este ano um tanto quanto turbulento para o setor automotivo, alguns carros saíram de linha no Brasil após decisões e estratégias comerciais das respectivas montadoras.  Entre as novas tendências de mercado, lançamentos e...
elevador automotivo - ganhei credibilidade na concessionária

Ganhe credibilidade na sua concessionária com o elevador automotivo

Se você tem uma concessionária e quer melhorar os serviços e aumentar a credibilidade com os clientes, temos uma dica essencial: invista em um elevador automotivo de qualidade e agregue mais valor ao estabelecimento. Para entender melhor quais são as vantagens...
tendências no setor automotivo em 2021

5 principais tendências para o setor automotivo em 2021

Entre riscos de uma crise global e a esperança de retomada da vida normal, diversas tendências do setor automotivo surgiram e se estabeleceram nos últimos meses, reforçando como a relação com os veículos é mutável, versátil e flexível. Ou seja, mesmo que muitos donos...

Como otimizar vagas de garagem usando Duplicadores de Vagas

Otimizar os espaços de garagem em edifícios comerciais ou condomínios pode ser mais simples - e viável - do que se imagina. Afinal, os duplicadores de vagas são equipamentos extremamente versáteis, que dispensam obras ou grandes projetos. Portanto, se você tem um...
Elevador automotivo - a imagem mostra uma parte de um elevador automotivo

Elevador automotivo: dicas para conservar o equipamento

Contar com um elevador automotivo de qualidade em sua oficina mecânica é sem dúvida um diferencial estratégico para o negócio, em especial, no que se refere à produtividade e segurança dos serviços.  No entanto, assim como com qualquer outro equipamento, os elevadores...
Elevador automotivo - a importância da manutenção

7 dicas importantes de manutenção preventiva do seu elevador automotivo

Você sabe como fazer a manutenção preventiva do seu elevador automotivo? Leia nosso post e aprenda essas 7 dicas importantes. Coloque-as em prática agora mesmo!

Duplicador de Vagas para garagens

Duplicador de vagas: como aumentar as vagas de garagens em condomínios e prédios

Uma das soluções é utilizar o duplicador de vagas. Ele é um equipamento que permite colocar um carro em cima do outro, com muita segurança e praticidade.

7 equipamentos automotivos indispensáveis em uma oficina mecânica

7 equipamentos automotivos indispensáveis em uma oficina mecânica

Uma pesquisa realizada no final de 2019 apontou que os donos de oficinas mecânicas no Brasil estão mais atentos à gestão de qualidade e aos resultados que certos investimentos podem trazer para os estabelecimentos. E como não poderia ser diferente, quem mais apostou...