Revisões de final de ano: sua oficina mecânica está preparada?

4 dez, 2020 | Dicas para gestão

Como está a sua oficina mecânica para as revisões de final de ano? Confira neste conteúdo diversas dicas para atender melhor suas demandas. 

Apesar de todas as incertezas que 2020 ainda reserva, muitos brasileiros pretendem pegar a estrada e curtir os últimos dias de dezembro longe de casa. Logo, as oficinas mecânicas precisam estar preparadas para a demanda de revisões de final de ano e, claro, prontas para começar 2021 com o pé direito. 

Afinal, além do aumento de serviços, os estabelecimentos precisam ficar atentos também às estratégias específicas para esse período. 

Então, confira as dicas deste post, pois, separamos algumas ideias e sugestões importantes de como se preparar para as revisões de final de ano. 

Brasileiros pretendem pegar a estrada no final de ano  

Se o ano de 2020 reservou algumas surpresas para a sua oficina mecânica, as revisões de final de ano podem servir como uma boa esperança para a retomada dos serviços. Ou pelo menos, boa parte deles!  

Isso porque, segundo um artigo do jornal Estado de Minas, 27% dos brasileiros já alegaram querer pegar a estrada nas festas de final de ano e curtir a virada em outras regiões do país.  

Apesar dos números ainda estarem abaixo da média dos anos anteriores, já gera expectativa positiva para o mercado, incluindo evidentemente, o setor de manutenções automotivas.  

Porém, para tornar a sua oficina mecânica, de fato, uma opção vantajosa e segura para essas revisões de final de ano, é preciso pensar em certos detalhes e agir de forma estratégica. É o que veremos nas dicas a seguir. Confira!  

Como preparar a oficina mecânica para as revisões de final de ano?  

Antes de tudo, é importante entender que este ano está sendo diferente para todos, em diversos fatores. Portanto, assim como qualquer negócio, a sua oficina mecânica, inevitavelmente, precisa se adequar às mudanças de hábitos, às preocupações e exigências de clientes e também às tendências de mercado.  

Em outras palavras, os donos de carros vão querer realizar as revisões de final de ano, dando preferência a serviços otimizados, a atendimentos ágeis, a procedimentos seguros etc.  

Confira as dicas e coloque-as em prática!  

Reforce o compromisso com a segurança  

Do atendimento à prestação do serviço, a segurança é fator imprescindível em qualquer negócio e, portanto, não seria diferente para a sua oficina mecânica.  

Sendo assim, como dica, estabeleça padrões mais seguros em todos os processos de seu estabelecimento, como distanciamento na recepção, agendamento para evitar aglomerações, disponibilidade de álcool em gel no balcão, utilização de máscaras pelos funcionários etc.  

Os mesmos cuidados valem na hora do serviço. Ou seja, busque manter as áreas de manutenção bem sinalizadas, organizadas sem equipamentos espalhados. 

Ofereça mais agilidade nos serviços  

É fundamental que o estabelecimento se comprometa a agilizar as demandas, mas claro, sem abrir mão da qualidade e da segurança.  

E isso só é possível a partir da automatização das atividades, por meio de equipamentos especializados. Ou seja, investir em maquinários e acessórios adequados tende a aumentar a produtividade da oficina mecânica. 

Quer algumas dicas de equipamentos automotivos que fazem toda a diferença nesse quesito? Confere aí!  

  • elevadores automotivos (mais seguros que as tradicionais calhas de oficinas, agilizando os serviços com maior segurança e aproveitamento de espaços);  
  • rampas automotivas (também proporcionam mais segurança e otimização em diversas atividades);  

Anuncie os seus esses diferenciais aos clientes  

Além dos cuidados, precauções e investimentos necessários para as revisões de final de ano em sua oficina mecânica, é fundamental compartilhar as experiências com o público, a fim de transmitir responsabilidade e compromisso no mercado.  

Para isso, busque mostrar que a oficina está preparada para receber os serviços no fim de ano. Aposte em agendamento mais moderno e organizado, confira alguns aplicativos e ferramentas específicas que melhorem a comunicação com o consumidor final e, claro, usufrua das vantagens e benefícios práticos que os equipamentos automotivos oferecem ao seu estabelecimento.  

Enfim, essas são algumas dicas essenciais de como preparar a sua oficina mecânica para as revisões de final de ano e começar janeiro com um horizonte mais promissor para o negócio. Vale a pena reforçar que há muitas oportunidades a serem aproveitadas nesse período, mas é preciso se adequar e investir nas mudanças e tendências que o mercado está preparando daqui para frente.  

Sendo assim, para finalizar, não deixe de conferir alguns dos equipamentos e acessórios automotivos mais modernos e avançados para a sua oficina mecânica em 2021.   

[E-book] 60 Dicas para atrair novos clientes para sua oficina mecânica | Baixar Grátis | Engecass

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários