Como funcionar uma rampa de alinhamento

Saiba como funciona uma Rampa de Alinhamento

Se você trabalha com o setor automotivo, precisa saber que a rampa de alinhamento é um dos equipamentos que não pode faltar na sua empresa.

A rampa produzida pela Engecass é adaptável a qualquer alinhador como laser, óptico, digital ou 3D. Além disso, ela auxilia os colaboradores a executarem serviços de alinhamento nos automóveis.

Sem contar que o equipamento foi desenvolvido por uma equipe qualificada e passou por diversos testes de qualidade e precisão.

No entanto, como funciona a rampa de alinhamento? Neste artigo, você vai entender tudo sobre o assunto. Também vai conhecer os modelos de rampas que a Engecass tem para te oferecer. Ficou interessado? Acompanhe o nosso post!

Como é composta a rampa de alinhamento?

A rampa de alinhamento tem plataformas direita e esquerda. Ela também conta com uma base direita e esquerda.

O equipamento possui um pé de charrete, rampa de acesso, pistão pneumático, prato traseiro móvel, banco, viga para travamento das plataformas, mangueiras para instalação, conexões, anéis elásticos correspondentes aos pinos e eixos de montagem e parafusos para fixação do pé e charrete, e travamento das plataformas.

Como é feita a instalação?

Você deve instalar o equipamento em uma superfície sólida, plana e nivelada. A rampa de alinhamento assenta sobre o piso.No entanto, se você deseja um funcionamento preciso e seguro do equipamento, você deverá chumbá-lo no chão.

Para montá-lo, posicione a plataforma direita da sua rampa sobre a respectiva base, fixe as plataformas com os pinos correspondentes e coloque os anéis elásticos.

Para facilitar a montagem, a nossa dica é: utilize o cavalete como apoio. Observe, em seguida, que a base direita possui apenas um furo para a passagem de mangueira de ar.

Faça o mesmo procedimento com a plataforma esquerda e trave ambas com a travessa. Trave bem os quatro parafusos e verifique se as plataformas estão esquadrejadas e travadas. Para isso, observe se o espaço entre as extremidades são iguais.

Em seguida, posicione o cavalete nos olhais, prenda-os com um pino e os anéis elásticos. Coloque os pistões em suas posições, posicione os apoios de modo que fiquem alinhados com o cavalete (descanso), ajuste a altura da rampa e aperte a contra-porca de apoio.

Como a rampa de alinhamento funciona?

Com a rampa de alinhamento você realiza toda a operação por controle remoto e os serviços executados são mais ágeis e fáceis, dependendo apenas de um profissional para operar o equipamento.

[eBook] Saiba como fazer a Gestão financeira para a sua oficina com o nosso eBook! | Baixar agora | Engecass

Outra vantagem da rampa é que você consegue executar o alinhamento das rodas dianteiras e traseiras com distâncias entre eixos de 1.700 mm até 3.500 mm. Os modelos também contam como opcionais motor, acionamento monofásico e macaco pneumático para suspensão do veículo.

Ainda em relação ao funcionamento da rampa, ele é simples e prático. O operador deverá posicionar o veículo dividido entre a plataforma de elevação.

Suba com o automóvel até que as rodas dianteiras estejam sobre o prato dianteiro e acione a válvula para a elevação da rampa.

Assim, o cavalete se posicionará sozinho no apoio após a alavanca se destravar. Você deverá fechar o ar para que o peso da rampa fique totalmente sobre o descanso.

Para descê-la, basta acionar o pistão e elevar a rampa de alinhamento por alguns centímetros, puxar o descanso e fixá-lo com um cabo de aço, soltar todo o ar dos pistões até que se baixe por completo. É importante que ao subir na plataforma, você puxe o freio de mão do veículo e assim evitem acidentes.

Quais os tipos de rampa?

Rampa de alinhamento RAE – 4000 Plus

Essa rampa de alinhamento tem a capacidade de até 4000 Kg. Ela possui controle remoto, o que facilita e agiliza a execução dos serviços.

Permite ser operada por apenas uma pessoa. Com essa rampa, você executa o alinhamento nas rodas dianteiras e traseiras com distâncias entre eixos de 1.700 mm até 4.300 mm.

Rampa de alinhamento pneumática 4000 kg

A rampa de alinhamento pneumática RAP 4000 atende veículos com distância entre eixos de até 3.600 mm.

Ela facilita o alinhamento de automóveis nas oficinas e auto centers. Além do equipamento ser robusto e ter a capacidade de até 4000 kg, ele permite uma melhor visualização do serviço a ser executado.

A RAP 4000 é uma excelente opção de equipamento porque proporciona ergonomia ao mecânico.

Viu como funciona uma rampa de alinhamento? Agora que você conheceu um pouco mais sobre o equipamento, que tal adquirir uma rampa da Engecass para ajudar em seus trabalhos de manutenção preventiva e reparação?

Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso próximo post e conheça as vantagens da rampa de alinhamento

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.