Saiba como funciona uma Rampa de Alinhamento

30 jan, 2020 | Oficina Mecânica, Rampa de Alinhamento

Se você trabalha com o setor automotivo, precisa saber que a rampa de alinhamento é um dos equipamentos que não pode faltar na sua empresa.

A rampa produzida pela Engecass é adaptável a qualquer alinhador como laser, óptico, digital ou 3D. Além disso, ela auxilia os colaboradores a executarem serviços de alinhamento nos automóveis.

Sem contar que o equipamento foi desenvolvido por uma equipe qualificada e passou por diversos testes de qualidade e precisão.

No entanto, como funciona a rampa de alinhamento? Neste artigo, você vai entender tudo sobre o assunto. Também vai conhecer os modelos de rampas que a Engecass tem para te oferecer. Ficou interessado? Acompanhe o nosso post!

Como é composta a rampa de alinhamento?

A rampa de alinhamento tem plataformas direita e esquerda. Ela também conta com uma base direita e esquerda.

O equipamento possui um pé de charrete, rampa de acesso, pistão pneumático, prato traseiro móvel, banco, viga para travamento das plataformas, mangueiras para instalação, conexões, anéis elásticos correspondentes aos pinos e eixos de montagem e parafusos para fixação do pé e charrete, e travamento das plataformas.

Como é feita a instalação?

Você deve instalar o equipamento em uma superfície sólida, plana e nivelada. A rampa de alinhamento assenta sobre o piso.No entanto, se você deseja um funcionamento preciso e seguro do equipamento, você deverá chumbá-lo no chão.

Para montá-lo, posicione a plataforma direita da sua rampa sobre a respectiva base, fixe as plataformas com os pinos correspondentes e coloque os anéis elásticos.

Para facilitar a montagem, a nossa dica é: utilize o cavalete como apoio. Observe, em seguida, que a base direita possui apenas um furo para a passagem de mangueira de ar.

Faça o mesmo procedimento com a plataforma esquerda e trave ambas com a travessa. Trave bem os quatro parafusos e verifique se as plataformas estão esquadrejadas e travadas. Para isso, observe se o espaço entre as extremidades são iguais.

Em seguida, posicione o cavalete nos olhais, prenda-os com um pino e os anéis elásticos. Coloque os pistões em suas posições, posicione os apoios de modo que fiquem alinhados com o cavalete (descanso), ajuste a altura da rampa e aperte a contra-porca de apoio.

Como a rampa de alinhamento funciona?

Com a rampa de alinhamento você realiza toda a operação por controle remoto e os serviços executados são mais ágeis e fáceis, dependendo apenas de um profissional para operar o equipamento.

Outra vantagem da rampa é que você consegue executar o alinhamento das rodas dianteiras e traseiras com distâncias entre eixos de 1.700 mm até 3.500 mm. Os modelos também contam como opcionais motor, acionamento monofásico e macaco pneumático para suspensão do veículo.

Ainda em relação ao funcionamento da rampa, ele é simples e prático. O operador deverá posicionar o veículo dividido entre a plataforma de elevação.

Suba com o automóvel até que as rodas dianteiras estejam sobre o prato dianteiro e acione a válvula para a elevação da rampa.

Assim, o cavalete se posicionará sozinho no apoio após a alavanca se destravar. Você deverá fechar o ar para que o peso da rampa fique totalmente sobre o descanso.

Para descê-la, basta acionar o pistão e elevar a rampa de alinhamento por alguns centímetros, puxar o descanso e fixá-lo com um cabo de aço, soltar todo o ar dos pistões até que se baixe por completo. É importante que ao subir na plataforma, você puxe o freio de mão do veículo e assim evitem acidentes.

Quais os tipos de rampa?

Rampa de alinhamento RAE – 4000 Plus

Essa rampa de alinhamento tem a capacidade de até 4000 Kg. Ela possui controle remoto, o que facilita e agiliza a execução dos serviços.

Permite ser operada por apenas uma pessoa. Com essa rampa, você executa o alinhamento nas rodas dianteiras e traseiras com distâncias entre eixos de 1.700 mm até 4.300 mm.

Rampa de alinhamento pneumática 4000 kg

A rampa de alinhamento pneumática RAP 4000 atende veículos com distância entre eixos de até 3.600 mm.

Ela facilita o alinhamento de automóveis nas oficinas e auto centers. Além do equipamento ser robusto e ter a capacidade de até 4000 kg, ele permite uma melhor visualização do serviço a ser executado.

A RAP 4000 é uma excelente opção de equipamento porque proporciona ergonomia ao mecânico.

Viu como funciona uma rampa de alinhamento? Agora que você conheceu um pouco mais sobre o equipamento, que tal adquirir uma rampa da Engecass para ajudar em seus trabalhos de manutenção preventiva e reparação?

Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso próximo post e conheça as vantagens da rampa de alinhamento

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários