Saiba como funciona uma Rampa de Alinhamento

30 jan, 2020 | Oficina Mecânica, Rampa de Alinhamento

Se você trabalha com o setor automotivo, precisa saber que a rampa de alinhamento é um dos equipamentos que não pode faltar na sua empresa.

A rampa produzida pela Engecass é adaptável a qualquer alinhador como laser, óptico, digital ou 3D. Além disso, ela auxilia os colaboradores a executarem serviços de alinhamento nos automóveis.

Sem contar que o equipamento foi desenvolvido por uma equipe qualificada e passou por diversos testes de qualidade e precisão.

No entanto, como funciona a rampa de alinhamento? Neste artigo, você vai entender tudo sobre o assunto. Também vai conhecer os modelos de rampas que a Engecass tem para te oferecer. Ficou interessado? Acompanhe o nosso post!

Como é composta a rampa de alinhamento?

A rampa de alinhamento tem plataformas direita e esquerda. Ela também conta com uma base direita e esquerda.

O equipamento possui um pé de charrete, rampa de acesso, pistão pneumático, prato traseiro móvel, banco, viga para travamento das plataformas, mangueiras para instalação, conexões, anéis elásticos correspondentes aos pinos e eixos de montagem e parafusos para fixação do pé e charrete, e travamento das plataformas.

Como é feita a instalação?

Você deve instalar o equipamento em uma superfície sólida, plana e nivelada. A rampa de alinhamento assenta sobre o piso.No entanto, se você deseja um funcionamento preciso e seguro do equipamento, você deverá chumbá-lo no chão.

Para montá-lo, posicione a plataforma direita da sua rampa sobre a respectiva base, fixe as plataformas com os pinos correspondentes e coloque os anéis elásticos.

Para facilitar a montagem, a nossa dica é: utilize o cavalete como apoio. Observe, em seguida, que a base direita possui apenas um furo para a passagem de mangueira de ar.

Faça o mesmo procedimento com a plataforma esquerda e trave ambas com a travessa. Trave bem os quatro parafusos e verifique se as plataformas estão esquadrejadas e travadas. Para isso, observe se o espaço entre as extremidades são iguais.

Em seguida, posicione o cavalete nos olhais, prenda-os com um pino e os anéis elásticos. Coloque os pistões em suas posições, posicione os apoios de modo que fiquem alinhados com o cavalete (descanso), ajuste a altura da rampa e aperte a contra-porca de apoio.

Como a rampa de alinhamento funciona?

Com a rampa de alinhamento você realiza toda a operação por controle remoto e os serviços executados são mais ágeis e fáceis, dependendo apenas de um profissional para operar o equipamento.

Outra vantagem da rampa é que você consegue executar o alinhamento das rodas dianteiras e traseiras com distâncias entre eixos de 1.700 mm até 3.500 mm. Os modelos também contam como opcionais motor, acionamento monofásico e macaco pneumático para suspensão do veículo.

Ainda em relação ao funcionamento da rampa, ele é simples e prático. O operador deverá posicionar o veículo dividido entre a plataforma de elevação.

Suba com o automóvel até que as rodas dianteiras estejam sobre o prato dianteiro e acione a válvula para a elevação da rampa.

Assim, o cavalete se posicionará sozinho no apoio após a alavanca se destravar. Você deverá fechar o ar para que o peso da rampa fique totalmente sobre o descanso.

Para descê-la, basta acionar o pistão e elevar a rampa de alinhamento por alguns centímetros, puxar o descanso e fixá-lo com um cabo de aço, soltar todo o ar dos pistões até que se baixe por completo. É importante que ao subir na plataforma, você puxe o freio de mão do veículo e assim evitem acidentes.

Quais os tipos de rampa?

Rampa de alinhamento RAE – 4000 Plus

Essa rampa de alinhamento tem a capacidade de até 4000 Kg. Ela possui controle remoto, o que facilita e agiliza a execução dos serviços.

Permite ser operada por apenas uma pessoa. Com essa rampa, você executa o alinhamento nas rodas dianteiras e traseiras com distâncias entre eixos de 1.700 mm até 4.300 mm.

Rampa de alinhamento pneumática 4000 kg

A rampa de alinhamento pneumática RAP 4000 atende veículos com distância entre eixos de até 3.600 mm.

Ela facilita o alinhamento de automóveis nas oficinas e auto centers. Além do equipamento ser robusto e ter a capacidade de até 4000 kg, ele permite uma melhor visualização do serviço a ser executado.

A RAP 4000 é uma excelente opção de equipamento porque proporciona ergonomia ao mecânico.

Viu como funciona uma rampa de alinhamento? Agora que você conheceu um pouco mais sobre o equipamento, que tal adquirir uma rampa da Engecass para ajudar em seus trabalhos de manutenção preventiva e reparação?

Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso próximo post e conheça as vantagens da rampa de alinhamento

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...
oficinas mecânicas modernas

16 ferramentas ideais para oficinas mecânicas modernas

Você sabia que existem ferramentas que são ideais para as oficinas mecânicas modernas? Se você ainda não sabe quais, leia o nosso post e conheça cada uma delas!

customização de carros

Customização de carros: Um mercado que cresce no Brasil

Entre as inúmeras oportunidades que o mercado da estética automotiva proporciona aos donos de auto centers e oficinas mecânicas, os serviços de customização de carros têm se destacado como alternativas rentáveis e com excelentes demandas nos últimos anos.  De acordo...
elevador pantográfico móvel

A praticidade do elevador pantográfico móvel na estética automotiva

De acordo com um levantamento recente, a procura por serviços de estética automotiva cresceram quase 90% no período de pandemia, o que aponta - diferente de muitos outros setores - para um aquecimento desse mercado no Brasil.  No entanto, apesar da notícia agradar os...
mecânico automotivo

10 fatores fundamentais em um mecânico automotivo

Quem trabalha como mecânico automotivo sabe bem como o mercado mudou nos últimos anos e como, cada vez mais, os consumidores estão exigentes. Sendo assim, é uma estratégia comercial aprimorar os conhecimentos técnicos para oferecer serviços de alta qualidade.  E isso...
elevador automotivo usado

Elevador automotivo usado: Vantagens e desvantagens

Muitos donos de oficinas mecânicas, no intuito de economizar, acabam optando por investir em equipamentos de segunda mão nos estabelecimentos. No entanto, quando tratamos de maquinários maiores e manuseados com frequência no dia a dia, como o caso de um elevador...

Como aproveitar a tarifa zero de importação de pneus para oferecer troca e balanceamento em seu estabelecimento

Ainda que não oficializado, no início de 2021 o Governo Federal deu indícios de uma possível redução a zero da tarifa de importação de pneus, especialmente por causa das pressões dos caminhoneiros por conta dos aumentos consecutivos dos combustíveis no país.  No...
carros que saíram de linha em 2020

Confira os carros que saíram de linha em 2020

Então 2020 ficou para trás e, junto a este ano um tanto quanto turbulento para o setor automotivo, alguns carros saíram de linha no Brasil após decisões e estratégias comerciais das respectivas montadoras.  Entre as novas tendências de mercado, lançamentos e...