Entenda como a satisfação do cliente beneficia sua oficina mecânica

26 fev, 2019 | Dicas para gestão, Oficina Mecânica | 0 Comentários

Um dos maiores benefícios para a oficina mecânica é a satisfação do cliente. Consumidores satisfeitos servem como um bom indicador para saber como anda o seu negócio.

No entanto, conquistar consumidores é um desafio que requer um esforço diário. Assim, superar as expectativas do público e manter um alto nível de satisfação não é uma tarefa fácil.

Mas porque a satisfação do cliente é tão importante para sua oficina mecânica? Neste artigo, vamos responder suas perguntas . Ficou interessado ? Então, confira!

Amplia os lucros

Quando um consumidor está satisfeito com o serviço, você vê o aumento dos lucros na sua oficina mecânica. A satisfação do cliente também é resultado do treinamento da sua equipe.

Como precificar o valor da hora de mão de obra?

Profissionais treinados demoram menos tempo para resolver as tarefas mais simples. Com isso, você amplia seu escopo de serviços oferecidos e gera mais receita para sua oficina mecânica.

Diminui os custos da sua oficina mecânica

Tente imaginar o esforço que é necessário para conquistar novos clientes . Agora pense no custo que você tem para manter um relacionamento com seu cliente.

Se você já tem uma base conquistada é nela que você tem que investir! Os custos para construir um bom relacionamento com o cliente é relativamente baixo.

Mas, são os próprios clientes que dão o primeiro passo . Satisfeitos, eles demonstram que confiam na sua oficina mecânica para fazer qualquer tipo de reparo ou manutenção preventiva.

Aumenta seus serviços

Quando o cliente está satisfeito, ele retorna com maior frequência a oficina mecânica. Mesmo se for para pequenos reparos .

Ele prefere procurar um bom mecânico de confiança que possa auxiliá-lo. E  isso significa aumento de clientes para sua oficina, auto center ou até loja de automóveis.

Evita crises de imagem

Com a Internet, cada vez mais as marcas são expostas. As redes sociais e sites de reclamações são responsáveis pela reputação de muitas empresas.

Um cliente insatisfeito pode ser prejudicial aos seus negócios. Além disso, dependendo do seu erro, os custos para repará-lo serão muito altos.

Porém, um cliente satisfeito é o  melhor remédio contra qualquer tipo de crise. Ele se torna um grande defensor da sua empresa quando escuta ou lê um comentário ofensivo. O cliente também ajuda a desmentir situações que possam ser “inventadas” por outros clientes.

Fortalece a confiança da sua equipe

A satisfação do cliente fortalece a confiança da sua equipe. Um cliente satisfeito demonstra que você faz uma boa gestão. Além disso, a equipe percebe que o trabalho está sendo executado de forma eficiente. Portanto, a satisfação do cliente melhora a auto estima dos seus colaboradores.

Sabe o que é preciso melhorar

E obviamente que um cliente consegue identificar os pontos fracos da sua oficina. Isso também direciona os seus esforços para melhorar os serviços, o atendimento e o treinamento da sua equipe. Com a percepção do cliente, é possível agir com estratégia para melhorar a gestão da sua empresa.

Implementa as mudanças nos processos

A satisfação do cliente também serve para implementar as mudanças nos processos. Ouvir aqueles que desfrutam de seus serviços é importante para implementar as mudanças reais.

As empresas que aprendem com os erros conseguem adequar seus processos e minimizar as suas falhas. Se seu cliente aponta uma falha, esse processo deve ser melhorado.

Atrai novos clientes

Uma consequência direta da satisfação do cliente é que ele atrai novos clientes. Aqueles que ficaram satisfeitos e se tornaram fiéis consumidores  tendem a indicá-lo para seus amigos.

Atrair mais clientes com a satisfação do cliente

Essa propagação ganhou um efeito muito maior com o avanço das redes sociais. As marcas mais queridas acumulam fãs que se engajam com elas, fazem comentários, dão depoimentos e recomendam seus serviços.

Viu como a satisfação do cliente é importante para sua oficina mecânica? Agora que você já sabe, que tal fazer uma pesquisa de satisfação do cliente para saber se a sua gestão está no caminho certo? Escute e observe o comportamento do seu cliente e melhore os seus processos!

Quer saber como medir a satisfação do cliente em sua oficina mecânica, loja ou auto center? Baixe o checklist da manutenção preventiva para oferecer o melhor serviço!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário Engecass

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

As vantagens de um alinhador 3D Engecass no seu auto center

Estar à frente da concorrência é uma necessidade em mercados competitivos. E quando se trata de serviços de alinhamento de excelência, nada supera a precisão e eficiência de um alinhador 3D. A seguir, descubra as principais vantagens de incorporar esta tecnologia de...
inovações em elevadores automotivos

Quais são as inovações em elevadores automotivos?

Explore as inovações em elevadores automotivos e entenda como elas garantem competitividade, eficiência e segurança para o seu negócio e de seus clientes.

tipos de elevadores automotivos

Tipos de elevadores automotivos: conheça as aplicações!

Ter um elevador automotivo é imprescindível na execução de diversos serviços. Porém, qual é o melhor dos tipos? A ideia deste blog é te ajudar com isso!

Manutenção de carros elétricos: guia completo para oficinas e autopeças

Manutenção de carros elétricos: guia completo para oficinas e autopeças

A manutenção de carros elétricos é diferente! Mas, esse desafio pode ser uma oportunidade para sua empresa, sabia? Veja como oferecer serviços especializados!

7 equipamentos automotivos indispensáveis em uma oficina mecânica

7 equipamentos automotivos indispensáveis em uma oficina mecânica

O mercado automotivo está em constante evolução e as oficinas mecânicas precisam acompanhar esse ritmo para se manterem competitivas.  Investir em novas tecnologias e soluções modernas é uma estratégia essencial visando o aumento da eficiência, precisão e...
Mercado de autopeças: entenda o cenário brasileiro

Mercado de autopeças: entenda o cenário brasileiro

As demandas de consumo do setor automotivo mudaram! E, com isso, o mercado de autopeças também precisou se adaptar com dinamismo e transformações.  A partir das frotas de veículos que crescem ano a ano, vem a busca por soluções inovadoras para atender essas novas...
O que esperar do setor automotivo no Brasil: pesquisas e investimentos

Setor automotivo e sua configuração no Brasil

Hoje, o setor automotivo no Brasil representa uma indústria consolidada. No entanto, ela está em constante evolução. Então, o que esperar do futuro?  A ideia deste blog é responder essa dúvida, trazendo os principais dados, expectativas e oportunidades. Explore este...
Ser distribuidor autorizado é bom? Veja as vantagens

Ser distribuidor autorizado é bom? Veja as vantagens

Em todos os setores, o distribuidor autorizado tem papel fundamental na divulgação das soluções das fabricantes e na experiência dos consumidores-finais. É um agente estratégico que garante que a negociação, armazenagem e transporte do equipamento ou produto seja...
Elevador automotivo novo ou usado: qual a melhor opção?

Elevador automotivo novo ou usado: qual a melhor opção?

O elevador automotivo novo ou usado é aquele equipamento que eleva o nível do veículo em relação ao solo, fundamental nas oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias.  Com ele, é possível realizar vários serviços de maneira rápida, como troca de óleo, revisão...
Manutenção corretiva: o que é e quando realizar?

Manutenção corretiva: o que é e quando realizar?

A manutenção corretiva acontece de forma inesperada, exigindo ações rápidas dos operadores e prestadores de serviços. Geralmente, indica a parada imediata de máquinas, sistemas e veículos.  Continue lendo e entenda quais os principais motivos que levam a esse tipo de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *