Entenda como a satisfação do cliente beneficia sua oficina mecânica

26 fev, 2019 | Dicas para gestão, Oficina Mecânica | 0 Comentários

Um dos maiores benefícios para a oficina mecânica é a satisfação do cliente. Consumidores satisfeitos servem como um bom indicador para saber como anda o seu negócio.

No entanto, conquistar consumidores é um desafio que requer um esforço diário. Assim, superar as expectativas do público e manter um alto nível de satisfação não é uma tarefa fácil.

Mas porque a satisfação do cliente é tão importante para sua oficina mecânica? Neste artigo, vamos responder suas perguntas . Ficou interessado ? Então, confira!

Amplia os lucros

Quando um consumidor está satisfeito com o serviço, você vê o aumento dos lucros na sua oficina mecânica. A satisfação do cliente também é resultado do treinamento da sua equipe.

Como precificar o valor da hora de mão de obra?

Profissionais treinados demoram menos tempo para resolver as tarefas mais simples. Com isso, você amplia seu escopo de serviços oferecidos e gera mais receita para sua oficina mecânica.

Diminui os custos da sua oficina mecânica

Tente imaginar o esforço que é necessário para conquistar novos clientes . Agora pense no custo que você tem para manter um relacionamento com seu cliente.

Se você já tem uma base conquistada é nela que você tem que investir! Os custos para construir um bom relacionamento com o cliente é relativamente baixo.

Mas, são os próprios clientes que dão o primeiro passo . Satisfeitos, eles demonstram que confiam na sua oficina mecânica para fazer qualquer tipo de reparo ou manutenção preventiva.

Aumenta seus serviços

Quando o cliente está satisfeito, ele retorna com maior frequência a oficina mecânica. Mesmo se for para pequenos reparos .

Ele prefere procurar um bom mecânico de confiança que possa auxiliá-lo. E  isso significa aumento de clientes para sua oficina, auto center ou até loja de automóveis.

Evita crises de imagem

Com a Internet, cada vez mais as marcas são expostas. As redes sociais e sites de reclamações são responsáveis pela reputação de muitas empresas.

Um cliente insatisfeito pode ser prejudicial aos seus negócios. Além disso, dependendo do seu erro, os custos para repará-lo serão muito altos.

Porém, um cliente satisfeito é o  melhor remédio contra qualquer tipo de crise. Ele se torna um grande defensor da sua empresa quando escuta ou lê um comentário ofensivo. O cliente também ajuda a desmentir situações que possam ser “inventadas” por outros clientes.

Fortalece a confiança da sua equipe

A satisfação do cliente fortalece a confiança da sua equipe. Um cliente satisfeito demonstra que você faz uma boa gestão. Além disso, a equipe percebe que o trabalho está sendo executado de forma eficiente. Portanto, a satisfação do cliente melhora a auto estima dos seus colaboradores.

Sabe o que é preciso melhorar

E obviamente que um cliente consegue identificar os pontos fracos da sua oficina. Isso também direciona os seus esforços para melhorar os serviços, o atendimento e o treinamento da sua equipe. Com a percepção do cliente, é possível agir com estratégia para melhorar a gestão da sua empresa.

Implementa as mudanças nos processos

A satisfação do cliente também serve para implementar as mudanças nos processos. Ouvir aqueles que desfrutam de seus serviços é importante para implementar as mudanças reais.

As empresas que aprendem com os erros conseguem adequar seus processos e minimizar as suas falhas. Se seu cliente aponta uma falha, esse processo deve ser melhorado.

Atrai novos clientes

Uma consequência direta da satisfação do cliente é que ele atrai novos clientes. Aqueles que ficaram satisfeitos e se tornaram fiéis consumidores  tendem a indicá-lo para seus amigos.

Atrair mais clientes com a satisfação do cliente

Essa propagação ganhou um efeito muito maior com o avanço das redes sociais. As marcas mais queridas acumulam fãs que se engajam com elas, fazem comentários, dão depoimentos e recomendam seus serviços.

Viu como a satisfação do cliente é importante para sua oficina mecânica? Agora que você já sabe, que tal fazer uma pesquisa de satisfação do cliente para saber se a sua gestão está no caminho certo? Escute e observe o comportamento do seu cliente e melhore os seus processos!

Quer saber como medir a satisfação do cliente em sua oficina mecânica, loja ou auto center? Baixe o checklist da manutenção preventiva para oferecer o melhor serviço!

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