Saiba como agregar serviços e valores em tempos de crise

14 maio, 2020 | Super Dicas

Em tempos de crise, muitas empresas precisam se adaptar, ou até mesmo, se reinventar para conseguir manter a produtividade e, o melhor, evitar o fechamento das portas e a redução do quadro de funcionários.

Evidentemente, isso inclui o setor automotivo, que inclusive, tem sentido o baque da atual pandemia do coronavírus e do isolamento social, fazendo com que concessionárias, oficinas e auto centers busquem alternativas e soluções estratégicas para não perderem seus clientes nesses dias.

Mas como isso é possível? De fato, não há receitas prontas de como faturar mais em tempos de crise, porém, muitos gestores conseguem se destacar e agregar valores e serviços aos seus negócios nos momentos mais difíceis e dar a volta por cima.

Quer conferir algumas dicas e exemplos de sucesso? Então, não deixe de ler até o final do artigo e tome nota das informações que separamos a seguir. Vamos lá?

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Afinal, é possível crescer em tempos de crise?

Sempre é possível agregar valores e serviços em tempos de crise e atender as necessidades momentâneas do mercado. Porém, isso está longe de ser uma tarefa simples e requer, antes de tudo, um papel eficiente e criativo dos gestores.

Os impactos da crise no setor automotivo ainda são incalculáveis e, infelizmente, os pequenos e médios negócios tendem a enfrentar desafios ainda maiores pela frente. Então, como as oficinas mecânicas podem encarar o coronavírus?

Não espere aqui uma resposta pronta e definitiva, que vai salvar o seu auto center em tempos de pandemia. Afinal, ela não existe! Por isso, reforçamos a sua importância de seu papel intransferível como gestor do negócio de agir com criatividade e inovação para agregar novos valores e serviços em sua oficina mecânica durante o coronavírus e conseguir. Dessa forma, reverter o cenário, até mesmo crescendo e faturando.

Então, vamos sentar, estudar e avaliar todas as possibilidades de fazer seu auto center crescer em tempos de crise? Confira as sugestões e conselhos criativos no tópico a seguir!

Leia também!

– Como vender mais em sua oficina mecânica em 2020?

– Desafios do setor automotivo: dicas para aproveitar as oportunidades e fazer seu negócio crescer

Como uma oficina mecânica pode crescer em tempos de crise?

Sem dúvidas, as oficinas mecânicas e auto centers foram afetadas pela crise do coronavírus, em especial, por conta do isolamento social, que tem reduzido consideravelmente o uso de automóveis nas cidades.

Por outro lado, essas pessoas não se desfizeram de seus veículos ou muito menos deixaram de precisar de serviços mecânicos, concorda? Ou seja, o que mudou na verdade foi a dinâmica do mercado e a necessidade momentânea de se buscar estes serviços, mas a demanda em si ainda existe.

Por isso, adaptações e inovações na rotina do estabelecimento podem ajudar a reinventar seu auto center durante a pandemia. Quer conferir algumas ideias criativas?

Agendamentos estratégicos

O isolamento social é imprescindível para o controle da pandemia, porém, ao mesmo tempo, é o que tem afastado os clientes das oficinas mecânicas. Sendo assim, uma ideia é tentar organizar o atendimento do auto center e garantir que nem os consumidores e nem seus profissionais se aglomerem ou tenham contato com mais pessoas.

Para isso, é imprescindível trabalhar com um agendamento estratégico e possibilitar que os serviços sejam entregues em horários e dias planejados. Por exemplo, cada cliente terá uma hora certa para deixar o carro e buscá-lo, com a garantia de que não haverá mais pessoas no local.

Usufrua de sua infraestrutura disponível, como os duplicadores de vagas, e possibilite “armazenar” o máximo de veículos para atendimento na oficina.

Serviços em casa e deliveries

Se você conta com um autopeças ou, de alguma forma, forneça peças e itens automotivos aos seus clientes, uma das alternativas em tempos de crise é agregar os deliveries ao negócio. Porém, isso não se limita apenas a entrega de produtos, mas também pode se estender aos serviços em geral.

Por exemplo, será que uma proposta de “mecânico em casa” atenderia às necessidades de seu bairro ou região? Se sim, agregue valores a isso e transforme a ideia em uma solução para tempos de crise, com um atendimento mais profissional, agendamentos online, serviços preventivos e não somente emergenciais, entre outras sugestões.

Facilidades e vantagens para os clientes

Em tempos de crise, quase sempre é preciso ceder ou oferecer vantagens diferenciadas para os consumidores. Em um auto center isso não seria diferente! Por isso, busque entender quais são as principais necessidades dos clientes de sua região nesse momento e o que pode ser feito para a sua oficina se tornar uma solução viável para eles.

Por exemplo, facilidades especiais no pagamento dos serviços, geração de vouchers futuros, no qual o cliente possa pagar agora e usufruir depois, programas de fidelidade que acumule pontos e dê descontos nos próximos atendimentos, entre outros. Seja flexível e criativo para atrair clientes nesses dias!

Fidelização durante a crise

Sabe aqueles clientes antigos e certos de seu auto center? Foque neles em tempos de crise! Consumidores que já têm uma certa relação com o seu estabelecimento podem ser uma base de segurança durante a pandemia e, por isso, vale buscar uma aproximação e fidelização dessa fatia do público.

Como ideias e dicas, busque um contato mais próximo, ofereça “mimos” e diferenciais exclusivos durante a crise, faça um atendimento personalizado, chame pelo nome, saiba detalhes de seu veículo, relembre os últimos serviços etc.

Enfim, agregar serviços e valores ao seu auto center ou oficina mecânica em tempos de crise é totalmente possível e viável, até mesmo de se destacar nesse momento difícil para o mercado.

Tudo o que citamos ao longo do texto são dicas e conselhos importantes e que podem gerar resultados positivos para o seu negócio durante a atual pandemia, mas indiscutivelmente, o que fará mais diferença sempre será o seu papel de gestão, criatividade e tomadas de decisão.

Portanto, vá além disso tudo, acredite em suas ideias, invista na sua infraestrutura e trabalhe com perseverança.

Entendeu como é possível agregar valores em sua oficina mecânica em tempos de crise? Então, temos mais algumas dicas preciosas. Preparamos um guia completo e gratuito de  como precificar seus serviços e produtos nesse momento. Baixa agora mesmo e coloque as ideias em prática!

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