Setor automotivo e sua configuração no Brasil

14 out, 2024 | Dicas para gestão, Setor Automotivo

Hoje, o setor automotivo no Brasil representa uma indústria consolidada. No entanto, ela está em constante evolução. Então, o que esperar do futuro? 

A ideia deste blog é responder essa dúvida, trazendo os principais dados, expectativas e oportunidades. Explore este mercado desde os seus primeiros investimentos!

O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) diz que:

“[…] O Brasil pode se inspirar no caminho percorrido por outros países para construir sua estratégia de modernização de sua imersão produtiva e tecnológica”.

Como está o setor automotivo no Brasil?

Como está o setor automotivo no Brasil?

Esse é um dos setores mais importantes do país, algo que é comprovado pelo impacto que gera na economia nacional, representando 5% do PIB nacional. 

Conforme dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), publicados no site do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover).

  • No início do ano, foram 152 mil veículos fabricados em um único mês;
  • Os modelos híbridos e elétricos representaram 7,9% dos licenciados no mês.

O Mover é uma iniciativa do governo federal que substitui o Rota 2030, de 2018. A ideia, no entanto, permanece: incentivar a indústria automotiva e a cadeia de autopeças. 

Após os dados, vem uma dúvida: o que faz parte do setor automotivo? Afinal, ele não é composto apenas de veículos e autopeças, concorda?

Para responder essa pergunta, é interessante a gente dar um passo atrás na história!

O que faz parte do setor automotivo?

Toda a transformação automotiva que conhecemos hoje é muito recente no nosso país. O que nos permite pensar que há muito a ser explorado pelas empresas e investidores!

Essa informação pode ser observada na comparação com outras regiões mais desenvolvidas industrialmente, tais quais, os estados europeus e os americanos.

Nesses locais, os investimentos milionários são comuns desde os períodos pós-guerra e, por isso, o mercado desenvolveu-se primeiro por lá.

Por aqui, o processo de industrialização deu os primeiros passos na Era Vargas. Foi quando nasceu a ideia de uma indústria nacional forte.

A partir desse momento, o Brasil conquistou um patamar respeitado na produção e vendas do setor automotivo, sendo considerado um dos mercados mais promissores da atualidade.

Visto isso, podemos entender o que compõe a indústria automotiva:

  • Fabricantes de veículos (produção de carros, caminhões, ônibus e motos);
  • Fabricantes de peças e componentes (motores, freios, pneus, baterias);
  • Montadoras (montam veículos a partir das peças);
  • Revendedores (comercializam veículos novos e usados);
  • Oficinas e serviços (manutenção, reparo, estética);
  • Empresas de tecnologia (desenvolvem sistemas de navegação, segurança).

Guia completo de serviços automotivos

Ou seja, estamos diante de uma cadeia produtiva complexa, do desenvolvimento de inovações até a venda dos veículos de todos os portes.

Se você quiser entender outros detalhes desse ciclo, vale a pena assistir uma série sobre carros da Netflix que se chama: Mito e Magnata – John DeLorean

É sobre um visionário que criou o DMC-12, o carro do filme De Volta para o Futuro, lembra?

Os atuais investimentos no setor automotivo do Brasil

Logo nos primeiros meses de 2024, a maioria dos portais de notícias do setor falou dos novos investimentos automotivos no nosso país. Afinal, a soma passava de R$ 76 bilhões!

O próprio Autoesporte, citado antes, pontuou isso: “a soma é a maior da história do país no período [entre janeiro e abril]. Até agora, 8 empresas anunciaram aportes em suas fábricas”.

Entre essas fabricantes de carros interessadas no nosso país, estão: 

  • Honda;
  • BYD;
  • Hyundai;
  • Chevrolet;
  • Mitsubishi;
  • Toyota;
  • Volkswagen;
  • Stellantis.

Neste contexto, entram os programas de incentivo, como o Mover, citado anteriormente. 

E, ao mesmo tempo que alguns veículos saem de linha, outros surgem a partir das iniciativas tecnológicas, como veículos elétricos e híbridos.

Esses aportes estão sendo anunciados após muitas análises. Por exemplo, referentes às mudanças de comportamento dos consumidores:

  • Economia em crescimento;
  • Aumento da população urbana;
  • Expansão da classe média;
  • Incentivo aos financiamentos;
  • Avanços da tecnologia.

Esse combo, de investimentos e demanda, provam que o setor automotivo deve se preparar e se adaptar estrategicamente, melhorando a experiência do cliente.

Se você acha que o Brasil já chegou no seu ápice do desenvolvimento dessa indústria, saiba que não! Essa é a opinião de especialistas da McKinsey:

“[…] Definitivamente, não é tarde demais para posicionar o Brasil novamente como um dos centros principais da indústria automotiva global”. 

Então, o que esperar do setor automotivo?

Então, o que esperar do setor automotivo?

Após as pesquisas e os investimentos previstos, o que a sua empresa, independente de qual segmento industrial se encaixa, pode esperar do setor automotivo?

Um primeiro pensamento é pensar nas tendências, considerando as novas tecnologias. Por exemplo, a venda de carros elétricos, o uso da IA e muito mais.

Além disso, também é interessante validar os movimentos mercadológicos a partir de campanhas e ações que resultam em oportunidades.

  • Incentivos fiscais e programas de financiamentos devem estimular a produção nacional de veículos e peças por meio de políticas públicas e privadas. 
  • Pensando nas novas tecnologias, é necessário ter equipes de profissionais capacitados, a fim de garantir competitividade.
  • O apoio a startups, incubadoras e centros de pesquisa será mais comum, de modo a contribuir com a inovação deste setor.
  • As novas demandas passam por soluções sustentáveis, com soluções limpas, reciclagens e campanhas que promovem a marca por meio da Agenda ESG.
  • A indústria nacional será super valorizada, tornando-se sinônimo de qualidade e segurança; o que aumenta a sua importância no mercado global.
  • Investimentos em infraestrutura serão necessários para aumentar a capacidade de serviços e produções, modernizando os espaços automotivos.

Definitivamente, esse setor pode alcançar resultados ainda mais incríveis. E as empresas que entenderam isso poderão aproveitar essas novas ondas de oportunidades!

Conte com as soluções Engecass e escale seu negócio!

As oficinas mecânicas e outras empresas de serviços destinados ao setor têm papel necessário no acompanhamento deste movimento do mercado automotivo.

E esses novos investimentos se mostram como oportunidades de negócios, principalmente, na manutenção, revisão e reparação de veículos.

Para garantir qualidade nos seus serviços, conte com a Engecass.

A Engecass é uma fabricante de elevadores de carros e outros equipamentos que atendem aos requisitos da indústria automotiva: inovação, tecnologia, qualidade e segurança!

São mais de 110 mil unidades fabricadas e instaladas!

Entre elevadores, rampas, alinhadores e balanceadores, confira o catálogo completo:

Catálogo de produtos Engecass

 

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário Engecass

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

tipos de elevadores automotivos

Tipos de elevadores automotivos: conheça as aplicações!

Ter um elevador automotivo é imprescindível na execução de diversos serviços. Porém, qual é o melhor dos tipos? A ideia deste blog é te ajudar com isso!

Manutenção de carros elétricos: guia completo para oficinas e autopeças

Manutenção de carros elétricos: guia completo para oficinas e autopeças

A manutenção de carros elétricos é diferente! Mas, esse desafio pode ser uma oportunidade para sua empresa, sabia? Veja como oferecer serviços especializados!

7 equipamentos automotivos indispensáveis em uma oficina mecânica

7 equipamentos automotivos indispensáveis em uma oficina mecânica

O mercado automotivo está em constante evolução e as oficinas mecânicas precisam acompanhar esse ritmo para se manterem competitivas.  Investir em novas tecnologias e soluções modernas é uma estratégia essencial visando o aumento da eficiência, precisão e...
Mercado de autopeças: entenda o cenário brasileiro

Mercado de autopeças: entenda o cenário brasileiro

As demandas de consumo do setor automotivo mudaram! E, com isso, o mercado de autopeças também precisou se adaptar com dinamismo e transformações.  A partir das frotas de veículos que crescem ano a ano, vem a busca por soluções inovadoras para atender essas novas...
Ser distribuidor autorizado é bom? Veja as vantagens

Ser distribuidor autorizado é bom? Veja as vantagens

Em todos os setores, o distribuidor autorizado tem papel fundamental na divulgação das soluções das fabricantes e na experiência dos consumidores-finais. É um agente estratégico que garante que a negociação, armazenagem e transporte do equipamento ou produto seja...
Elevador automotivo novo ou usado: qual a melhor opção?

Elevador automotivo novo ou usado: qual a melhor opção?

O elevador automotivo novo ou usado é aquele equipamento que eleva o nível do veículo em relação ao solo, fundamental nas oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias.  Com ele, é possível realizar vários serviços de maneira rápida, como troca de óleo, revisão...
Manutenção corretiva: o que é e quando realizar?

Manutenção corretiva: o que é e quando realizar?

A manutenção corretiva acontece de forma inesperada, exigindo ações rápidas dos operadores e prestadores de serviços. Geralmente, indica a parada imediata de máquinas, sistemas e veículos.  Continue lendo e entenda quais os principais motivos que levam a esse tipo de...
Oficina mecânica moderna: o que precisa ter?

Oficina mecânica moderna: o que precisa ter?

Você sabe o que precisa para ter uma oficina mecânica moderna? Leia nosso post e fique por dentro desse assunto!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

0 comentários