Setor automotivo: novo desafio é em relação à busca de competitividade

11 ago, 2022 | Autocenter, Carros, Concessionária, Empreendedorismo

Segundo o presidente da Anfavea, entidade que representa as montadoras com fábricas no Brasil, o setor automotivo nacional tem capacidade de produção de até 4,5 milhões de unidades ao ano, mas que ainda não alcança este patamar por conta de diversos fatores, entre eles a baixa competitividade do mercado interno.

Mas ainda de acordo com ele, as montadoras que operam no país apresentam excelentes condições de crescimento e de aumentarem suas oportunidades de negócio.

E é justamente para debatermos um pouco mais sobre este tema, que preparamos o artigo com dados, informações e expectativas sobre o que esperar do setor automotivo nos próximos anos.

Boa leitura!

[rock-convert-pdf id=”5259″]

Competitividade é ainda o maior desafio do setor automotivo

O primeiro discurso após a posse do novo presidente da Anfavea deixou claro a importância de as montadoras enxergarem as oportunidades do mercado e aumentarem sua competitividade, principalmente ao aproveitarem os pontos fortes do cenário nacional.

Segundo o executivo, tais pontos positivos se referem ao design brasileiro e o conhecimento de engenheiros no país, colocando o setor automotivo nacional como uma referência de talento e capacidade para influenciar o mundo inteiro nesse momento.

Apesar disso, ele reforça a ideia de que falta muito para o mercado interno se tornar mais competitivo e, de fato, alcançar sua máxima capacidade de produção.

De acordo com ele, o desafio do setor automotivo atualmente se refere à competitividade da porta para fora. Afinal, conforme dito em seu discurso, o país conta com produtos bem competitivos no mercado internacional e ainda podemos entregar soluções desejadas em outros mercados.

 

Como aumentar essa competitividade no setor automotivo?

Entre desafios e oportunidades crescentes, o setor automotivo precisa pensar grande no país e aproveitar as lacunas de negócios ainda não preenchidas no mercado.

Vale destacar, por exemplo, que além da produção de veículos convencionais, há uma infinidade de outros nichos que podem ser melhor trabalhados no setor e, consequentemente, expandir as possibilidades de vendas.

Estamos falando aqui de mercados, como o de veículos pesados, máquinas agrícolas, híbridos e elétricos etc.

Para isso, é fundamental haver um melhor posicionamento das empresas atuantes no país em relação a novos investimentos e uma visão empresarial mais ampla e diversificada do setor para elevar o grau de competitividade das empresas no país.

Além disso, ainda sobre o discurso de posse do novo presidente da Anfavea, ele destacou um ponto de suma importância que o Brasil tem de positivo: a robusta rede de fornecedores!

Segundo ele, são mais de 98 mil empresas sustentando esse “ecossistema” no país e que torna o mercado interno muito bem suprido e com excelentes oportunidades para diversificação de soluções.

Assim, ele conclui que com toda essa rede enorme de fornecedores, o setor automotivo nacional pode atrair ainda mais investidores internacionais e fortalecer a nossa base industrial, aumentando dessa forma a competitividade de todo o mercado.

Por fim, o investimento em tecnologia se faz crucial para que o país esteja apto a desenvolver soluções iguais ou superiores ao que já existe em países da Europa, por exemplo. E isso também poderia ser fomentado em programas e campanhas do poder público.

Em resumo, essas são algumas informações úteis e visões sobre os principais desafios do setor automotivo no Brasil e como o tema “busca pela competitividade” ainda se faz presente neste mercado, porém, ao mesmo tempo, com inúmeras oportunidades de crescimento e investimento para as montadores e empresas do cenário.

Gostou do post? Quer conferir, mas dicas e se atualizar sobre tudo o que se passa no universo automotivo do Brasil e no mundo? Então, acesse o nosso blog e veja muitos outros artigos já publicados. Boa leitura!

Ebook-Plano-de-negocios-para-estetica-automotiva

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

0 comentários