Escolha uma Página

Carros que andam sozinhos. Esse é apenas um dos exemplos das tecnologias automotivas que auxiliam o motorista. Muitas delas ajudam o condutor do automóvel a dirigir de maneira segura e eficiente.

Você que trabalha em loja de automóveis, auto center ou oficina mecânica precisa saber que alguns desses sistemas já estão disponíveis nos veículos vendidos no Brasil.

Portanto, para que você fique bem informado em relação as novidades do mercado, preparamos este post com alguns exemplos de tecnologias automotivas que melhoram a inteligência dos carros. Então, quer conferir tudo com a gente? Continue lendo o nosso artigo!

Tecnologias automotivas que ajudam a dirigir

Piloto automático adaptativo

Essa é uma evolução do piloto automático que você conhece. O piloto automático convencional registra uma velocidade e a mantém durante a viagem, acelerando ou desacelerando. Já o piloto adaptativo identifica a distância do veículo que está à frente e também avisa quando é necessário frear.

Tecnologias automotivas que ajudam a dirigir

Assistente de permanência na faixa

Este dispositivo movimenta sozinho o volante do automóvel quando o veículo sai da sua faixa de rolamento ou quando o condutor esquece de sinalizar a mudança de faixa. No entanto, vale lembrar que o dispositivo não substitui a ação do motorista.

Detector de ponto cego

Essa com certeza é uma das principais tecnologias automotivas. Você sabe que muitas vezes o motorista não vê o veículo que está ao seu lado quando vai mudar de faixa. Nós chamamos de ponto cego. É uma área que não é mostrada no campo de visão do retrovisor.

Entretanto, graças a sensores ou câmeras instalados em algumas partes específicas do automóvel, o detector de ponto cego informa sobre a presença de algum elemento existente neste ponto e alerta o condutor por meio de uma luz indicadora ou som.

Tecnologias automotivas que ajudam conectar

Sistema de info-entretenimento

O sistema de info-entretenimento possui uma tela capacitiva que é sensível ao toque. Ele controla o som, o ar condicionado, a navegação e os aplicativos do celular de forma interativa e fácil de usar.

Nessa categoria estão os sistemas que dão acesso o CarPlay da Apple e o Android Auto da Google. Para usar o sistema, basta conectar o celular e falar para fazer ligações telefônicas, enviar e receber mensagens, acessar músicas, mapas e controlar os recursos disponíveis nos telefones móveis.

Entradas de USB

Um carro considerado “inteligente” tem que ter entradas USB. O ideal é que ele possua pelo menos duas entradas. Elas atenderão a todos os ocupantes do veículo na hora de recarregar a bateria dos celulares.

Muitos automóveis apresentam tomadas de energia na frente e na traseira. Elas são úteis para carregar equipamentos de vídeo, uma boa para quem tem filhos.

Tecnologias que previnem acidentes

Faróis inteligentes

Os faróis considerados inteligentes e com LED é outro exemplo de tecnologias automotivas. Eles evitam acidentes noturnos. Alguns modelos possuem lâmpadas giratórias que direcionam o fecho de luz para os lados.

Tecnologias que previnem acidentes

Isso permite uma boa visualização de pedestres. Já o sistema de farol alto impede que a iluminação atrapalhe outros motoristas.

Teen Driver

Teen Driver ou motorista jovem é um recurso que alivia a preocupação dos pais com os filhos ao volante. Hoje, há vários automóveis que possuem uma tecnologia inteligente. Essas tecnologias automotivas também ajudam o condutor lembrar se está ou não com o cinto de segurança ou até mesmo controlam o som dentro do carro.

Como você viu há vários tipos de tecnologias automotivas e a cada ano os veículos estão mais “inteligentes”. Por isso, é importante que você nunca pare de se informar e continue atento as novidades do mercado automobilístico.

Quer entender um pouco mais sobre tecnologias automotivas? Acesse o nosso próximo post e veja o que é a tecnologia automotiva e como se adaptar a ela!