Em tempos de crise, o setor automotivo está se reinventando e novas tendências já são esperadas para 2022. Da maior participação do público feminino em áreas que até então eram majoritariamente ocupadas por homens, até a inovação e digitalização na comercialização de carros, muitas novidades prometem transformar o cenário automobilístico no Brasil no próximo ano.
E como muitas dessas tendências já começaram a se tornar realidade no setor, nós preparamos uma pequena lista do que se deve esperar para 2022 e quais as principais expectativas para quem atua no ramo.
5 principais tendências para o setor automotivo em 2022
A seguir, destacamos algumas das expectativas e mudanças esperadas para o setor automotivo em 2022 e o que deve mudar daqui para frente. Confira!
Maior participação feminina nas oficinas
Que as mulheres já representam uma enorme parcela, tanto na aquisição, como na decisão de escolha na compra de carros, isso ninguém duvida mais.
De acordo com levantamentos da General Motors do Brasil, mais de 40% das mulheres já compraram um veículo próprio, e 70% delas também influenciaram na decisão de compra de carros da família.
No entanto, o que mais chama a atenção para 2022, é uma expectativa de crescimento do público feminino no setor automotivo não como consumidor, mas como profissional.
Isso mesmo! Espera-se que mais mulheres se especializem e se formalizem para atuar em oficinas mecânicas, auto-centers e lojas automotivas nos próximos anos e diversos cursos, como o SENAI de BH, já apontaram uma demanda maior desse público na procura e inscrições de suas turmas.
É a vez dos seminovos
Seguindo o mesmo cenário da pandemia, 2022 também deve manter em alta a procura e venda de seminovos pelo Brasil.
De acordo com estudos de 2021, essa modalidade teve um crescimento de 54% no ano e aponta que os consumidores têm preferido carros usados aos novos.
As explicações para isso são muito variadas e vão desde o fechamento de algumas fábricas no país, até a facilidade de crédito e financiamento propostos pelas concessionárias para veículos já usados.
Vendas online
Entre as principais tendências para 2022 no setor automotivo, destaca-se também o novo conceito de “concessionárias online”, o que nada mais é do que a maior participação de estabelecimentos de compra e venda no ambiente digital.
Ou seja, o processo de comercialização ainda se mantém por meio físico, mas toda a negociação e publicidade se estende pelos mais variados canais online, tais como plataformas específicas, redes sociais, marketplaces etc.
Só para ter uma ideia mais ampla desse cenário, só em 2021 a venda de carros pela web cresceu 33% e a tendência é que esse número se multiplique ainda mais no ano que vem.
A produção de carros novos deve retomar em 2022
O setor automotivo foi impactado fortemente com a chegada da pandemia de Covid em 2019 e os efeitos foram notórios com a queda drástica de vendas no país e, inclusive, com o encerramento completo das operações de grandes montadoras.
Até hoje, o setor não se recuperou! No entanto, segundo especialistas, a tendência de retomada e normalização na fabricação de carros nacionais a níveis satisfatórios para as fabricantes deve ter início em 2022 e isso deve ajudar a retomar o cenário pré-pandemia.
Aluguel de carros por hora ou diária
Outra tendência em alta para o setor automotivo em 2022 é a modalidade de aluguel de carros para uso rotineiro. Ou seja, profissionais ou pessoas em geral que necessitam de carros por apenas algumas horas ou diárias, já poderão encontrar modelos disponíveis em algumas concessionárias do país.
Na verdade, isso já existe em diversas lojas e tem se tornado uma alternativa vantajosa – e muito mais econômica – para diversas atividades, tais como motoristas de aplicativo, entregas, passeio e turismo, entre outros.
A GM foi uma das pioneiras nessa modalidade no Brasil, mas hoje já é possível contratar o serviço com diversas outras marcas em suas concessionárias oficiais.
Essas são algumas dicas sobre as principais tendências do setor automotivo para 2022 e, como bem vimos, muitas novidades já são esperadas no mercado, enquanto outras já são realidades, mas que certamente se acelerarão ainda mais nos próximos anos.
Curtiu as dicas? Quer ficar por dentro de muitas outras? Então, acesse o Blog da Engecass e confira todas as publicações.
0 comentários