Conheça as tendências para o mercado automotivo 2019

19 fev, 2019 | Informativos, Super Dicas | 0 Comentários

Em 2018, o mercado automotivo começou a dar passos firmes quanto às tecnologias. Algumas marcas deram início à digitalização da jornada do cliente.

A Renault lançou o K-Commerce, plataforma de venda online do Renault Kwid. Em dezembro, a Citroen anunciou que fez a primeira venda de um veículo por meio de um chatbot do Facebook.

Entretanto, à medida que toda essa transformação digital avança, há novas tendências automotivas para o setor.

Contudo, o que esperar do mercado automotivo para este ano? Quais as novidades que podemos ter na indústria automotiva e que poderão afetar a sua oficina mecânica, seu auto center ou loja de automóveis?

Neste post, vamos falar de algumas tendências automotivas de 2019. Ficou curioso para saber as novidades que podem vir por aí? Então, acompanhe!

[ E-Book ] Padrão de cores dos Elevadores Engecass para concessionárias

Boas perspectivas sobre empregos

São boas as perspectivas em relação a geração de empregos para este ano. É que o empregador brasileiro está mais otimista.

Um levantamento da consultoria Robert Half mostrou que 70% dos profissionais que trabalham com recrutamentos acreditam que 2019 será um bom ano para a criação de vagas no mercado de trabalho.

Além disso, os profissionais estão mais confiantes. De acordo com o Índice de Confiança Robert Half (ICRH), as avaliações acima de 50 pontos indicam que os profissionais qualificados estão esperançosos quanto ao ano de 2019.

Vendas estabilizadas

Outras tendências automotivas é que as vendas estabilizem. Segundo a última projeção da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção dos novos automóveis deve aumentar em 11%. Já a comercialização terá um crescimento de 5%, um pouco abaixo dos 15% alcançados no ano passado.

Segundo a Anfavea, essa desaceleração deve ocorrer por pressão do mercado argentino, o maior importador de veículos brasileiros. Já para o mercado interno, as expectativas estão altas por causa do crescimento do PIB e do aumento no número de financiamentos de veículos.

Expansão do crédito para o mercado automotivo

Essa é mais uma das tendências automotivas. A oferta de crédito deve impulsionar ainda mais as vendas internas em 2019. O crédito, puxado principalmente pelos bancos de montadoras, foi recorde em 2018. Além disso, foi possível ver a redução das taxas de juros.

De acordo com o levantamento realizado pelo economista Raphael Galante, do Infomoney, nunca se liberou tanto crédito para carro novo no Brasil. Ao todo, foram mais de R$ 100 bilhões concedidos pelas instituições financeiras.

Venda de carros elétricos

A venda de carros elétricos é outra tendência para o mercado automotivo. Durante o Salão do Automóvel, três grandes marcas apresentaram ao público os novos modelos elétricos que devem circular nas ruas brasileiras ainda este ano.

Os automóveis elétricos no Brasil seguem uma tendência mundial. A maioria das marcas europeias tem pelo menos um VE (Veículo Elétrico) no mercado hoje, assim com um ou mais híbridos. Nos Estados Unidos, as vendas totais de VEs chegaram a 1,4 milhão de unidades no ano passado.

Além disso, a sanção do Rota 2030, novo programa que regulamenta a produção de carros no Brasil, também traz novo impulso ao elétrico. Agora, modelos elétricos pagarão apenas 7% de IPI, o que deve reduzir o preço de comercialização e estimular a produção nacional desse tipo de automóvel.

Aproximação da IA

Quando se fala no futuro do automóvel, as novidades vão ainda mais longe. Ao que tudo indica, a Inteligência Artificial (IA) estará cada vez mais presente nos veículos. Por isso, as maiores fabricantes de automóveis do mundo já anunciaram importantes parcerias com a Google, Microsoft e Apple. Uma dessas fabricantes é a BMW, que já oferece o Google Assistant nos veículos.

Além disso, entre as tendências automotivas, os smartphones estão cada vez mais conectados ao carro, auxiliando na segurança e na direção.

Ascensão das concessionárias digitais

A inovação também chega na rede de distribuição de veículos. Só para você ter ideia, em dezembro, a Fiat e a Volkswagen anunciaram a criação das suas “concessionárias digitais”.

Essas concessionárias prometem se adequar às necessidades do consumidor moderno e oferecer uma excelente experiência de compra. Além da realidade virtual, elas também terão espaços mais flexíveis.

Uso de plataformas na comercialização

Outra novidade no mercado automotivo é quanto o uso de plataformas digitais que facilitam as atividades dentro de uma loja de automóveis. Se sua concessionária investe em marketing digital, com certeza já utiliza algumas dessas ferramentas .

Alguns exemplos disso são as plataformas de automação de marketing e os gerenciadores de conteúdo.

Assim, com o aumento do interesse do consumidor em fechar um negócio pela internet, é possível que a partir deste ano, o mercado automotivo invista mais em plataformas que permitam a negociação pela internet. Hoje, 62% dos consumidores gostariam de comprar seu carro 100% online, sem precisar ir até uma loja física.

Compartilhamento de veículos

O compartilhamento de veículos é uma das propostas mais ousadas do mercado automotivo. A ideia é fazer com que donos de carros consigam “alugá-los” de uma forma mais autônoma, ou seja, sem precisar ir a uma locadora especializada.

Todo processo será feito através de aplicativos, por meios dos quais os interessados conseguirão desbloquear os automóveis e utilizá-los por um determinado período.

Como você viu, há várias tendências do mercado automotivo em 2019. E você como profissional do mercado automotivo deve estar preparado para essas mudanças!

Quer continuar por dentro das novidades do mercado automotivo? Acesse o nosso próximo post e saiba como adaptar a tecnologia automotiva!

Curta nossa página no Facebook

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Experiência do Cliente na Oficina: o que é e como implementar

Todos sabemos que manter a satisfação do cliente em níveis elevados não é tarefa fácil nos dias atuais, muito em função da grande concorrência e das mudanças de comportamento do consumidor. Mas, isso tem solução. Você já ouviu falar da Experiência do Cliente na...

Delivery de Estética Automotiva: como aproveitar esta oportunidade?

Basta andar pelas ruas para perceber o crescimento das entregas em domicílio. Esta tendência ganhou força nos últimos anos e está impactando os mais diversos setores da economia. Por isso, no artigo de hoje vamos abordar o delivery de estética automotiva.  De fato,...

Curiosidades sobre elevadores automotivos: conheça a história e sua evolução tecnológica

De fato, os mecânicos de automóveis geralmente são retratados em filmes e programas de TV deitados de costas, saindo de baixo de um veículo. Faz tempo que esta imagem deixou de retratar a realidade. Atualmente há uma enorme variedade de equipamentos que permitem um...

Estabilidade do veículo: veja como os elevadores automotivos podem ajudar?

Ao conduzir um automóvel, é essencial que ele reaja prontamente aos comandos do motorista. Isso não só garante a segurança dos ocupantes, mas também torna a experiência de condução mais agradável. Existem vários fatores que contribuem para a estabilidade do veículo....

Redes Sociais para Oficina Mecânica: Estratégias que Aumentam a Presença Digital

Inegavelmente, a internet é hoje um indispensável canal de comunicação para praticamente todos os segmentos. Sua importância também é inquestionável no setor de reparação automotiva. Porém, uma dúvida sempre passa pela cabeça dos mecânicos: como escolher a melhor...

Seus clientes reclamam do preço dos serviços automotivos? Veja o que fazer!

Quem realiza o sonho de ter uma oficina mecânica sabe como é bom ver o cliente sair satisfeito com seu carro. Por outro lado, quando ele reclama do preço dos seus serviços automotivos, fica aquela sensação de que algo deu errado, não é mesmo? Mas, esta história pode...

Como implementar o uso de EPI na oficina mecânica?

Os cuidados com a segurança são um ponto central para a indústria automobilística como um todo e não poderia ser diferente no setor de reparação automotiva. Entre eles está o uso de EPI na oficina mecânica.  A sigla EPI significa Equipamento de Proteção Individual e...

Inovações e tendências para auto centers e oficinas mecânicas

A chegada dos carros inteligentes está mudando a relação do consumidor com os automóveis e criando novas oportunidades e tendências para auto centers e o mercado de reparação automotiva em geral. Os novos modelos estão cada vez mais tecnológicos, praticamente são...

Revisão de carros usados: o que não pode ficar de fora?

A frota de carros no Brasil está envelhecendo a cada ano que passa. Este processo, que começou em 2014, revela que há mais carros rodando por mais tempo e, portanto, ficam mais propensos a precisar de manutenção. Por isso, neste artigo você vai saber o que não pode...

Qual a melhor forma de fazer a precificação do serviço mecânico?

Não é sem motivo que boa parte dos mecânicos sente dificuldade na hora de fazer a precificação do serviço mecânico.  Primeiramente, pelo fato de que tais serviços podem ser complexos e bem variados. Os custos de operação de uma oficina mecânica também podem ser muito...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *