5 principais tendências para o setor automotivo em 2021

28 jan, 2021 | Informativos

Entre riscos de uma crise global e a esperança de retomada da vida normal, diversas tendências do setor automotivo surgiram e se estabeleceram nos últimos meses, reforçando como a relação com os veículos é mutável, versátil e flexível.

Ou seja, mesmo que muitos donos tenham diminuído a frequência de uso dos carros durante a pandemia, alguns estudos apontam para mudanças de hábitos e tendências para o setor automotivo daqui para frente. 

E é justamente sobre esse “novo normal” que vamos abordar ao longo do post, destacando as 5 principais tendências já previstas para o setor automotivo em 2021. Vamos conferir? 

Conheça as tendências para o setor automotivo segundo o Google 

Em maio de 2020, o site americano Think With Google publicou um estudo que tentava apontar as principais tendências do setor automotivo no pós-pandemia. Hoje, quase um ano depois, podemos confirmar que muitas dessas novidades estão se concretizando no mercado. 

Para exemplificar melhor, nós separamos algumas dessas tendências do setor automotivo já em pleno gás em 2021. Confira! 

1. Consumidores mais exigentes com o conforto 

Com um período turbulento e com a necessidade de isolamento social, é mais do que natural que o transporte individual tenha se tornado a principal alternativa.

Essa mudança de costumes ajuda a reforçar a preocupação e exigência com o conforto pessoal do motorista. 

Prova disso é que 93% dos entrevistados na pesquisa afirmaram deixar de usar o transporte público e dar preferência ao veículo particular, investindo em fatores que garantam mais segurança, conforto e comodidade no dia a dia. 

2. Mais pessoas desejam ter um carro próprio 

No tópico acima, vimos que uma das tendências para o setor automotivo está totalmente relacionada à valorização do veículo próprio, no qual quem já é proprietário passou a dar mais importância ao patrimônio, especialmente no quesito conforto pessoal. 

Porém, e quem não tinha carro até o momento? A pesquisa também apontou para um percentual promissor de 20% de desmotorizados que pretendem investir em um veículo próprio esse ano ainda. Dados do mesmo site mostram que a procura por veículos e caminhões cresceu 70%.

Ainda que seja cedo para mensurar, em números, quantos novos carros devem chegar ao mercado em 2021, as expectativas parecem promissoras, pelo menos de acordo com o interesse dos consumidores. 

3. Compras online de carros 

Talvez essa seja uma das mais significativas tendências para o setor automotivo daqui para frente: a compra online de carros! 

Afinal, até então, o padrão “comum” de negociação das montadoras era a partir de canais offline, em especial, por meio de concessionárias físicas. No entanto, com o distanciamento social e o aumento do consumo virtual nos últimos meses, tal estratégia parece ter influência no mundo inteiro. 

De acordo com o levantamento em questão, 92% dos entrevistados alegaram já ter pesquisado por veículos à venda na internet e 18% garantiram que fechariam negócio sem problemas por meio de sites e contratos virtuais. 

4. Eventos automotivos virtuais 

Quase que um gancho direto com o tópico anterior, os eventos automotivos promovidos de forma online também entram fácil na lista das novas tendências do setor.  

O maior exemplo disso foi o lançamento do Elantra 2021, modelo fabricado lá fora pela Hyundai, que pela primeira vez na história, foi anunciado e apresentado ao mercado de forma 100% online. 

Além disso, já é possível encontrar feirões de veículos por concessionárias e montadoras através dos sites e redes sociais. 

5. Novas experiências 

Um outro apontamento entre as principais tendências do setor automotivo se dá no quesito “experiência do consumidor”. A pesquisa mostrou que, no início da pandemia em 2020, houve uma queda de 20% nas idas às concessionárias. 

No entanto, esse número está muito mais associado às questões de segurança pessoal do que de necessidades por serviços.

Prova disso é que os entrevistados classificaram como essenciais, algumas alternativas de serviços à distância que passaram a ser propostos pelos revendedores. Foram elas: 

  • test drive em casa; 
  • conteúdos em vídeos; 
  • showroom virtual; 
  • agendamento e montagem de serviços online; 
  • videoconferência com vendedores e mecânicos; 
  • uso de aplicativos para contração de revisões e serviços

Enfim, essas são apenas 5 destaques de tendências do setor automotivo, que foram abordadas em um estudo internacional. Porém, há inúmeras outras mudanças de hábitos e costumes que certamente influenciarão a relação entre donos e veículos. E no seu caso? Já está apto para esse “novo normal”? 

Se curtiu e quer acompanhar muitas outras novidades sobre tudo o que rola no universo automotivo, acesse nosso Blog e fique por dentro das próximas publicações. Até lá! 

[eBook] Plano de negócios para estética automotiva | Baixar Grátis | Engecass

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

Experiência do Cliente na Oficina: o que é e como implementar

Todos sabemos que manter a satisfação do cliente em níveis elevados não é tarefa fácil nos dias atuais, muito em função da grande concorrência e das mudanças de comportamento do consumidor. Mas, isso tem solução. Você já ouviu falar da Experiência do Cliente na...

Delivery de Estética Automotiva: como aproveitar esta oportunidade?

Basta andar pelas ruas para perceber o crescimento das entregas em domicílio. Esta tendência ganhou força nos últimos anos e está impactando os mais diversos setores da economia. Por isso, no artigo de hoje vamos abordar o delivery de estética automotiva.  De fato,...

0 comentários