Entre riscos de uma crise global e a esperança de retomada da vida normal, diversas tendências do setor automotivo surgiram e se estabeleceram nos últimos meses, reforçando como a relação com os veículos é mutável, versátil e flexível.
Ou seja, mesmo que muitos donos tenham diminuído a frequência de uso dos carros durante a pandemia, alguns estudos apontam para mudanças de hábitos e tendências para o setor automotivo daqui para frente.
E é justamente sobre esse “novo normal” que vamos abordar ao longo do post, destacando as 5 principais tendências já previstas para o setor automotivo em 2021. Vamos conferir?
Conheça as tendências para o setor automotivo segundo o Google
Em maio de 2020, o site americano Think With Google publicou um estudo que tentava apontar as principais tendências do setor automotivo no pós-pandemia. Hoje, quase um ano depois, podemos confirmar que muitas dessas novidades estão se concretizando no mercado.
Para exemplificar melhor, nós separamos algumas dessas tendências do setor automotivo já em pleno gás em 2021. Confira!
1. Consumidores mais exigentes com o conforto
Com um período turbulento e com a necessidade de isolamento social, é mais do que natural que o transporte individual tenha se tornado a principal alternativa.
Essa mudança de costumes ajuda a reforçar a preocupação e exigência com o conforto pessoal do motorista.
Prova disso é que 93% dos entrevistados na pesquisa afirmaram deixar de usar o transporte público e dar preferência ao veículo particular, investindo em fatores que garantam mais segurança, conforto e comodidade no dia a dia.
2. Mais pessoas desejam ter um carro próprio
No tópico acima, vimos que uma das tendências para o setor automotivo está totalmente relacionada à valorização do veículo próprio, no qual quem já é proprietário passou a dar mais importância ao patrimônio, especialmente no quesito conforto pessoal.
Porém, e quem não tinha carro até o momento? A pesquisa também apontou para um percentual promissor de 20% de desmotorizados que pretendem investir em um veículo próprio esse ano ainda. Dados do mesmo site mostram que a procura por veículos e caminhões cresceu 70%.
Ainda que seja cedo para mensurar, em números, quantos novos carros devem chegar ao mercado em 2021, as expectativas parecem promissoras, pelo menos de acordo com o interesse dos consumidores.
3. Compras online de carros
Talvez essa seja uma das mais significativas tendências para o setor automotivo daqui para frente: a compra online de carros!
Afinal, até então, o padrão “comum” de negociação das montadoras era a partir de canais offline, em especial, por meio de concessionárias físicas. No entanto, com o distanciamento social e o aumento do consumo virtual nos últimos meses, tal estratégia parece ter influência no mundo inteiro.
De acordo com o levantamento em questão, 92% dos entrevistados alegaram já ter pesquisado por veículos à venda na internet e 18% garantiram que fechariam negócio sem problemas por meio de sites e contratos virtuais.
4. Eventos automotivos virtuais
Quase que um gancho direto com o tópico anterior, os eventos automotivos promovidos de forma online também entram fácil na lista das novas tendências do setor.
O maior exemplo disso foi o lançamento do Elantra 2021, modelo fabricado lá fora pela Hyundai, que pela primeira vez na história, foi anunciado e apresentado ao mercado de forma 100% online.
Além disso, já é possível encontrar feirões de veículos por concessionárias e montadoras através dos sites e redes sociais.
5. Novas experiências
Um outro apontamento entre as principais tendências do setor automotivo se dá no quesito “experiência do consumidor”. A pesquisa mostrou que, no início da pandemia em 2020, houve uma queda de 20% nas idas às concessionárias.
No entanto, esse número está muito mais associado às questões de segurança pessoal do que de necessidades por serviços.
Prova disso é que os entrevistados classificaram como essenciais, algumas alternativas de serviços à distância que passaram a ser propostos pelos revendedores. Foram elas:
- test drive em casa;
- conteúdos em vídeos;
- showroom virtual;
- agendamento e montagem de serviços online;
- videoconferência com vendedores e mecânicos;
- uso de aplicativos para contração de revisões e serviços.
Enfim, essas são apenas 5 destaques de tendências do setor automotivo, que foram abordadas em um estudo internacional. Porém, há inúmeras outras mudanças de hábitos e costumes que certamente influenciarão a relação entre donos e veículos. E no seu caso? Já está apto para esse “novo normal”?
Se curtiu e quer acompanhar muitas outras novidades sobre tudo o que rola no universo automotivo, acesse nosso Blog e fique por dentro das próximas publicações. Até lá!
0 comentários