Você que é do mercado automotivo já sabe que o setor existe desde antes da Internet. E por isso, o ramo de automóveis enfrenta um grande desafio: muitas das regras que orientavam os negócios antes da era digital não existem mais. Além disso, a transformação digital nas oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias não é um plano para o futuro e sim uma necessidade atual e urgente.
Essa transformação precisa de atenção para que sua empresa seja competitiva no mercado. E aqui não se trata de você comprar um servidor melhor ou utilizar algumas ferramentas de gestão na web.
Mas sim, de “cair de cabeça”, se inserir em um mundo que é cada vez mais digital. Portanto, muitas pessoas falam sobre a transformação digital nas empresas automotivas, mas você sabe o que ela significa e como esta transformação pode afetar o seu trabalho?
Neste post, você vai entender tudo sobre o assunto. E aí, ficou interessado em conferir essa estratégia? Então, continue com a gente e acompanhe o nosso artigo!
O que é a transformação digital no setor automotivo?
A transformação digital é a utilização do potencial das tecnologias digitais que ajuda você alcançar o aumento da produtividade, competitividade e sucesso no seu negócio.
Ou seja, essa estratégia é um meio de você usar a tecnologia para dar velocidade à resposta. Com essa estratégia, você oferece um atendimento personalizado, aumenta o alcance da sua marca, prioriza seus clientes e colaboradores e, alavanca o desempenho da sua organização e do seu time.
Como a transformação digital impacta o setor automotivo?
Mantém a cadeia de suprimentos conectada
A transformação digital ajuda na comunicação entre as empresas e seus fornecedores. Desta maneira, melhora as margens de operação. Portanto, uma cadeia interligada fornece estoques conectados que facilitam o gerenciamento e o monitoramento das partes na linha de produção.
Promove a indústria 4.0
A combinação entre mente e máquina chega ao seu auge. A Internet Industrial das Coisas (IIoT) e a análise de dados também digitalizam a fabricação e promovem a personalização e eficiência de produção na indústria 4.0.
Série de dados, Inteligência artificial, cibersegurança, realidade aumentada e machine lerarning são utilizados para melhorar a tomada de decisão e a eficiência dos custos. A indústria 4.0 é a marcha para a produção dos carros autônomos.
Possibilita a fabricação de carros autônomos e elétricos
Os carros autônomos e elétricos geram uma grande quantidade de dados em tempo real que ajudam a entender melhor o consumidor, a transformar o carro em uma central de serviços e até mesmo gerar uma nova fonte de receita para o setor da comercialização de dados.
Portanto, as empresas podem usar os sistemas de big data para identificar os problemas reais dos automóveis e fazer um diagnóstico remoto, esclarecer dúvidas, monitorar a vida do automóvel e agendar serviços.
Aproxima o varejo online
A transformação digital propicia a aproximação do varejo online. Há uma tendência que avança para a comercialização de veículos apenas pela internet, a exemplo do que a Tesla já faz nos Estados Unidos e a Amazon na Europa.
Embora tenhamos a Lei Ferrari que limita a venda direta entre montadora e consumidor no Brasil, a transformação digital provoca uma reavaliação e reposicionamento dos concessionários dentro da cadeia.
Portanto, como importantes influenciadores da jornada de compras de carros, as concessionárias podem se posicionar frente à experiência do cliente na internet.
Vendas de peças e serviços pela internet e showrrons virtuais são demandas fortes que podem ser atendidas por esses players. Uma forma para você que é proprietário de concessionária se preparar para essas demandas é adotar as plataformas digitais.
Avança com os serviços de mobilidade
Cabify, 99pop, Uber e eHailing (compartilhamento de bicicletas) são alguns exemplos de empresas que implodiram a nossa visão de mobilidade nos últimos anos.
Com a transformação digital, o transporte fica cada vez mais compartilhado. A ideia de mobilidade como serviço é um pilar chave da transformação digital na indústria automotiva. Isso muda, inclusive, as relações das montadoras com o mercado.
Como a transformação digital afeta o seu time?
A transformação digital aumenta a produtividade da sua equipe e melhora o relacionamento entre as pessoas. Portanto, ela é importante e válida em um mercado pós-crise.
Por isso, você deve buscar as melhores formas de se adaptar e se tornar um consumidor mais preparado. Com toda essa informação, você passa a ter a capacidade de tomar as suas próprias decisões.
Dá para fugir da transformação digital?
Não. Entretanto, a boa notícia é que o setor automotivo está ciente da necessidade de transformação digital. No entanto, você deve saber que ela não ocorre da noite para o dia. Para implantá-la, é preciso planejamento e uma estratégia digital que se adapta as características do seu negócio.
Viu como a transformação digital é importante para o setor automotivo? Agora que você já sabe, busque parceiros para implantá-la em seu negócio!
Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e entenda tudo sobre Big Data e inteligência artificial!
0 comentários