O que é a transformação digital no setor automotivo

5 abr, 2019 | Informativos, Super Dicas | 0 Comentários

Você que é do mercado automotivo já sabe que o setor existe desde antes da Internet. E por isso, o ramo de automóveis enfrenta um grande desafio: muitas das regras que orientavam os negócios antes da era digital não existem mais. Além disso, a transformação digital nas oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias não é um plano para o futuro e sim uma necessidade atual e urgente.

Essa transformação precisa de atenção para que sua empresa seja competitiva no mercado. E aqui não se trata de você comprar um servidor melhor ou utilizar algumas ferramentas de gestão na web.

Mas sim, de “cair de cabeça”, se inserir em um mundo que é cada vez mais digital. Portanto, muitas pessoas falam sobre a transformação digital nas empresas automotivas, mas você sabe o que ela significa e como esta transformação pode afetar o seu trabalho?

Neste post, você vai entender tudo sobre o assunto. E aí, ficou interessado em conferir essa estratégia? Então, continue com a gente e acompanhe o nosso artigo!

[E-book] Padrão de Cores de Elevadores Automotivos para Concessionárias | Baixar gratuitamente | Engecass

O que é a transformação digital no setor automotivo?

A transformação digital é a utilização do potencial das tecnologias digitais que ajuda você alcançar o aumento da produtividade, competitividade e sucesso no seu negócio.

Ou seja, essa estratégia é um meio de você usar a tecnologia para dar velocidade à resposta. Com essa estratégia, você oferece um atendimento personalizado, aumenta o alcance da sua marca, prioriza seus clientes e colaboradores e, alavanca o desempenho da sua organização e do seu time.

Como a transformação digital impacta o setor automotivo?

Mantém a cadeia de suprimentos conectada

A transformação digital ajuda na comunicação entre as empresas e seus fornecedores. Desta maneira, melhora as margens de operação. Portanto, uma cadeia interligada fornece estoques conectados que facilitam o gerenciamento e o monitoramento das partes na linha de produção.

Promove a indústria 4.0

A combinação entre mente e máquina chega ao seu auge. A Internet Industrial das Coisas (IIoT) e a análise de dados também digitalizam a fabricação e promovem a personalização e eficiência de produção na indústria 4.0.

Série de dados, Inteligência artificial, cibersegurança, realidade aumentada e machine lerarning são utilizados para melhorar a tomada de decisão e a eficiência dos custos. A indústria 4.0 é a marcha para a produção dos carros autônomos.

Possibilita a fabricação de carros autônomos e elétricos

Os carros autônomos e elétricos geram uma grande quantidade de dados em tempo real que ajudam a entender melhor o consumidor, a transformar o carro em uma central de serviços e até mesmo gerar uma nova fonte de receita para o setor da comercialização de dados.

Portanto, as empresas podem usar os sistemas de big data para identificar os problemas reais dos automóveis e fazer um diagnóstico remoto, esclarecer dúvidas, monitorar a vida do automóvel e agendar serviços.

Aproxima o varejo online

A transformação digital propicia a aproximação do varejo online. Há uma tendência que avança para a comercialização de veículos apenas pela internet, a exemplo do que a Tesla já faz nos Estados Unidos e a Amazon na Europa.

Embora tenhamos a Lei Ferrari que limita a venda direta entre montadora e consumidor no Brasil, a transformação digital provoca uma reavaliação e reposicionamento dos concessionários dentro da cadeia.

Portanto, como importantes influenciadores da jornada de compras de carros, as concessionárias podem se posicionar frente à experiência do cliente na internet.

Vendas de peças e serviços pela internet e showrrons virtuais são demandas fortes que podem ser atendidas por esses players. Uma forma para você que é proprietário de concessionária se preparar para essas demandas é adotar as plataformas digitais.

Avança com os serviços de mobilidade

Cabify, 99pop, Uber e eHailing (compartilhamento de bicicletas) são alguns exemplos de empresas que implodiram a nossa visão de mobilidade nos últimos anos.

Com a transformação digital, o transporte fica cada vez mais compartilhado. A ideia de mobilidade como serviço é um pilar chave da transformação digital na indústria automotiva. Isso muda, inclusive, as relações das montadoras com o mercado.

Como a transformação digital afeta o seu time?

A transformação digital aumenta a produtividade da sua equipe e melhora o relacionamento entre as pessoas. Portanto, ela é importante e válida em um mercado pós-crise.

Por isso, você deve buscar as melhores formas de se adaptar e se tornar um consumidor mais preparado. Com toda essa informação, você passa a ter a capacidade de tomar as suas próprias decisões.

Dá para fugir da transformação digital?

Não. Entretanto, a boa notícia é que o setor automotivo está ciente da necessidade de transformação digital. No entanto, você deve saber que ela não ocorre da noite para o dia. Para implantá-la, é preciso planejamento e uma estratégia digital que se adapta as características do seu negócio.

Viu como a transformação digital é importante para o setor automotivo? Agora que você já sabe, busque parceiros para implantá-la em seu negócio!

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e  entenda tudo sobre Big Data e inteligência artificial!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *