O que é a transformação digital no setor automotivo

5 abr, 2019 | Informativos, Super Dicas | 0 Comentários

Você que é do mercado automotivo já sabe que o setor existe desde antes da Internet. E por isso, o ramo de automóveis enfrenta um grande desafio: muitas das regras que orientavam os negócios antes da era digital não existem mais. Além disso, a transformação digital nas oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias não é um plano para o futuro e sim uma necessidade atual e urgente.

Essa transformação precisa de atenção para que sua empresa seja competitiva no mercado. E aqui não se trata de você comprar um servidor melhor ou utilizar algumas ferramentas de gestão na web.

Mas sim, de “cair de cabeça”, se inserir em um mundo que é cada vez mais digital. Portanto, muitas pessoas falam sobre a transformação digital nas empresas automotivas, mas você sabe o que ela significa e como esta transformação pode afetar o seu trabalho?

Neste post, você vai entender tudo sobre o assunto. E aí, ficou interessado em conferir essa estratégia? Então, continue com a gente e acompanhe o nosso artigo!

[E-book] Padrão de Cores de Elevadores Automotivos para Concessionárias | Baixar gratuitamente | Engecass

O que é a transformação digital no setor automotivo?

A transformação digital é a utilização do potencial das tecnologias digitais que ajuda você alcançar o aumento da produtividade, competitividade e sucesso no seu negócio.

Ou seja, essa estratégia é um meio de você usar a tecnologia para dar velocidade à resposta. Com essa estratégia, você oferece um atendimento personalizado, aumenta o alcance da sua marca, prioriza seus clientes e colaboradores e, alavanca o desempenho da sua organização e do seu time.

Como a transformação digital impacta o setor automotivo?

Mantém a cadeia de suprimentos conectada

A transformação digital ajuda na comunicação entre as empresas e seus fornecedores. Desta maneira, melhora as margens de operação. Portanto, uma cadeia interligada fornece estoques conectados que facilitam o gerenciamento e o monitoramento das partes na linha de produção.

Promove a indústria 4.0

A combinação entre mente e máquina chega ao seu auge. A Internet Industrial das Coisas (IIoT) e a análise de dados também digitalizam a fabricação e promovem a personalização e eficiência de produção na indústria 4.0.

Série de dados, Inteligência artificial, cibersegurança, realidade aumentada e machine lerarning são utilizados para melhorar a tomada de decisão e a eficiência dos custos. A indústria 4.0 é a marcha para a produção dos carros autônomos.

Possibilita a fabricação de carros autônomos e elétricos

Os carros autônomos e elétricos geram uma grande quantidade de dados em tempo real que ajudam a entender melhor o consumidor, a transformar o carro em uma central de serviços e até mesmo gerar uma nova fonte de receita para o setor da comercialização de dados.

Portanto, as empresas podem usar os sistemas de big data para identificar os problemas reais dos automóveis e fazer um diagnóstico remoto, esclarecer dúvidas, monitorar a vida do automóvel e agendar serviços.

Aproxima o varejo online

A transformação digital propicia a aproximação do varejo online. Há uma tendência que avança para a comercialização de veículos apenas pela internet, a exemplo do que a Tesla já faz nos Estados Unidos e a Amazon na Europa.

Embora tenhamos a Lei Ferrari que limita a venda direta entre montadora e consumidor no Brasil, a transformação digital provoca uma reavaliação e reposicionamento dos concessionários dentro da cadeia.

Portanto, como importantes influenciadores da jornada de compras de carros, as concessionárias podem se posicionar frente à experiência do cliente na internet.

Vendas de peças e serviços pela internet e showrrons virtuais são demandas fortes que podem ser atendidas por esses players. Uma forma para você que é proprietário de concessionária se preparar para essas demandas é adotar as plataformas digitais.

Avança com os serviços de mobilidade

Cabify, 99pop, Uber e eHailing (compartilhamento de bicicletas) são alguns exemplos de empresas que implodiram a nossa visão de mobilidade nos últimos anos.

Com a transformação digital, o transporte fica cada vez mais compartilhado. A ideia de mobilidade como serviço é um pilar chave da transformação digital na indústria automotiva. Isso muda, inclusive, as relações das montadoras com o mercado.

Como a transformação digital afeta o seu time?

A transformação digital aumenta a produtividade da sua equipe e melhora o relacionamento entre as pessoas. Portanto, ela é importante e válida em um mercado pós-crise.

Por isso, você deve buscar as melhores formas de se adaptar e se tornar um consumidor mais preparado. Com toda essa informação, você passa a ter a capacidade de tomar as suas próprias decisões.

Dá para fugir da transformação digital?

Não. Entretanto, a boa notícia é que o setor automotivo está ciente da necessidade de transformação digital. No entanto, você deve saber que ela não ocorre da noite para o dia. Para implantá-la, é preciso planejamento e uma estratégia digital que se adapta as características do seu negócio.

Viu como a transformação digital é importante para o setor automotivo? Agora que você já sabe, busque parceiros para implantá-la em seu negócio!

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e  entenda tudo sobre Big Data e inteligência artificial!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *