troca de óleo: segurança e agilidade

Troca de óleo: saiba como ter segurança e agilidade

Investir em um serviço de troca de óleo é uma boa opção de negócio. A cada 5 ou 10 mil quilômetros rodados, o automóvel precisa fazer a troca de óleo para evitar danos no motor. Por isso, com a troca de óleo você lucra mais, pois sempre terá cliente em sua oficina mecânica ou seu auto center.

Mas não é só isso. Ao oferecer essa manutenção, você agrega outro tipo de assistência, a troca do filtro de óleo, pois ela também é importante para o automóvel. Entretanto, há um detalhe que você precisa levar em consideração: para trocar o óleo dos veículos, é importante ter cuidado. Então, como fazer a manutenção com rapidez e segurança? É o que você vai descobrir neste artigo. Confira!

Utilize a rampa para troca de óleo

Se você deseja oferecer os serviços de troca de óleo com mais frequência, tenha uma rampa para a troca de óleo

Uma das vantagens deste equipamento é que ele substitui as valas e permite que você tenha maior espaço físico na sua oficina mecânica ou auto center.

Então, se você trabalha em um ambiente pequeno adquira uma rampa de troca de óleo. A Engecass tem um dos melhores modelos do mercado.

Rampa para troca de Óleo RTO2600/4100 | Conheça e solicite seu orçamento | Engecass

Troque o óleo por completo

Não complete o lubrificante. Você deve fazer a troca completa do óleo. O ato de só completar a mistura com o óleo novo com o usado e compromete a eficácia do produto.

Caso você realmente tenha que completar, faça isso com o produto da mesma marca e, assim que possível, oriente seu cliente para fazer toda a substituição do produto.

Use apenas um tipo de lubrificante

Nunca misture os tipos de óleo como o mineral e o sintético. A mistura prejudica a eficiência da lubrificação e gera riscos ao motor do automóvel.

Entretanto, caso você precise usar os dois óleos em uma situação de emergência, escolha os de mesma base (sintético, semissintético ou mineral), a mesma viscosidade e o mesmo grau de API e SAE.

Evite aditivos na troca de óleo

Não há necessidade de usar aditivos no óleo. Isso é enganar o seu cliente e fazê-lo jogar dinheiro fora.

[eBook] Saiba como fazer a Gestão financeira para a sua oficina com o nosso eBook! | Baixar agora | Engecass

Todo óleo vem com um pacote de aditivos. Saiba também que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) tem várias resoluções sobre os lubrificantes.

Tome cuidado para não pingar óleo no motor

Ao deixar o óleo pingar no motor do automóvel, você pode afetar as áreas mais críticas do carro como velas, câmara de combustão e catalisador.

Entre as consequências, há danos nos componentes e no motor, que aumentam o gasto com o combustível e os custos com a manutenção.

Substitua o filtro de óleo

Um dos maiores erros é fazer a troca de óleo sem pensar no filtro. Você deve fazer as trocas simultâneas do óleo e do filtro para evitar que o novo produto carregue impurezas para dentro do motor do automóvel.

O filtro sempre conserva no interior um volume residual de óleo oxidado, que contamina o óleo novo, tendendo a acelerar o seu processo de envelhecimento.

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Verifique o nível do lubrificante

Nunca deixe o seu cliente rodar com o óleo abaixo do nível. Oriente para que ele saiba a medida certa do lubrificante, pois andar acima ou abaixo compromete a lubrificação e aumenta a fricção entre as peças, acelerando o desgaste dos componentes. Neste caso, o efeito é imediato e provoca perda de potência no automóvel e danos no motor.

Não deixe transbordar o óleo automotivo e cair fora do sistema de lubrificação. Isso gera acúmulo de material ao redor e prejudica o motor do automóvel.

E há também outro detalhe importante na hora da troca de óleo: verifique o nível do lubrificante com o motor do automóvel frio e em local plano.

Essa é uma dica básica para quem é mecânico automotivo e também serve de alerta para seus clientes que desejam saber um pouco mais sobre a troca de óleo.

Agora que você aprendeu como ter segurança e agilidade na troca de óleo, tal adquirir os equipamentos certos para você executar o serviço? A Engecass possui a  rampa para troca de óleo para ajudar em seus trabalhos de manutenção preventiva e reparação automotiva!

E aí, quer continuar aprendendo com a Engecass? Acesse o nosso próximo post sobre a importância de ter um elevador para troca de óleo e melhore os serviços na sua oficina e auto center!

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.