Troca de óleo: saiba como ter segurança e agilidade

6 fev, 2020 | Autocenter, Oficina Mecânica, Rampa para troca de óleo

Investir em um serviço de troca de óleo é uma boa opção de negócio. A cada 5 ou 10 mil quilômetros rodados, o automóvel precisa fazer a troca de óleo para evitar danos no motor. Por isso, com a troca de óleo você lucra mais, pois sempre terá cliente em sua oficina mecânica ou seu auto center.

Mas não é só isso. Ao oferecer essa manutenção, você agrega outro tipo de assistência, a troca do filtro de óleo, pois ela também é importante para o automóvel. Entretanto, há um detalhe que você precisa levar em consideração: para trocar o óleo dos veículos, é importante ter cuidado. Então, como fazer a manutenção com rapidez e segurança? É o que você vai descobrir neste artigo. Confira!

Utilize a rampa para troca de óleo

Se você deseja oferecer os serviços de troca de óleo com mais frequência, tenha uma rampa para a troca de óleo

Uma das vantagens deste equipamento é que ele substitui as valas e permite que você tenha maior espaço físico na sua oficina mecânica ou auto center.

Então, se você trabalha em um ambiente pequeno adquira uma rampa de troca de óleo. A Engecass tem um dos melhores modelos do mercado.

Rampa para troca de Óleo RTO2600/4100 | Conheça e solicite seu orçamento | Engecass

Troque o óleo por completo

Não complete o lubrificante. Você deve fazer a troca completa do óleo. O ato de só completar a mistura com o óleo novo com o usado e compromete a eficácia do produto.

Caso você realmente tenha que completar, faça isso com o produto da mesma marca e, assim que possível, oriente seu cliente para fazer toda a substituição do produto.

Use apenas um tipo de lubrificante

Nunca misture os tipos de óleo como o mineral e o sintético. A mistura prejudica a eficiência da lubrificação e gera riscos ao motor do automóvel.

Entretanto, caso você precise usar os dois óleos em uma situação de emergência, escolha os de mesma base (sintético, semissintético ou mineral), a mesma viscosidade e o mesmo grau de API e SAE.

Evite aditivos na troca de óleo

Não há necessidade de usar aditivos no óleo. Isso é enganar o seu cliente e fazê-lo jogar dinheiro fora.

Todo óleo vem com um pacote de aditivos. Saiba também que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) tem várias resoluções sobre os lubrificantes.

Tome cuidado para não pingar óleo no motor

Ao deixar o óleo pingar no motor do automóvel, você pode afetar as áreas mais críticas do carro como velas, câmara de combustão e catalisador.

Entre as consequências, há danos nos componentes e no motor, que aumentam o gasto com o combustível e os custos com a manutenção.

Substitua o filtro de óleo

Um dos maiores erros é fazer a troca de óleo sem pensar no filtro. Você deve fazer as trocas simultâneas do óleo e do filtro para evitar que o novo produto carregue impurezas para dentro do motor do automóvel.

O filtro sempre conserva no interior um volume residual de óleo oxidado, que contamina o óleo novo, tendendo a acelerar o seu processo de envelhecimento.

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Verifique o nível do lubrificante

Nunca deixe o seu cliente rodar com o óleo abaixo do nível. Oriente para que ele saiba a medida certa do lubrificante, pois andar acima ou abaixo compromete a lubrificação e aumenta a fricção entre as peças, acelerando o desgaste dos componentes. Neste caso, o efeito é imediato e provoca perda de potência no automóvel e danos no motor.

Não deixe transbordar o óleo automotivo e cair fora do sistema de lubrificação. Isso gera acúmulo de material ao redor e prejudica o motor do automóvel.

E há também outro detalhe importante na hora da troca de óleo: verifique o nível do lubrificante com o motor do automóvel frio e em local plano.

Essa é uma dica básica para quem é mecânico automotivo e também serve de alerta para seus clientes que desejam saber um pouco mais sobre a troca de óleo.

Agora que você aprendeu como ter segurança e agilidade na troca de óleo, tal adquirir os equipamentos certos para você executar o serviço? A Engecass possui a  rampa para troca de óleo para ajudar em seus trabalhos de manutenção preventiva e reparação automotiva!

E aí, quer continuar aprendendo com a Engecass? Acesse o nosso próximo post sobre a importância de ter um elevador para troca de óleo e melhore os serviços na sua oficina e auto center!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...
oficinas mecânicas modernas

16 ferramentas ideais para oficinas mecânicas modernas

Você sabia que existem ferramentas que são ideais para as oficinas mecânicas modernas? Se você ainda não sabe quais, leia o nosso post e conheça cada uma delas!

customização de carros

Customização de carros: Um mercado que cresce no Brasil

Entre as inúmeras oportunidades que o mercado da estética automotiva proporciona aos donos de auto centers e oficinas mecânicas, os serviços de customização de carros têm se destacado como alternativas rentáveis e com excelentes demandas nos últimos anos.  De acordo...
elevador pantográfico móvel

A praticidade do elevador pantográfico móvel na estética automotiva

De acordo com um levantamento recente, a procura por serviços de estética automotiva cresceram quase 90% no período de pandemia, o que aponta - diferente de muitos outros setores - para um aquecimento desse mercado no Brasil.  No entanto, apesar da notícia agradar os...
mecânico automotivo

10 fatores fundamentais em um mecânico automotivo

Quem trabalha como mecânico automotivo sabe bem como o mercado mudou nos últimos anos e como, cada vez mais, os consumidores estão exigentes. Sendo assim, é uma estratégia comercial aprimorar os conhecimentos técnicos para oferecer serviços de alta qualidade.  E isso...
elevador automotivo usado

Elevador automotivo usado: Vantagens e desvantagens

Muitos donos de oficinas mecânicas, no intuito de economizar, acabam optando por investir em equipamentos de segunda mão nos estabelecimentos. No entanto, quando tratamos de maquinários maiores e manuseados com frequência no dia a dia, como o caso de um elevador...

Como aproveitar a tarifa zero de importação de pneus para oferecer troca e balanceamento em seu estabelecimento

Ainda que não oficializado, no início de 2021 o Governo Federal deu indícios de uma possível redução a zero da tarifa de importação de pneus, especialmente por causa das pressões dos caminhoneiros por conta dos aumentos consecutivos dos combustíveis no país.  No...
carros que saíram de linha em 2020

Confira os carros que saíram de linha em 2020

Então 2020 ficou para trás e, junto a este ano um tanto quanto turbulento para o setor automotivo, alguns carros saíram de linha no Brasil após decisões e estratégias comerciais das respectivas montadoras.  Entre as novas tendências de mercado, lançamentos e...