Entre os principais equipamentos automotivos, que mais agregam valor aos serviços de um auto center, sem dúvidas, é a rampa de alinhamento. Afinal, tal ferramenta possibilita otimizar o trabalho dos profissionais, oferece resultados finais de melhor qualidade e torna a imagem de seu estabelecimento bem mais moderna e comprometida com o cliente.

Para entender quais são, exatamente, as principais vantagens e benefícios de investir em uma boa rampa de alinhamento, nós resolvemos preparar um post completo e bem detalhado sobre os diferenciais desse equipamento, além claro, de indicar alguns dos modelos mais eficientes e avançados do mercado.

Quer saber mais? Então, continue a leitura e confira todas as dicas que separamos a seguir. Vamos lá!

Por que investir em uma rampa de alinhamento para seu auto center?

Em geral, as montadoras recomendam que todos os veículos realizem uma inspeção de alinhamento e balanceamento de direção a cada 10 mil km rodados. Além disso, mesmo antes desse prazo recomendado, muitos carros podem apresentar “sintomas“, que indiquem a necessidade desse tipo de serviço, como desgastes dos pneus, volantes “puxando” pra um lado, trepidação, entre outros.

Sendo assim, por se tratar de uma manutenção frequente e necessária para todos aqueles que têm carros, saber diagnosticar bem e realizar serviços de qualidade, são fatores fundamentais para qualquer auto center.

Confira algumas dessas vantagens que o equipamento pode agregar ao negócio!

1. Agiliza seu trabalho

A rampa de alinhamento agiliza o trabalho do auto center. Além de ser fácil de operar, o equipamento possibilita que você faça reparos e manutenções de uma forma mais segura e mais rápida.

Além disso, auto centers que trabalham com valas para manutenção, precisam se preocupar com outros detalhes e trabalhos, como: fechá-las ao fim do expediente, limpezas mais complexas, falta de iluminação adequada, impossibilidade de ajustar a altura do veículo, entre outros.

Tudo isso pode comprometer a qualidade e o tempo necessário para as manutenções dos clientes.

2. Oferece mais segurança

Ainda há por aí muitos auto centers que utilizam valetas para realizar serviços de alinhamento nos veículos. Antigamente, essa poderia até ser uma prática usual, no entanto, com o avanço da tecnologia, essa forma de trabalho ficou ultrapassada. Além disso, fazer reparos em uma valeta fazia o funcionário correr muitos riscos, não é verdade?

Hoje, a rampa de alinhamento oferece muito mais segurança para executar um serviço com qualidade e tranquilidade, evitando assim os riscos de acidentes comuns no uso das valas. Afinal, os equipamentos contam com travas para rodas, sistemas hidráulicos de suspensão e os veículos são posicionados ainda no solo, sem possibilidades de quedas.

3. Se adapta a vários modelos de automóveis

Não adianta investir em propaganda e em uma ótima fachada para a sua empresa se você não consegue atender bem seu cliente, não é verdade?

Por isso, é importante você ter os equipamentos necessários para oferecer o melhor serviço que puder. A rampa de alinhamento pode atender vários modelos de automóveis, desde veículos leves como utilitários, fornecendo uma maior distância entre os eixos.

4. Ajuda a organizar a sua empresa

Além da dor de cabeça que é construir valetas para alinhamento, pois a obra pode dar errado, elas ocupam um espaço no seu auto center que não pode ser liberado sem a necessidade de mais dinheiro e obra.

Já com a rampa de alinhamento, você pode deixar sua empresa organizada e com um visual mais profissional. Sem contar que com a rampa de alinhamento é possível fazer a recolocação dos equipamentos, coisa que com a vala não é dá.

5. Melhora o atendimento

É fato que os consumidores estão cada vez mais exigentes, não é verdade? E quando se trata de automóveis, a exigência aumenta ainda mais. Você, como dono de um auto center já deve saber como os proprietários desses veículos são ciumentos com seus bens.

E o que isso significa? Na prática, quer dizer que você deverá oferecer um atendimento de qualidade se quiser se destacar no mercado automotivo. Não basta apenas realizar um serviço “meia boca” e liberar o cliente. Dessa maneira, além de não voltar nas próximas vezes que precisar de um alinhamento, é bem capaz de seu auto center ser mal visto por aí.

As rampas de alinhamento ajudarão a oferecer um bom atendimento aos seus clientes, uma vez que elas contam com acessórios e ferramentas que garantem que os mecânicos façam o melhor trabalho possível.

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

6. Oferece mais tranquilidade ao cliente

Quando o cliente observa que a empresa tem uma rampa de alinhamento, ele fica mais tranquilo, pois sabe que o automóvel sairá dali em condições perfeitas. O cliente não terá imprevistos ou surpresas desagradáveis enquanto estiver na estrada ou no trabalho.

7. Garante um alinhamento preciso

Com a rampa de alinhamento você garante um serviço preciso. É que como o equipamento possui recursos tecnológicos, fica mais difícil de não se fazer um alinhamento perfeito. Portanto, adquirir uma rampa de alinhamento é a certeza que você vai oferecer um bom serviço aos seus clientes.

8. Evita problemas na viagem do cliente

Já pensou seu cliente pegar a estrada e perceber que o automóvel não está alinhado? Com a rampa de alinhamento seu cliente não terá esse tipo de problema, pois o equipamento vai ajudá-lo a fazer o reparo e a manutenção necessária no automóvel do seu cliente e do jeito que ele precisa.

9. Tem excelente custo benefício

A rampa de alinhamento também oferece um excelente custo benefício para quem compra o produto. É que o equipamento se paga, já que com a sua utilização você executará mais serviços em menos tempo. Além do conforto e da tranquilidade de você atender bem seus clientes, não é mesmo?

10.  Facilita a manutenção das próprias peças

Quando você escolhe uma rampa de alinhamento de uma empresa especializada no assunto, como a Engecass, por exemplo, você adquire produtos de qualidade que vão ajudar no dia a dia do seu auto center.

E além disso, a rampa de alinhamento é de fácil manutenção, pois as próprias empresas que disponibilizam o equipamento no mercado dão a assistência que você precisa para fazer a manutenção do equipamento.

Quais os melhores modelos de rampa de alinhamento para auto centers?

Em geral, a rampa de alinhamento pode ser pneumática ou eletromecânica, cada qual com características e especificidades diferentes, mas que atendem perfeitamente de um auto center.

Ou seja, a escolha da melhor rampa de alinhamento para o seu negócio precisa levar em consideração fatores básicos, como orçamento para investimento, espaço disponível e resultados esperados.

Para facilitar, destacamos os principais diferenciais de uma rampa de alinhamento pneumática e eletromecânica. Confira!

Rampa de alinhamento pneumática

Como já bem sugere o nome, esse tipo de rampa de alinhamento conta com pistões de elevação pneumáticos, ou seja, que funciona com uma energia gerada a partir da compressão de ares. Em outras palavras, não há um motor elétrico para fazer subir ou descer.

Rampa de Alinhamento Pneumática RAP4000 | Saiba mais | Engecass

As vantagens desse tipo de rampa de alinhamento é por se tratar de um equipamento robusto e totalmente mecânico, o que dispensa, por exemplo, peças, motores e acessórios elétricos e, ao mesmo tempo, não abre mão da praticidade, flexibilidade e segurança das operações.

Rampa de alinhamento eletromecânica

Podemos chamar esse tipo de rampa de alinhamento como uma versão avançada e moderna da pneumática. Afinal, o equipamento já conta com um motor elétrico para suspensão dos veículos, garantindo uma movimentação mais suave e com um controle mais assertivo das posições desejadas.

Rampa de alinhamento Eletromecânica RAE4000 PLUS | Saiba mais | Engecass

Além disso, em geral, esse tipo de equipamento automotivo também pode contar com um macaco pneumático como alternativa opcional, garantindo o funcionamento mesmo sem energia elétrica no estabelecimento.

Entre as principais vantagens da rampa de alinhamento eletromecânica vale destacar o seu moderno painel de comando, que garante um manuseio ainda mais seguro e fácil dos profissionais, seu design e desenho ainda mais robusto e a experiência proporcionada ao cliente por contar com um equipamento de alta tecnologia e de última geração no mercado.

Enfim, essas são algumas das principais vantagens de contar com uma rampa de alinhamento de qualidade em seu auto center. Vale reforçar que, assim como qualquer outro equipamento automotivo profissional, essa ferramenta visa não somente otimizar seus serviços, mas também contribui para aumentar a segurança, a confiança e a imagem de seu negócio.

Quer conhecer um pouco mais sobre a rampa de alinhamento? Entre em contato conosco e receba o nosso orçamento!