Vantagens de possuir uma playlist em sua oficina mecânica

6 set, 2019 | Oficina Mecânica | 0 Comentários

Ouvir música ajuda na concentração de quem trabalha  em auto center ou na oficina mecânica. É que a música proporciona entretenimento, torna o ambiente melhor e até mais produtivo. Ela pode, inclusive, tornar o seu espaço mais personalizado, dependendo do seu público-alvo.

Mas quais as outras vantagens de possuir uma playlist em sua oficina mecânica? A resposta para essa e outras perguntas você vai descobrir ao longo deste artigo. Acompanhe!

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Por que escolher uma playlist para trabalhar em sua oficina mecânica?

A música é um excelente “remédio” para a produtividade. Ela melhora o desempenho da sua equipe, reduz a ansiedade e promove o bom humor.

Uma playlist é tão poderosa que é capaz até de ajudar na concentração e no raciocínio. Além disso, a música libera uma substância no cérebro conhecida como dopamina, responsável pela sensação de motivação e prazer.

Essa é a mesma sensação de prazer para quem come um chocolate ou lembra de algo que agrada. Uma reportagem publicada no The New York Times afirma que os trabalhadores que escutam música são mais focados e calmos. Eles também conseguem solucionar os problemas de maneira eficiente.

No entanto, quando escutar músicas em sua oficina mecânica, evite a playlist alta para não atrapalhar a comunicação no ambiente e a segurança.

Quais as vantagens de ouvir música na oficina mecânica?

Você erra menos ao executar uma tarefa

Segundo a Neuroscience of Behavior and Physiology, quando uma pessoa escuta rock ou música clássica, ela aumenta a sua habilidade de reconhecer letras, imagens e números.

Um teste com colaboradores em uma linha de montagens foi realizado, e o resultado? Ah, eles cometeram menos erros e conseguiam produzir mais rápido. Esse resultado também pode ser reproduzido com tarefas repetitivas na sua oficina, como organizar peças e limpar o espaço.

Você diminui a tensão

Independente do gênero, a música ajuda a diminuir a tensão e aumenta a concentração. Pode até ser complicado agradar a equipe inteira, no entanto, há alguns clássicos que podem cativar a maioria ou até mesmo todos os colaboradores.

Para resolver o problema? Que tal fazer uma pesquisa entre os mecânicos para saber os gostos musicais? Escolha alguns gêneros e depois opte pelo que a maioria decidir.

Você cria um ambiente diferenciado para seus clientes

Dependendo do seu público-alvo, a música pode ser usada como uma identidade para sua marca. E ao falarmos sobre identidade, saiba que este conceito é associado às experiências sensoriais como cheiro ou uma música que combine com a marca.

Você pode apostar em uma playlist que está alinhada com perfil do seu negócio, pois essa é uma boa maneira de ajudar no relacionamento com o seu público.

A escolha correta da sua playlist pode se tornar uma experiência satisfatória para os consumidores. Logo, a chance de voltarem a frequentar a oficina será maior.

Você tem inúmeros outros benefícios

O site tutano divulgou um infográfico com alguns desses benefícios. Confira:

  • 88% dos trabalhadores produzem resultados mais precisos ouvindo música;
  • 90% dos trabalhadores têm melhor desempenho quando escutam música;
  • A música reduz o estresse, ajuda a aumentar a motivação e estimula a memória;
  • Música clássica melhora a precisão do trabalho;
  • Música pop reduz os erros em até 14%;
  • Ouvir músicas já conhecidas ou instrumentais ajuda a focar no trabalho, falar com alguém ou escrever.

Quando apertar o pause?

Apesar de todos os benefícios, você precisa saber quando apertar o pause. Não escute música quando conversar com os clientes, organizar os documentos com informações novas ou ler.

Não se esqueça que todo mundo adora uma playlist bem montada. Alegrar os clientes e sua equipe não é o único benefício da música na oficina mecânica. Na verdade, ela aumenta a concentração e melhora a produtividade. Além disso, ajuda o ambiente de trabalho.

Quer ler mais artigos sobre oficinas mecânicas? Acesse o nosso próximo post e confira se vale a pena montar uma oficina mecânica especializada!

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | Baixar gratuitamente | Engecass

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *