Vantagens de possuir uma playlist em sua oficina mecânica

6 set, 2019 | Oficina Mecânica | 0 Comentários

Ouvir música ajuda na concentração de quem trabalha  em auto center ou na oficina mecânica. É que a música proporciona entretenimento, torna o ambiente melhor e até mais produtivo. Ela pode, inclusive, tornar o seu espaço mais personalizado, dependendo do seu público-alvo.

Mas quais as outras vantagens de possuir uma playlist em sua oficina mecânica? A resposta para essa e outras perguntas você vai descobrir ao longo deste artigo. Acompanhe!

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Por que escolher uma playlist para trabalhar em sua oficina mecânica?

A música é um excelente “remédio” para a produtividade. Ela melhora o desempenho da sua equipe, reduz a ansiedade e promove o bom humor.

Uma playlist é tão poderosa que é capaz até de ajudar na concentração e no raciocínio. Além disso, a música libera uma substância no cérebro conhecida como dopamina, responsável pela sensação de motivação e prazer.

Essa é a mesma sensação de prazer para quem come um chocolate ou lembra de algo que agrada. Uma reportagem publicada no The New York Times afirma que os trabalhadores que escutam música são mais focados e calmos. Eles também conseguem solucionar os problemas de maneira eficiente.

No entanto, quando escutar músicas em sua oficina mecânica, evite a playlist alta para não atrapalhar a comunicação no ambiente e a segurança.

Quais as vantagens de ouvir música na oficina mecânica?

Você erra menos ao executar uma tarefa

Segundo a Neuroscience of Behavior and Physiology, quando uma pessoa escuta rock ou música clássica, ela aumenta a sua habilidade de reconhecer letras, imagens e números.

Um teste com colaboradores em uma linha de montagens foi realizado, e o resultado? Ah, eles cometeram menos erros e conseguiam produzir mais rápido. Esse resultado também pode ser reproduzido com tarefas repetitivas na sua oficina, como organizar peças e limpar o espaço.

Você diminui a tensão

Independente do gênero, a música ajuda a diminuir a tensão e aumenta a concentração. Pode até ser complicado agradar a equipe inteira, no entanto, há alguns clássicos que podem cativar a maioria ou até mesmo todos os colaboradores.

Para resolver o problema? Que tal fazer uma pesquisa entre os mecânicos para saber os gostos musicais? Escolha alguns gêneros e depois opte pelo que a maioria decidir.

Você cria um ambiente diferenciado para seus clientes

Dependendo do seu público-alvo, a música pode ser usada como uma identidade para sua marca. E ao falarmos sobre identidade, saiba que este conceito é associado às experiências sensoriais como cheiro ou uma música que combine com a marca.

Você pode apostar em uma playlist que está alinhada com perfil do seu negócio, pois essa é uma boa maneira de ajudar no relacionamento com o seu público.

A escolha correta da sua playlist pode se tornar uma experiência satisfatória para os consumidores. Logo, a chance de voltarem a frequentar a oficina será maior.

Você tem inúmeros outros benefícios

O site tutano divulgou um infográfico com alguns desses benefícios. Confira:

  • 88% dos trabalhadores produzem resultados mais precisos ouvindo música;
  • 90% dos trabalhadores têm melhor desempenho quando escutam música;
  • A música reduz o estresse, ajuda a aumentar a motivação e estimula a memória;
  • Música clássica melhora a precisão do trabalho;
  • Música pop reduz os erros em até 14%;
  • Ouvir músicas já conhecidas ou instrumentais ajuda a focar no trabalho, falar com alguém ou escrever.

Quando apertar o pause?

Apesar de todos os benefícios, você precisa saber quando apertar o pause. Não escute música quando conversar com os clientes, organizar os documentos com informações novas ou ler.

Não se esqueça que todo mundo adora uma playlist bem montada. Alegrar os clientes e sua equipe não é o único benefício da música na oficina mecânica. Na verdade, ela aumenta a concentração e melhora a produtividade. Além disso, ajuda o ambiente de trabalho.

Quer ler mais artigos sobre oficinas mecânicas? Acesse o nosso próximo post e confira se vale a pena montar uma oficina mecânica especializada!

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | Baixar gratuitamente | Engecass

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *