Atualmente, o veículo SUV é o mais vendido do Brasil, com mais da metade do mercado. Sem dúvida, é o modelo mais desejado, que está lotando as ruas e as oficinas mecânicas por todo o país.
Da mesma forma, é visível a redução da participação de mercado da linha mais leve, em que se encontravam, por exemplo, os modelos chamados populares.
Certamente, esta mudança no perfil do consumo de veículos tem impacto direto sobre toda a cadeia produtiva, incluindo o setor de reparação, como oficinas mecânicas, além de auto centers e concessionárias.
Sua oficina está preparada para aproveitar esta nova oportunidade? Então, leia este artigo até o final. Veja sobre o que vamos falar:
- O que é um veículo SUV?
- Qual é a tendência deste mercado?
- As vantagens da venda do veículo SUV
- O que isso significa para o mercado?
- Oficinas mecânicas precisam se preparar
- Qual elevador automotivo é o mais adequado?
- Conclusão
O que é um veículo SUV?
O nome já explica bastante. Ele vem do inglês Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo.
Portanto, ele combina características de um carro utilitário e ao mesmo tempo esportivo. Em outras palavras, apresenta atributos de um carro e de uma caminhonete em um único modelo.
Os SUVs são geralmente maiores, mais altos e têm uma distância ao solo maior, o que os torna mais adequados para dirigir em terrenos acidentados.
Eles também têm mais espaço interno do que os carros, fazendo deles uma boa escolha para famílias ou pessoas que precisam transportar muito equipamento, por exemplo.
Resumidamente, o SUV é um esportivo robusto, já o sedã oferece conforto e um bom espaço interno. O hatch, por sua vez, é ideal para o uso no dia a dia, em área urbana.
Qual é a tendência deste mercado?
A primeira vez que os SUVs representaram mais da metade das vendas de carros novos no Brasil foi em janeiro de 2022, quando foram responsáveis por 50,79% dos emplacamentos.
De lá para cá, a liderança se manteve nesta média. Por exemplo, em maio de 2023 as vendas representaram 51,09%, segundo dados da Fenabrave, Federação Brasileira da Distribuição de Veículos Automotores.
Até pouco tempo, o SUV já dominava a fatia de mercado que era ocupada pelas peruas e minivans. Agora, começa a tomar fatias de mercado dos hatches e dos sedãs.
E esta é uma mudança global. Entre os 100 carros mais vendidos no mundo em 2022, os modelos tipo SUV abarcaram 49 posições, seguidos de 23 sedãs e 13 hatches. Este levantamento é da Car Industry Analysis.
As vantagens da venda do veículo SUV e as oportunidades geradas para o mercado
De fato, o veículo SUV tornou-se o mais desejado do Brasil por oferecer vantagens muito valorizadas nos dias de hoje.
Os consumidores alegam que ele agrega fatores como conforto e praticidade, desempenho e segurança, além de tamanho e condução adequados tanto para as zonas urbanas, quanto para as estradas e as áreas rurais.
Ainda mais, o modelo vai bem para o dia a dia do trabalho na cidade, assim como para momentos de passeios e viagens, ou até mesmo para aventuras em terrenos desafiadores.
O que isso significa para o mercado?
Quem trabalha com venda de automóveis sabe da importância de acompanhar as mudanças no consumo e as tendências do mercado automobilístico.
O crescimento da procura pelo veículo SUV é uma dessas alterações de cenário que abrem oportunidades de negócios, como a descoberta de novos nichos e, consequentemente, agregar mais valores às vendas.
Quanto mais nichado é o mercado, mais especializada fica a venda e a revenda.
Isso exige muita estratégia comercial, visto que é grande a variedade de modelos, bem como diferentes preços e perfis de consumidores.
Cada combinação destes três elementos (modelos, preços e perfis) abre uma porta diferente para novos negócios.
Oficinas mecânicas precisam se preparar para esta virada do veículo SUV
Um mundo diferente já está batendo à porta das oficinas mecânicas.
Muitos carros novos, produzidos em 2020, por exemplo, estão com os períodos de garantia vencidos ou vencendo. Já já eles caem nas mãos dos mecânicos.
Só para exemplificar, boa parte deles chega com motor turbo flex, câmbio automático, injeção direta de combustível e multimídia, com comando para som, refrigeração e conectividade.
E este é só o começo de uma longa jornada de adaptação e de atualização, não só para os profissionais, como também para as oficinas, propriamente ditas.
Este é um quadro de grande transformação, que exige investimento em treinamento e compra de equipamentos tecnologicamente atualizados.
Qual elevador automotivo é o mais adequado?
Com a influência do veículo SUV, de modo geral, os carros estão ficando maiores e mais pesados.
Sobre este assunto, o Blog da Engecass publicou o artigo: “Elevador 4 colunas: porque os carros estão ficando maiores e mais pesados”, em que destaca a importância das oficinas mecânicas buscarem por mais segurança na operação com estes veículos.
Nesse sentido, a Engecass trabalha com vários modelos robustos e de grande porte, como o Elevador Automotivo 4 Colunas com Plataforma 9000 kg / 4000 kg.
Um dos diferenciais mais relevantes está no fato da distância entre as colunas ser maior do que nos elevadores convencionais, além da estrutura reforçada, claro. Isso faz com ele ofereça maior segurança e melhor desempenho com veículos de chassi mais longo.
Além disso, há toda uma linha de elevadores acima de 3000 kg, muito práticos e versáteis, que também trabalham bem com vários modelos SUVs.
Conclusão
Inegavelmente, a influência do veículo SUV no mercado automotivo chegou rapidamente e envolveu o mundo inteiro.
É uma tendência de consumo que deve aumentar ainda mais por conta da evolução tecnológica que, com o tempo, tem deixado tudo mais acessível.
Portanto, esta é mais que uma oportunidade de negócio. É uma necessidade inadiável para as oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias que desejam crescer modernas e atualizadas.
Para tirar dúvidas sobre o modelo de elevador automotivo adequado para sua oficina, entre em contato com os especialistas da Engecass.
É uma honra sua visita!
0 comentários