Balanceadora de pneus: o que você deve cuidar?

10 out, 2017 | Rodas, Super Dicas | 0 Comentários

O balanceamento de rodas é o procedimento que promove o equilíbrio das rodas, pneus, válvulas ou câmaras do veículo por meio de contrapesos de chumbo. Para fazê-lo corretamente você deve utilizar a balanceadora de pneus. Além de facilitar o trabalho no seu auto center, ela garantirá um serviço de qualidade para os seus clientes.

Entretanto, você realmente sabe porque seu auto center deve ter uma balanceadora de pneus? No artigo de hoje vamos explicar tudo isso. Ficou interessado no assunto? Acompanhe a leitura do nosso post!

Por que usar a balanceadora de pneus?

A balanceadora de pneus proporciona mais segurança na hora de você executar os serviços. Com ela, você também economiza tempo fazendo o trabalho e tem mais qualidade. É importante lembrar que o balanceamento de pneus oferece mais equilíbrio ao automóvel. Além disso, o motorista também é beneficiado, pois se sentirá mais confortável na direção do carro.

Você também deve utilizar a balanceadora de pneus quando o cliente perceber trepidações na carroceria do carro. Isso pode ser sinal de que há um possível desbalanceamento das rodas traseiras. Então, o melhor que você deve fazer é oferecer ao consumidor um serviço de balanceamento das rodas, não é mesmo?

Se os pneus estiverem tortos, a balanceadora os direciona para os ângulos corretos. O procedimento pode ser feito com o balanceador  local (no próprio carro e sem a retirada das rodas) ou no balanceador de coluna (retirando as rodas do veículo).

Quais os problemas que o equipamento pode identificar?

Estático

Este é um desequilíbrio que provoca uma vibração no plano vertical da roda. Esta vibração é parecida a uma roda deformada ou fora do centro. O desequilíbrio estático faz a roda pular, a vibração é sentida em velocidades próximas a 60 Km/h e, aumenta gradativamente com a velocidade do veículo.

Dinâmico

Este desequilíbrio é como se fosse um par de forças. Ele é percebido quando a rotação veicular entra na chamada ressonância, isto é, a partir dos 70/80km/h e não é mais sentido a partir de 130 km/h aproximadamente. O desequilíbrio dinâmico faz a roda se mover para os lados.

O que acontece se o balanceamento não for feito corretamente?

Seu auto center precisa ser equipado com a balanceadora de pneus para que você possa oferecer o serviço a seus clientes. Eles devem saber que essa manutenção tem que ser realizada periodicamente e se ela não for feita corretamente pode causar vários danos no veículo como:

  • Vibrações no volante;
  • Desconforto para o motorista devido às trepidações;
  • Perda de tração, estabilidade e dirigibilidade;
  • Dificuldade em manter o veículo na trajetória;
  • Desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção;
  • Diminuição da vida útil de componentes da suspensão do carro;
  • Diminuição da vida útil dos pneus devido ao desgaste irregular.

Quando sugerir o balanceamento?

Quando os pneus atingirem 10 mil km rodados

Caso os pneus atingem a 10 mil km rodados, você deve incentivar ao cliente fazer o balanceamento. Isso evitará que vários problemas apareçam. É importante deixar claro que a manutenção do automóvel deve ser feita no tempo certo, pois dessa maneira, a vida útil dos pneus será prolongada.

Quando forem trocados por novos

Sempre que o cliente trocar os pneus do automóvel por novos é necessário fazer o balanceamento. Isso porque há uma grande diferença entre dirigir um veículo com o pneu mais usado e com pneu novo. O motorista pode sentir trepidações no volante e observar que o carro não está na trajetória desejada.

Quando for feito rodízio de pneus

Assim como acontece com os pneus novos, sempre que for feito o rodízio é necessário utilizar a balanceadora de pneus para fazer o serviço. Ao trocar os pneus, o condutor do veículo poderá sentir uma mudança na forma de dirigir e por isso é importante verificar o balanceamento das quatro rodas.

Quando o motorista sentir vibrações no volante

Caso o cliente chegue em seu auto center reclamando de vibração no volante, utilize a balanceadora de pneus para que a assistência seja feita de maneira adequada. Também não se esqueça que o cliente satisfeito poderá recomendar seus serviços para os familiares e amigos.

Agora que você já sabe o quanto é importante ter uma balanceadora de pneus em seu auto center,  assim poderá oferecer um serviço de qualidade, não é mesmo? Afinal, todo cliente quer contar com uma empresa que seja capaz de resolver seus problemas.

Quer adquirir uma balanceadora de pneus? Acesse o nosso site e confira os nossos produtos!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *