Escolha uma Página

O balanceamento de rodas é o procedimento que promove o equilíbrio das rodas, pneus, válvulas ou câmaras do veículo por meio de contrapesos de chumbo. Para fazê-lo corretamente você deve utilizar a balanceadora de pneus. Além de facilitar o trabalho no seu auto center, ela garantirá um serviço de qualidade para os seus clientes.

Entretanto, você realmente sabe porque seu auto center deve ter uma balanceadora de pneus? No artigo de hoje vamos explicar tudo isso. Ficou interessado no assunto? Acompanhe a leitura do nosso post!

Por que usar a balanceadora de pneus?

A balanceadora de pneus proporciona mais segurança na hora de você executar os serviços. Com ela, você também economiza tempo fazendo o trabalho e tem mais qualidade. É importante lembrar que o balanceamento de pneus oferece mais equilíbrio ao automóvel. Além disso, o motorista também é beneficiado, pois se sentirá mais confortável na direção do carro.

Você também deve utilizar a balanceadora de pneus quando o cliente perceber trepidações na carroceria do carro. Isso pode ser sinal de que há um possível desbalanceamento das rodas traseiras. Então, o melhor que você deve fazer é oferecer ao consumidor um serviço de balanceamento das rodas, não é mesmo?

Se os pneus estiverem tortos, a balanceadora os direciona para os ângulos corretos. O procedimento pode ser feito com o balanceador  local (no próprio carro e sem a retirada das rodas) ou no balanceador de coluna (retirando as rodas do veículo).

Quais os problemas que o equipamento pode identificar?

Estático

Este é um desequilíbrio que provoca uma vibração no plano vertical da roda. Esta vibração é parecida a uma roda deformada ou fora do centro. O desequilíbrio estático faz a roda pular, a vibração é sentida em velocidades próximas a 60 Km/h e, aumenta gradativamente com a velocidade do veículo.

Dinâmico

Este desequilíbrio é como se fosse um par de forças. Ele é percebido quando a rotação veicular entra na chamada ressonância, isto é, a partir dos 70/80km/h e não é mais sentido a partir de 130 km/h aproximadamente. O desequilíbrio dinâmico faz a roda se mover para os lados.

O que acontece se o balanceamento não for feito corretamente?

Seu auto center precisa ser equipado com a balanceadora de pneus para que você possa oferecer o serviço a seus clientes. Eles devem saber que essa manutenção tem que ser realizada periodicamente e se ela não for feita corretamente pode causar vários danos no veículo como:

  • Vibrações no volante;
  • Desconforto para o motorista devido às trepidações;
  • Perda de tração, estabilidade e dirigibilidade;
  • Dificuldade em manter o veículo na trajetória;
  • Desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção;
  • Diminuição da vida útil de componentes da suspensão do carro;
  • Diminuição da vida útil dos pneus devido ao desgaste irregular.

Quando sugerir o balanceamento?

Quando os pneus atingirem 10 mil km rodados

Caso os pneus atingem a 10 mil km rodados, você deve incentivar ao cliente fazer o balanceamento. Isso evitará que vários problemas apareçam. É importante deixar claro que a manutenção do automóvel deve ser feita no tempo certo, pois dessa maneira, a vida útil dos pneus será prolongada.

Quando forem trocados por novos

Sempre que o cliente trocar os pneus do automóvel por novos é necessário fazer o balanceamento. Isso porque há uma grande diferença entre dirigir um veículo com o pneu mais usado e com pneu novo. O motorista pode sentir trepidações no volante e observar que o carro não está na trajetória desejada.

Quando for feito rodízio de pneus

Assim como acontece com os pneus novos, sempre que for feito o rodízio é necessário utilizar a balanceadora de pneus para fazer o serviço. Ao trocar os pneus, o condutor do veículo poderá sentir uma mudança na forma de dirigir e por isso é importante verificar o balanceamento das quatro rodas.

Quando o motorista sentir vibrações no volante

Caso o cliente chegue em seu auto center reclamando de vibração no volante, utilize a balanceadora de pneus para que a assistência seja feita de maneira adequada. Também não se esqueça que o cliente satisfeito poderá recomendar seus serviços para os familiares e amigos.

Agora que você já sabe o quanto é importante ter uma balanceadora de pneus em seu auto center,  assim poderá oferecer um serviço de qualidade, não é mesmo? Afinal, todo cliente quer contar com uma empresa que seja capaz de resolver seus problemas.

Quer adquirir uma balanceadora de pneus? Acesse o nosso site e confira os nossos produtos!