Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

13 mar, 2024 | Equipamentos para oficina

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a reputação das oficinas no mercado. 

Os novos veículos vêm com mais recursos e sistemas que exigem habilidades e equipamentos especializados.

De fato, é mais provável que os clientes confiem nas oficinas que trabalham com técnicos qualificados e que usam ferramentas e equipamentos mais recentes.

Neste artigo você verá como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica. Confira:

  • A importância da reputação da marca
  • Índice de reputação da marca
  • Investir na qualidade dos equipamentos automotivos traz muitas vantagens
    • Produtividade
    • Segurança
    • Durabilidade
    • Economia
    • Precisão
    • Facilidade de uso
  • Conclusão

 

A importância da reputação da marca

Segundo uma publicação da Harvard Business Review, empresas com forte reputação positiva atraem clientes melhores. 

Elas são percebidas como fornecedoras de mais valor, o que muitas vezes lhes permite cobrar um prêmio por isso. Os clientes são fiéis e compram mais produtos e serviços. 

Estas empresas proporcionam lucros sustentados e crescimento futuro, uma vez que apresentam valor de mercado mais elevado e custos de capital mais baixos. 

A Harvard Business Review (HBR) é uma importante revista de administração ligada à Harvard Business School, considerada uma das melhores universidades de negócios do mundo.

De acordo com a publicação, numa economia onde 70% a 80% do valor de mercado provém de ativos intangíveis, que são difíceis de avaliar, como valor da marca, as empresas ficam especialmente vulneráveis ​​a qualquer coisa que prejudique a sua reputação.

O estudo também cita uma frase de Benjamin Franklin, um dos pais fundadores dos EUA: “São necessárias muitas boas ações para construir uma boa reputação, e apenas uma má para perdê-la.” 

 

Índice de reputação da marca

Você deve conhecer o site “Reclame Aqui”, que reúne reclamações de clientes sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. 

A partir destas informações, o site também oferece um índice de reputação da marca. A avaliação obedece a seguinte classificação:

  • Ótima, pontuação de 8 a 10
  • Boa, pontuação de 7 a 7.9
  • Regular, pontuação de 6 a 6.9
  • Ruim, pontuação de 5 a 5.9
  • Não recomendada, pontuação abaixo de 5

No caso das oficinas mecânicas particulares em geral a nota média nos últimos 12 meses é: 1,9.  Se considerarmos o ano de 2023, nota 2. Ou seja, muito abaixo, até do não recomendado.

Mas, isso não acontece só no Brasil. Relatório da JD Power mostra que nos Estados Unidos “Fazer a manutenção do seu carro é mais complicado do que nunca: pesquisa mostra queda na satisfação”.

 

Investir na qualidade dos equipamentos automotivos traz muitas vantagens

Equipamentos e ferramentas de qualidade desempenham um papel crucial para manter a boa reputação da oficina mecânica. 

Eles não só garantem a segurança dos mecânicos e técnicos, como também proporcionam melhores resultados aos clientes. 

Além de manter o padrão de eficiência e aumentar a satisfação do consumidor, investir na qualidade dos equipamentos automotivos traz diversos outros benefícios para a oficina mecânica, tais como:

  • Produtividade: equipamentos bem projetados e fabricados com controle de qualidade permitem que os reparos sejam realizados com mais rapidez e precisão, reduzindo o tempo de trabalho e, consequentemente, os custos.
  • Segurança: equipamentos e ferramentas de baixa qualidade podem ser perigosos, enquanto que os de boa qualidade são robustos ​​e confiáveis, garantindo a segurança do mecânico e a confiança do cliente.
  • Durabilidade: equipamentos de qualidade duram muito mais tempo do que os mais baratos, o que significa menos gastos com reposição e manutenção. Isso permite que a oficina opere a todo vapor por mais tempo.
  • Economia: atualmente o investimento inicial em equipamentos de qualidade está muito facilitado e o esforço compensado pela economia a médio prazo, com menos retrabalho e custos de reparo reduzidos.
  • Precisão: ferramentas e equipamentos de alta qualidade garantem maior precisão nos reparos, especialmente em trabalhos complexos, o que possibilita que a oficina mecânica ofereça máxima qualidade ao cliente.
  • Facilidade de uso: equipamentos modernos são cada vez mais ergonômicos e com recursos intuitivos que facilitam o trabalho dos técnicos automotivos, aumentando a eficiência e reduzindo o tempo de serviço.

 

Conclusão

Como vimos, investir na qualidade dos equipamentos automotivos afeta diretamente a reputação de uma oficina mecânica

E ter uma oficina mecânica de boa reputação é essencial para conquistar sucesso neste mercado que está cada vez mais complexo e exigente. 

Por isso, pense na Engecass na hora de investir na qualidade dos equipamentos automotivos. Informações adicionais você encontra no artigo “Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade”.

Com as ferramentas certas em mãos, você estará pronto para cuidar da sua oficina mecânica com mais segurança, eficiência e economia, preservando sua reputação no mercado e mantendo cada vez mais clientes satisfeitos.

Visite nosso site e converse com nossos consultores.

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

0 comentários