Como melhorar o ambiente da oficina mecânica e parar de espantar a freguesia

26 abr, 2023 | Dicas para gestão, Oficina Mecânica

Qual é a reputação da sua oficina? Muito do sucesso de uma empresa depende da imagem que as pessoas fazem dela. Se ela está espantando a freguesia, você precisa urgentemente melhorar o ambiente da oficina mecânica. 

E o ambiente aqui envolve não apenas o aspecto físico do local, como também o clima organizacional, as relações de trabalho e o atendimento ao cliente.

O que os consumidores e demais profissionais da área falam sobre o trabalho que sua oficina executa? Responda a esta pergunta e veja, em seguida, as ações que você deverá fazer para melhorar o ambiente da oficina mecânica. Veja os temas que vamos abordar neste artigo:

  • O que deixa o ambiente carregado?
  • Por que o clima ruim dá prejuízo?
  • Mecânicos também buscam o melhor
  • O que fazer para melhorar o ambiente na oficina mecânica?
    • Cuide das relações interpessoais
    • Treine, treine e treine
    • Tenha clareza na comunicação
    • Mantenha a oficina organizada
    • Crie padrões de cores
    • Adote uniformes
    • Invista em tecnologia de ponta
  • Conclusão

 

O que deixa o ambiente carregado?

O estresse geral do mercado é a ponta do iceberg.  

A crescente competitividade, as mudanças tecnológicas, o ameaçador cenário de crise econômica… Tudo isso pode levar as empresas a colocar pressão na equipe, em busca de melhores resultados. 

Com isso, aparecem o aumento da carga horária e o acúmulo de funções, iniciando um círculo vicioso que só faz elevar a tensão. 

Somam-se a isso o barulho excessivo, tecnologia obsoleta, equipamentos com problemas, insegurança, falta de treinamento, conflitos com colegas e superiores, compondo um quadro de visível descontrole. 

 

Por que o clima ruim dá prejuízo?

De fato, ao entrar em um estabelecimento assim, a primeira impressão do ambiente na oficina mecânica pode espantar a freguesia. 

Desorganização, chão e paredes sujos, ferramentas e caixas espalhadas. Nada disso é convidativo. Muito menos mecânicos mal humorados e atendentes sem paciência. 

O que normalmente acontece é que o potencial cliente entra, faz algumas perguntas e nem chega a pedir orçamento. 

Sem demora, ele vai para as redes sociais compartilhar sua péssima experiência, o que também acaba afastando ainda mais a freguesia. 

Mecânicos também buscam o melhor

Até pouco tempo, a discussão sobre mercado de trabalho era determinada somente pelo que os empregadores procuravam ao contratar um novo colaborador. 

Porém, hoje em dia, o outro lado está ganhando peso. Ou seja, quem busca trabalho em oficinas mecânicas também faz suas escolhas. 

Os mecânicos modernos estão à procura de um ambiente compatível com seu perfil profissional. 

Eles pesquisam antes para saber se a oficina mecânica valoriza suas habilidades, comporta seus objetivos de crescimento na carreira e, acima de tudo, se ela será um fator positivo para atingir suas metas financeiras.

Portanto, uma oficina mecânica cujo ambiente é carregado negativamente espanta também os melhores profissionais do mercado. 

 

O que fazer para melhorar o ambiente na oficina mecânica?

Como vimos, o trabalho do profissional mecânico está sendo cada vez mais reconhecido. Isso porque ele exige constante aprendizado. 

Muitas coisas estão mudando no mercado automobilístico. 

Só para exemplificar, os veículos estão mais tecnológicos, alguns fabricantes deixaram de existir, peças saem de linha e muitos outros fatores ligados à Quarta Revolução Industrial impactam diretamente o trabalho do mecânico.

Nesse sentido, torna-se imprescindível ter uma boa infraestrutura na oficina, capaz de executar o trabalho com excelência na técnica e no trato com as pessoas. Veja algumas dicas: 

1.

1. Cuide das relações interpessoais

Você precisa conhecer os fatores que influenciam o comportamento da sua equipe, para sensibilizá-la, destacando a importância de uma comunicação eficaz, focada no desenvolvimento de todos os participantes. Para isso, é adequado capacitar seus líderes e promover encontros para motivar o trabalho em equipe.  

 

2. Treine, treine e treine

Treinar é valorizar o trabalho profissional. Funcionários bem treinados são pessoas mais confiantes e preparadas para fazer o melhor para os clientes. Ofereça cursos técnicos ou até mesmo multidisciplinares, com dicas para realizar o trabalho de forma mais prática e rápida. Isso motiva o grupo e engaja as pessoas. 

 

3. Tenha clareza na comunicação

Mantenha uma comunicação clara e objetiva com seus mecânicos, para que eles também possam adotar a mesma linguagem com os consumidores. Esta transparência evita transtornos futuros, como retrabalhos ou quebra na expectativa do cliente em relação ao serviço prestado. 

 

4. Mantenha a oficina organizada

A organização dá um novo aspecto geral ao ambiente. Para isso, deixe a oficina limpa, mantenha as ferramentas em ordem, faça uma boa gestão do estoque, verifique a manutenção dos equipamentos e defina metas de serviços por dia, para que não haja acúmulo de função ou atraso na entrega do serviço.

 

5. Crie padrões de cores

Respeitando as cores da sua logomarca, crie uma decoração padronizada, que passe a imagem certa: uma identidade visual. Assim sendo, o motorista que passar em frente à sua oficina vai reconhecê-la. Isso transmite personalidade e credibilidade. Use o mesmo padrão na comunicação com o mercado.

 

6. Adote Uniformes

Ainda respeitando seu padrão visual, ofereça uniformes aos profissionais. Isso passa uma imagem de profissionalismo e solidez empresarial. A vestimenta também comunica a competência do profissional. Tenha um bom estoque e peça para o mecânico trocar o uniforme, caso tenha perdido o aspecto de limpeza. 

 

7. Invista em tecnologia de ponta

Faça isso não só pelo fato dos veículos estarem passando por uma grande transformação digital, como também pela boa impressão que causa. Uma oficina mecânica atualizada tecnologicamente desperta interesse e curiosidade. Em outras palavras, sua oficina passará a ser ponto de referência no mercado. 

 

Conclusão

Melhorar o ambiente da oficina mecânica, tanto nos aspectos físicos como comportamentais, vai significar uma virada de chave na sua empresa. 

Uma vez que o principal objetivo é fazer com que seu cliente perceba que esta deixando seu veículo em uma oficina limpa, responsável, profissional e atualizada tecnologicamente. 

Dessa forma, sua oficina mecânica vai causar uma ótima impressão. 

Para isso, você também pode contar com toda a linha de produtos para oficina mecânica da Engecass

São elevadores e alinhadores automotivos, rampas de alinhamento e troca de óleo, desmontadas e balanceadoras de rodas, macacos hidráulicos, além de muitos acessórios com tecnologia de ponta.

Visite nosso site!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

0 comentários