Dia do Mecânico: veja os impactos da tecnologia e as tendências da profissão.

20 dez, 2022 | mecânica, Oficina Mecânica

Em 20 de dezembro comemoramos o Dia do Mecânico. Para marcar esta data, nada melhor do que olhar para o futuro e se preparar para os impactos da tecnologia na profissão, para crescermos juntos.

Mecânico automotivo é uma profissão antiga e tradicional. Desde a invenção do automóvel, a tecnologia tem sido uma grande aliada dos mecânicos. 

Ao longo dos anos, a profissão tem evoluído e se adaptado às necessidades da indústria, permitindo que os mecânicos realizem seu trabalho de forma mais eficiente e segura. 

Neste artigo, vamos ver como o avanço tecnológico está mudando o trabalho dos mecânicos e das oficinas mecânicas, além de indicar as principais tendências para o futuro da profissão. Veja nossos temas:

  • A importância do mecânico para a sociedade
  • Mais segurança nas ruas e nas estradas
  • 5 dicas para valorizar ainda mais o Dia do Mecânico 
    • Faça cursos periodicamente
    • Acompanhe as novidades da indústria
    • Desenvolva habilidades de diagnóstico
    • Busque conhecimento na Internet
    • Participe de grupos de mecânicos
  • Fique de olho nas tendências para as oficinas mecânicas
  • Foco no mercado e no cliente
  • Conclusão

 

A importância do mecânico para a sociedade

O mecânico desempenha papel fundamental na sociedade moderna. Ele é responsável, além da inspeção e manutenção, pela montagem e configuração de equipamentos automotivos, deixando-os prontos e aptos para o uso. 

E isso é especialmente relevante para uma sociedade cada vez mais industrial, repleta de máquinas sempre mais complexas e sofisticadas.

Com a chegada da 4ª Revolução Industrial e a crescente complexidade dos veículos, a tecnologia tem impactado significativamente a profissão, tornando-a cada vez mais qualificada.

O Brasil não está fora deste cenário. Nossas indústrias também passam a investir pesadamente em equipamentos que tornam os processos mais ágeis e com melhor qualidade, garantindo maior produtividade e resultados concretos.

 

Mais segurança nas ruas e nas estradas

Por outro lado, engana-se quem pensa que a importância do trabalho do mecânico se resume ao veículo. 

Pelo contrário, seu trabalho tem efeito direto no aumento da nossa segurança nas ruas e nas estradas. 

Segundo informações do Sindirepa, do setor de reparação de veículos, entre 10% e 20% dos acidentes podem ser causados por defeitos mecânicos.

Em outras palavras, muitas vezes nossas vidas estão nas mãos destes profissionais e, por isso, torna-se imprescindível contar com seu conhecimento e experiência na revisão e manutenção dos carros. 

 

5 dicas para valorizar ainda mais o Dia do Mecânico 

O mercado de trabalho para o mecânico automotivo também está se transformando rapidamente, impulsionado pelo avanço da tecnologia. 

Os mecânicos precisam ficar atualizados sobre as mudanças tecnológicas e manterem-se qualificados e competitivos. 

Aproveite o Dia do Mecânico para avançar ainda mais. Aqui estão 5 dicas para não ficar para trás. 

1.Faça cursos periodicamente

Alguns cursos se concentram no uso de novas ferramentas e técnicas. Outros abrangem a reparação de motores modernos, bem como as melhores práticas para diagnósticos e reparos de todos os tipos de veículos, incluindo carros de passeio, caminhões, vans, veículos industriais, motocicletas etc.

 

2. Acompanhe as novidades da indústria

Isso é feito acompanhando revistas, sites e blogs especializados, bem como participando em seminários e workshops voltados para mecânicos automotivos. Além de ficar a par das novas tendências e técnicas, é importante participar de cursos de aperfeiçoamento para obter certificações específicas.

 

3. Desenvolva habilidades de diagnóstico

Conhecer as ferramentas de diagnóstico mais recentes e os códigos de diagnóstico são essenciais para identificar e corrigir problemas. Além disso, o uso de scanners de diagnóstico e computadores de bordo podem ajudar os mecânicos a identificar problemas de forma mais rápida.

 

4. Busque conhecimento na Internet

Comece pelo Blog da Engecass Elevadores Automotivos. Aqui a gente disponibiliza muita informação atualizada para você. Além disso, a Internet está cheia de videoaulas, artigos, tutoriais e discussões em fóruns. Certifique-se de que a fonte da informação tem credibilidade no mercado.

 

5. Participe de grupos de mecânicos

Isso permitirá que você conheça melhor a profissão, ajude outros na sua caminhada, aprenda novas técnicas e partilhe experiências. Existem plataformas de redes sociais que permitem que você faça conexões com outros mecânicos e se mantenha atualizado sobre as novidades da indústria.

 

Fique de olho nas tendências para as oficinas mecânicas 

Comemorar o Dia do Mecânico significa também reconhecer a importância das oficinas mecânicas. 

Segundo o Grupo de Manutenção Automotiva, o Brasil tem mais de 100 mil oficinas mecânicas, a maioria de pequeno porte, gerando mais de 750 mil empregos diretos e indiretos.

E no que diz respeito a elas, os novos avanços tecnológicos também mudaram a forma como os mecânicos desempenham seu trabalho. 

E o processo de mudança não dá sinais de trégua. Pelo contrário, está se acelerando rapidamente.

Contudo, é possível antever algumas tendências para os próximos anos, que merecem a máxima atenção. 

Um exemplo é a Digitalização da Produção. Ou seja, o uso de tecnologias digitais para automatizar algumas etapas do trabalho. Graças a essa tendência, as oficinas mecânicas podem oferecer serviços de reparo e manutenção muito mais eficientes.

A Internet das Coisas (IoT) é outra tendência importante a ser acompanhada pelos mecânicos. Ela permite que produtos e serviços conectados a redes se comuniquem entre si e compartilhem informações. 

Dessa forma, os mecânicos podem utilizar equipamentos conectados para detectar problemas em veículos, usando a Inteligência Artificial e recursos como Realidade Aumentada para guiar os mecânicos durante o reparo.

 

Foco no mercado e no cliente

O aprimoramento tecnológico também ajuda no relacionamento das oficinas com o mercado e com os clientes. 

A pós-venda, por exemplo, pode se beneficiar com o monitoramento contínuo dos veículos conectados. Dessa maneira, os especialistas nessa área ajudarão os clientes a detectar os problemas que podem surgir e fornecer soluções mais rápidas e eficazes.

As oficinas mecânicas também devem investir nas novas ferramentas tecnológicas do marketing para atrair clientes e se destacar em meio à concorrência, usando estratégias on e off-line.

A presença digital é essencial para que o mecânico automotivo seja notado e para que seus serviços sejam reconhecidos, uma vez que mais de 90% dos consumidores buscam informações na Internet antes de decidir. 

Além disso, uma campanha de marketing bem planejada ajudará os mecânicos a melhorar suas margens de lucro e aumentar sua base de clientes.

 

Conclusão

A tecnologia está progressivamente mais presente em nosso dia a dia e isso não é diferente no mercado automotivo.

Com este artigo, a Engecass Elevadores Automotivos parabeniza a todos pelo Dia do Mecânico. 

Esta é uma profissão essencial para a sociedade moderna. E com o avanço da tecnologia, ganha cada vez mais importância. 

Desejamos que estas dicas sejam úteis para sua maior qualificação e atualização tecnológica, ficando de olho nas novas tendências da profissão. 

Continue visitando nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades do mercado de elevadores automotivos.

E comemore bem o Dia do Mecânico!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários