Pesquisas comprovam: Agenda ESG é a nova fronteira do Setor Automotivo

5 jul, 2023 | Setor Automotivo

A Agenda ESG tem crescido em importância no Setor Automotivo brasileiro. 

As empresas estão dando ênfase a temas como gestão sustentável da cadeia produtiva e de suprimentos, além do uso de energias renováveis.

A comprovação vem de duas pesquisas realizadas recentemente, que têm orientado as ações das empresas.  

Nesse artigo você vai ver os resultados destes trabalhos, como o Setor Automotivo esta se preparando para avançar ainda mais e dicas de como colocar esta agenda em prática. Veja nosso tópicos:

  • ESG como estratégia corporativa
  • Influência definitiva nos negócios
  • O que significa para o desenvolvimento do setor?
  • O que a Agenda ESG propõe?
  • Dicas para colocar em prática a Agenda ESG no Setor Automotivo
  • Conclusão

 

ESG como estratégia corporativa

As lideranças do setor avaliam o mercado brasileiro como ‘desenvolvido’ em relação aos temas ESG. O estudo consta da 10ª edição do trabalho “Cenários para a Indústria Automobilística Brasileira”, divulgado em abril.  

O levantamento é uma parceria da consultoria Roland Berger com a Automotive Business, mostrando a visão dos executivos do setor.

Mais de 250 profissionais responderam a diversas perguntas relacionadas à inovação e sustentabilidade. 

Como resultado, para 45% deles, a Agenda ESG é um pilar da estratégia corporativa global e local. Outros 24% consideram que ela é parte importante da estratégia e da operação. Sendo que 13% das empresas já iniciaram ações concretas nesse sentido.

 

Influência definitiva nos negócios

A divulgação da outra pesquisa foi em setembro de 2022 e ouviu a opinião de 473 profissionais do Setor Automotivo. 

A maior parte deles em cargos de média e alta liderança de grandes indústrias de autopeças, montadoras de veículos leves e pesados, fornecedoras de tecnologia, concessionárias etc.

O trabalho também foi realizado pela Automotive Business, que é uma plataforma de conteúdo voltada às lideranças e futuras lideranças que atuam no Setor Automotivo e da Mobilidade. 

O resultado foi na mesma direção: para 94% deles, a Agenda ESG será uma pauta com influência definitiva nos negócios nos próximos anos. 

Por outro lado, as organizações que não adotarem poderão enfrentar riscos para a estabilidade das empresas e problemas de imagem. 

Dentre os entrevistados, 30% afirmaram que já iniciaram os debates sobre o tema, mas ainda não têm ações consistentes. 

 

O que isso significa para o desenvolvimento do Setor Automotivo brasileiro?

De fato, com a facilidade de acesso à informação, os consumidores estão mais críticos e conscientes em relação aos recursos naturais, às questões sociais e ecológicas também. 

Uma pesquisa da Accenture Strategy, a “Global Consumer Pulse”, concluiu que, no Brasil, 83% dos consumidores preferem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores de vida

O estudo de 2019 ouviu 30 mil consumidores em vários países, sendo 1.564 brasileiros, e foi divulgado em reportagem da revista Exame

De acordo com os dados, “as marcas que informam ao público sobre seus propósitos, demonstram comprometimentos com causas e se colocam no mundo para além de seus produtos têm mais chance de atrair consumidores e influenciar decisões de compra”.

O contrário também é verdadeiro. Ou seja, os consumidores brasileiros dispensam aquelas marcas que preferem se manter neutras.

 

O que a Agenda ESG propõe?

A saber, a sigla ESG vem do inglês “Environmental, Social and Governance”. A tradução pode ser algo como uma agenda focada em questões “ecológicas, sociais e de governança”. 

Em outras palavras, ao investir na Agenda ESG a empresa impulsiona os setores mais sustentáveis. Por conseguinte, passa a induzir boas práticas de gestão corporativa, gerando novas oportunidades de negócios e reconhecimento do mercado.

Ao mesmo tempo, também significa investir para que as empresas do Setor Automotivo possam sobreviver às mudanças. 

Ainda mais, para que possam crescer como organizações ativamente engajadas em melhorar as condições de mercado e a qualidade de vida de seus clientes,  colaboradores e comunidade como um todo. 

 

Dicas para colocar em prática a Agenda ESG no Setor Automotivo

Como os estudos demonstram, a Agenda ESG já é um tema central para a maioria das empresas do Setor Automotivo, em toda a cadeia de produção e reparação. 

Separamos várias dicas para as empresas que desejam partir para a ação concreta:

1. Compromisso com a Sustentabilidade

As primeiras ações começam com o estabelecimento de metas para reduzir o consumo de recursos naturais, diminuir a emissão de gases de efeito estufa, além de promover a conservação ambiental. 

 

2. Eficiência Energética

Buscar eficiência energética reduz custos para a empresa e minimiza possíveis impactos ambientais. Além disso, pode-se optar pela utilização de energias renováveis, como a solar, e o reuso da água. 

 

3. Gestão de Resíduos

Neste caso, a empresa deve adotar práticas de reciclagem, compostagem e destinação correta dos resíduos para não provocar impactos negativos ao meio ambiente, de acordo com a Lei de Resíduos Sólidos (PNRS).

 

4. Governança e Transparência

Para ter um bom nível de transparência é fundamental manter diálogo aberto, fornecendo informações claras e precisas sobre as práticas ESG adotadas, além de garantir uma gestão ética e responsável em todas as áreas da empresa.

 

5. Envolvimento Comunitário

As empresas do Setor Automotivo devem ter uma atuação permanente para envolver a comunidade na qual está inserida, como ações de responsabilidade social, patrocínio a projetos locais e apoio a instituições de caridade. 

 

Conclusão

Inegavelmente, todas estas ações associadas consolidam uma imagem positiva para a empresa no presente. Como também ajuda a pavimentar uma estrada segura em direção a um futuro melhor para todos os envolvidos. 

Assim sendo, é muito importante que as empresas do Setor Automotivo explorem bem a Agenda ESG, adaptando-se aos poucos a este novo mercado, que apresenta demandas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa. 

A Engecass Elevadores Automotivos espera que estas informações tenham sido úteis para você e sua empresa e que possam ajudar a ter um caminho de sucesso na implantação da Agenda ESG.

Para saber mais, você pode ler o artigo “Agenda ESG nas oficinas mecânicas: veja 10 dicas práticas”, também publicado aqui no Blog da Engecass. 

Continue com a gente!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Experiência do Cliente na Oficina: o que é e como implementar

Todos sabemos que manter a satisfação do cliente em níveis elevados não é tarefa fácil nos dias atuais, muito em função da grande concorrência e das mudanças de comportamento do consumidor. Mas, isso tem solução. Você já ouviu falar da Experiência do Cliente na...

Delivery de Estética Automotiva: como aproveitar esta oportunidade?

Basta andar pelas ruas para perceber o crescimento das entregas em domicílio. Esta tendência ganhou força nos últimos anos e está impactando os mais diversos setores da economia. Por isso, no artigo de hoje vamos abordar o delivery de estética automotiva.  De fato,...

Curiosidades sobre elevadores automotivos: conheça a história e sua evolução tecnológica

De fato, os mecânicos de automóveis geralmente são retratados em filmes e programas de TV deitados de costas, saindo de baixo de um veículo. Faz tempo que esta imagem deixou de retratar a realidade. Atualmente há uma enorme variedade de equipamentos que permitem um...

Estabilidade do veículo: veja como os elevadores automotivos podem ajudar?

Ao conduzir um automóvel, é essencial que ele reaja prontamente aos comandos do motorista. Isso não só garante a segurança dos ocupantes, mas também torna a experiência de condução mais agradável. Existem vários fatores que contribuem para a estabilidade do veículo....

Redes Sociais para Oficina Mecânica: Estratégias que Aumentam a Presença Digital

Inegavelmente, a internet é hoje um indispensável canal de comunicação para praticamente todos os segmentos. Sua importância também é inquestionável no setor de reparação automotiva. Porém, uma dúvida sempre passa pela cabeça dos mecânicos: como escolher a melhor...

Seus clientes reclamam do preço dos serviços automotivos? Veja o que fazer!

Quem realiza o sonho de ter uma oficina mecânica sabe como é bom ver o cliente sair satisfeito com seu carro. Por outro lado, quando ele reclama do preço dos seus serviços automotivos, fica aquela sensação de que algo deu errado, não é mesmo? Mas, esta história pode...

Como implementar o uso de EPI na oficina mecânica?

Os cuidados com a segurança são um ponto central para a indústria automobilística como um todo e não poderia ser diferente no setor de reparação automotiva. Entre eles está o uso de EPI na oficina mecânica.  A sigla EPI significa Equipamento de Proteção Individual e...

Inovações e tendências para auto centers e oficinas mecânicas

A chegada dos carros inteligentes está mudando a relação do consumidor com os automóveis e criando novas oportunidades e tendências para auto centers e o mercado de reparação automotiva em geral. Os novos modelos estão cada vez mais tecnológicos, praticamente são...

Revisão de carros usados: o que não pode ficar de fora?

A frota de carros no Brasil está envelhecendo a cada ano que passa. Este processo, que começou em 2014, revela que há mais carros rodando por mais tempo e, portanto, ficam mais propensos a precisar de manutenção. Por isso, neste artigo você vai saber o que não pode...

Qual a melhor forma de fazer a precificação do serviço mecânico?

Não é sem motivo que boa parte dos mecânicos sente dificuldade na hora de fazer a precificação do serviço mecânico.  Primeiramente, pelo fato de que tais serviços podem ser complexos e bem variados. Os custos de operação de uma oficina mecânica também podem ser muito...

0 comentários