Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

21 fev, 2024 | Equipamentos para oficina

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado. 

Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta, sistemas computadorizados e softwares especializados revolucionaram a forma como os mecânicos identificam e abordam problemas automotivos.

De fato, o mercado de equipamentos para oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias já percorreu um longo caminho desde seu início, quando os mecânicos dependiam de ferramentas básicas e trabalho manual para diagnosticar e consertar veículos. 

Inegavelmente, com os avanços tecnológicos, o cenário mudou. Atualmente o investimento em alta tecnologia é indispensável para o sucesso das oficinas mecânicas modernas. 

Neste artigo você vai acompanhar o impacto dos equipamentos eficientes nas métricas de atendimento das novas demandas do setor de reparação automotiva. Veja nossos temas:

  • Tendência de crescimento o setor
  • O investimento em tecnologia
  • Novas e crescentes demandas
  • Equipamentos eficientes aumentam a capacidade de atendimento da demanda
    • Elevadores automotivos aumentam a produtividade 
    • Sistemas de alinhamento de rodas de precisão
    • Cresça mais com Box para carro elétrico
    • Dobrando sua capacidade de atendimento
  • Veja 10 métricas para medir o desempenho da sua oficina mecânica
  • Conclusão

 

Tendência de crescimento o setor

De acordo com o Relatório de Pesquisa de Mercado de Equipamentos de Garagem Automotiva, o setor deve crescer de US$ 6,46 bilhões em 2023 para US$ 8,99 bilhões até 2032. Isso resulta em uma taxa de crescimento anual de 4,22% no período. 

Estes números se referem a elevadores automotivos, equipamentos de serviço de rodas e pneus, equipamentos de diagnóstico e teste de veículos, equipamentos de oficina e de lavagem. 

O relatório abrange carros de passageiros e veículos comerciais que compõem o mercado de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias nos EUA, Europa, Ásia-Pacifico, assim como também no restante do mundo. 

 

O investimento em tecnologia

Inegavelmente, o crescimento da digitalização dos sistemas automotivos está exigindo cada vez mais pesquisa e desenvolvimento de equipamentos de alta tecnologia para diagnosticar falhas e reparar sistemas. 

A perspectiva é de que esta tendência seja ainda mais impulsionada pelos fabricantes de equipamentos originais, como a Engecass, no desenvolvimento de sistemas autônomos e digitais. 

Da mesma forma, a crescente necessidade de manutenção e modificação de veículos exigirá maior capacidade das oficinas mecânicas, o que impactará positivamente na expectativa de crescimento do setor neste período. 

 

Novas e crescentes demandas

O mercado de equipamentos eficientes na indústria de reparação automotiva também está sendo impulsionado pelo aumento na produção e na vendas de veículos. 

Outros fatores se somam a este cenário, como as crescentes preocupações de segurança entre os consumidores de automóveis, o aumento das vendas de veículos usados e as várias exigências de inspeção veicular. 

Ainda segundo o relatório, espera-se que o segmento de equipamentos eficientes para serviços de rodas e pneus tenha o maior crescimento entre os demais segmentos da indústria de reparação automotiva.

 

Equipamentos eficientes aumentam a capacidade de atendimento da demanda

Decerto, o investimento em tecnologia dos fabricantes de equipamentos eficientes para oficinas mecânicas está impulsionando a indústria de reparos automotivos, tornando-a mais produtiva, prática e ambientalmente sustentável. 

Com efeito, a integração da tecnologia com o desenvolvimento de ferramentas especializadas, está permitindo que os mecânicos possam diagnosticar e reparar veículos com precisão e velocidade sem precedentes. Senão, vejamos:

 

Elevadores automotivos aumentam a produtividade 

O investimento em elevadores automotivos configura-se como uma estratégia fundamental para o sucesso de oficinas mecânicas. 

A utilização de elevadores automotivos promove a otimização do tempo de trabalho, impulsionando a produtividade da oficina. O acesso facilitado ao veículo agiliza o processo de diagnóstico, execução de serviços e finalização de reparos.

Através da otimização da eficiência, maximização da segurança e versatilidade operacional, os elevadores automotivos contribuem para o aumento da produtividade, qualidade dos serviços e competitividade da oficina.

 

Sistemas de alinhamento de rodas de precisão

Inegavelmente, o alinhamento adequado das rodas é crucial para a segurança, a dirigibilidade e a longevidade dos pneus do veículo. 

Anteriormente, alinhar rodas era uma tarefa trabalhosa que exigia extensos ajustes manuais. Agora, os modernos sistemas de alinhamento de rodas transformaram o processo em uma operação simplificada e eficiente. 

Máquinas de alinhamento sofisticadas, como as da Engecass, fornecem medições precisas e permitem que os mecânicos façam ajustes rapidamente, reduzindo significativamente o tempo de inatividade do veículo.

 

Cresça mais com Box para Carro Elétrico 

O mercado automotivo está passando por profundas transformações e uma das mais importantes é a chegada dos carros elétricos e híbridos. 

Pensando nisso, a Engecass desenvolveu o Box de Manutenção para Carros Elétricos, visando capacitar as oficinas mecânicas para atender esta crescente demanda.  

O Box é formado pelo elevador pórtico Engecass, que possui uma base livre, permitindo movimentar os equipamentos em baixo, além do elevador para bateria de carros elétricos, que facilita o manuseio da bateria, com ajustes na mesa de elevação. 

Também estão inclusos equipamentos de segurança, bastão de resgate, luvas, botas e ferramentas isoladas, multímetro para teste de isolação, placas de identificação de alta voltagem e um totem de carregamento. 

 

Dobrando sua capacidade de atendimento

Você não consegue atender a demanda de crescimento do mercado por falta de espaço? Com o duplicador de vagas, esse problema pode ser resolvido. 

A ferramenta é capaz de dobrar a capacidade de atendimento e evitar a perda de trabalhos pela falta de vagas, melhorando o rendimento da empresa.

Além disso, os duplicadores de vagas da Engecass são equipamentos eficientes, altamente seguros e robustos, possibilitando suspender diferentes modelos de veículos sem riscos.

Para maior segurança, eles possuem um sistema que impede a elevação do veículo em caso de desgastes, devido ao trabalho, e chave exclusiva para acionamento do painel elétrico.

 

Veja 10 métricas para medir o desempenho da sua oficina mecânica

Transformar tudo em números é fundamental para monitorar os KPIs, visando o sucesso da oficina. 

KPIs, que significa Key Performance Indicators (Indicadores Chave de Performance), são métricas quantificáveis usadas para medir o progresso em direção a uma meta específica.

Em resumo, eles ajudam a avaliar com números o desempenho de uma empresa, departamento, equipe ou indivíduo em relação aos seus objetivos estratégicos. 

Ao acompanhar as métricas quantitativas corretamente, você pode tomar decisões mais inteligentes, aumentar a lucratividade e melhorar a qualidade dos seus serviços.

Veja os 10 KPIs mais relevantes para as oficinas mecânicas:

  1. Pedido Médio de Reparo: acompanhe a média de receita por serviço e compare com a média do setor.
  2. Horas Faturáveis: monitore a produtividade dos mecânicos e otimize a agenda da oficina.
  3. Taxa Efetiva de Trabalho: compare a receita real com a taxa de mão de obra para avaliar a lucratividade.
  4. Retenção e Aquisição de Clientes: acompanhe a fidelização e a captação de novos clientes.
  5. Taxa de Captura de Cotação: avalie a efetividade do processo de cotação para novos e antigos clientes.
  6. Lucro Bruto: calcule a receita subtraindo os custos de peças e mão de obra.
  7. Lucro Líquido: determine o lucro final após considerar todas as despesas da oficina.
  8. Tempo Médio de Reparo: monitore a eficiência da equipe na execução dos serviços.
  9. Satisfação do Cliente: avalie a percepção dos clientes através de pesquisas e feedbacks.
  10. Custo de Aquisição de Clientes: calcule o investimento necessário para atrair novos clientes.

 

E já que estamos falando da necessidade de investir em tecnologia, utilize softwares de gestão para facilitar o acompanhamento das métricas. 

É importante também comparar seus KPIs com a média do setor para identificar áreas de melhoria. E, em função dessa análise, definir metas e acompanhar o progresso ao longo do tempo.

 

Conclusão

Sem dúvida, a indústria de reparação automotiva deve se adaptar às novas tecnologias para permanecer competitiva, especialmente neste ambiente de forte tendência de crescimento do setor em todo o mundo.

Investir em equipamentos eficientes no atendimento destas novas demandas continua sendo fundamental para preparar o negócio para o futuro. 

Nesse sentido, as oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias podem contar com a Engecass para investir fortemente em tecnologia, acompanhando a transformação digital da indústria de reparação automotiva. 

Quer saber mais sobre os produtos da Engecass que podem abrir novos caminhos para o crescimento da sua oficina? 

Fale com a gente!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

0 comentários