O que é o ciclo PDCA e como aplicá-lo em sua oficina?

15 set, 2017 | Super Dicas | 0 Comentários

Se você está há algum tempo no mercado, já sabe: uma oficina ou auto center se sustentam através de um ponto comercial bom e também da indicação de clientes. Entretanto, podem existir momentos ruins na sua empresa, e para driblar isso você pode adotar o ciclo PDCA. Ele dará mais segurança à sua empresa e você terá mais chances de sobreviver ao mercado.

Caso você não saiba o que é o ciclo PDCA, não se preocupe! No post de hoje vamos explicar o que é e como aplicar essa metodologia. Está interessado no assunto? Acompanhe a leitura!

O que é o ciclo PDCA?

O ciclo PDCA é adotado nas empresas pelo mundo. Ele é uma forma de diminuir o risco da sua oficina mecânica ou do auto center ficarem improdutivos e ultrapassados. Essa metodologia aprimora os negócios.

O PDCA é uma abreviatura em inglês. O nome parece ser complicado, mas a técnica é bem simples. Ele é considerado um ciclo porque deve ser aplicado de maneira contínua, pois começa em um ponto, depois são seguidas as instruções até chegar novamente aoponto inicial.

Nesta hora é feita a reavaliação e depois pode-se passar por todo o processo novamente. Ao repetir o processo, você deve aprimorá-lo e otimizá-lo.

Quais são as fases do ciclo PDCA?

Agora que você aprendeu o conceito da metodologia é mais fácil ver o PDCA em funcionamento. Preste atenção em suas etapas:

1. PLAN (PLANEJAR)

Essa é a primeira etapa. Aqui duas coisas precisam ser feitas. A primeira, é localizar o problema, identificar o que não está funcionando e o que precisa de melhorias. Depois disso, você precisa fazer um plano de ação e pensar no que pode ser ajustado para alcançar um melhor resultado.

2. DO (FAZER)

Nessa segunda etapa, você vai tirar do papel o que foi pensado como plano de correção do problema e colocar em prática. É importante seguir com o planejamento para que a metodologia funcione bem e você não fique perdido no meio do caminho.

3. CHECK (CHECAR)

Depois de planejar e testar o plano, você deve conferir se o trabalho deu certo. Para isso, é preciso ter indicadores ou maneiras de medir corretamente o retorno das práticas adotadas. Se não tiver um jeito confiável de fazer esta conferência, não será possível saber com precisão qual foi o resultado obtido.

4. ACTION (AGIR)

Após essas etapas, há duas coisas que podem ocorrer no ciclo PDCA. A checagem mostra se as medidas adotadas  funcionaram ou não para solucionar o problema que foi analisado na primeira etapa. Se os resultados foram positivos, você precisa registrar como tudo será feito novamente.

Por isso, padronize as práticas utilizadas e garanta que o antigo problema não voltará a ocorrer. Se você não teve um bom resultado ou acredita que ainda é preciso aprimorá-lo, o recomendado é voltar ao primeiro passo e recomeçar o ciclo.

Como colocar o ciclo PDCA em prática?

Você deve ter percebido que depois de um tempo o PDCA deixa de ser algo complicado e se torna mais fácil de ser aplicado na sua oficina. Isso quer dizer que quanto mais vezes você colocar este sistema em prática, mais rápido começará a ter resultados.

Entretanto, se você ainda não tem muita certeza de como o ciclo PDCA pode ajudar em suas tarefas diárias, listamos alguns processos que podem ser trabalhados. Observe:

Participe de capacitações

Aqui é necessário que toda a equipe, inclusive você, façam constantemente capacitações profissionais. Pode ser por meio de palestras, cursos presenciais, ensino a distância ou outra modalidade. O importante é o conhecimento que será adquirido.

Se você não está feliz com os resultados e se o pessoal também não está é necessário fazer mudanças e aprender um pouco mais, não é mesmo? Veja como fazer para que você e sua equipe possam adquirir mais conhecimento.

Uma possibilidade é participar de reunião com todos para que eles possam explicar o que aprenderam e compartilhar as informações. O horário pode ser mexido, assim como a ordem que as pessoas fazem os treinamentos.

Tenha controle financeiro

O controle financeiro é algo que necessita de muita atenção. Se você tem problemas com o seu, pode ser a hora de fazê-lo de outras maneiras. Caso tenha o hábito de fazer todos os lançamentos em um dia da semana, experimente fazer um pouco todo dia no final do expediente e avalie o resultado.

Melhore seus orçamentos

Não faça orçamentos diferentes daqueles que foram acertados antes de executar o serviço. Se você foge do que realmente acertou, seus clientes reclamam e isso é um sinal de que algo precisa ser melhorado.

Talvez é chegada a hora de substituir a pessoa responsável pelos orçamentos ou anotar tudo para que nada fique perdido. Analise onde está o problema e teste algumas opções diferentes até conseguir fazer orçamentos que sejam mais realistas e que possam deixar os clientes satisfeitos.

Invista no pós-venda eficiente

É importante que seu pós-venda seja eficiente. Por isso, invista nisso! O pós-venda garante que você se aproxime mais dos seus clientes e ao mesmo tempo melhore tanto os seus serviços quanto as vendas em si.

Contudo, se o pós-venda ainda não trouxe bons resultados, busque formas de melhorá-lo. Confira se o trabalho está sendo feito com os canais de contato adequados e se o tempo não está sendo muito longo. Observe, ainda, se os cadastros estão atualizados.

Dessa maneira, você poderá fazer os ajustes que forem necessários e colocar em prática uma nova forma por um tempo que avalie os resultados.  Entretanto, se não estiver satisfeito, pode tentar mais uma vez.

Tenha controle no fluxo de trabalho

Desde que o cliente chega em sua oficina mecânica ou em seu auto center e até o momento que ele sai com o carro muita coisa acontece, não é mesmo? É importante que tudo esteja em harmonia, que o tempo de espera seja reduzido e que não tenha desperdícios. Por isso, anote o que está incomodando a clientela e veja o que pode ser ajustado.

É importante fazer testes e avaliar os resultados. Experimente até que tudo fique mais organizado e flua mais rápido, promovendo assim a sua satisfação e a de seus clientes.

Como você pode observar, a aplicação do ciclo PDCA pode ajudá-lo na sua oficina ou em seu auto center. Essa metodologia também aumenta a fidelização de clientes e seus lucros.

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse nosso próximo post e aprenda 10 dicas para captar clientes para sua oficina mecânica.

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *