Você já viu aqui no blog alguns motivos para ter um elevador pantográfico, não é mesmo? O equipamento é indispensável para a sua oficina mecânica, auto center e estética automotiva porque economiza espaços, agiliza os seus serviços e oferece segurança aos seus colaboradores para que eles executem o trabalho de manutenção preventiva com segurança. Mas como funciona o elevador pantográfico móvel?

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o equipamento. Você vai entender as vantagens e também vamos explicar sobre como otimizar o espaço da sua empresa. Quer conferir o artigo com a gente? Acompanhe a leitura!

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Como funciona o elevador pantográfico móvel?

O elevador pantográfico móvel também é conhecido como elevador EPM 3000. Ele é um equipamento portátil e serve para oficinas mecânicas, auto centers e essencialmente para estéticas automotivas que desejam otimizar o seu espaço e uma aparência mais limpa. Ele tem uma plataforma estilo tesoura e tem capacidade de elevação de até 3.000 Kg.

O equipamento possui motor elétrico de 2,2 kW e uma altura de elevação de 980 mm. Pode elevar o automóvel em até 25 segundos.

Quais são as vantagens do equipamento?

Entre as principais vantagens do elevador pantográfico móvel está a trava de segurança hidráulica e a fácil mobilidade do equipamento pelo espaço, podendo ser alterado de lugar quando o elevador não está em uso. Nunca deve ser movido de lugar com o carro no equipamento. 

Ele também oferece dupla segurança, pois é equipado com trava hidráulica e trava de garra de segurança de engrenagem dupla mecânica. Veja outras vantagens do equipamento:

Ajuda nas manobras dos veículos

Por ocupar menos espaços, o elevador pantográfico móvel ajuda nas manobras dos automóveis. Isso é importante porque você não terá que se preocupar com locais para fazer manutenções e reparos que os automóveis do seu cliente precisa.

Oferece segurança para a sua equipe de trabalho

O elevador pantográfico móvel também oferece segurança para sua equipe de trabalho. Além disso, ele protege os funcionários e os automóveis dos seus clientes.

Isso acontece porque o equipamento tem trava de segurança. Esse tipo de elevador também tem calhas para a proteção de mangueiras e borracha para o suporte do automóvel.

Atende veículos rebaixados

Você já parou para pensar em quantos clientes com carros rebaixados atende? Então, que tal ter em sua oficina ou auto center um equipamento específico para esse tipo de veículo? O elevador pantográfico móvel atende os automóveis rebaixados.

O equipamento tem capacidade de 3000 Kg, motor elétrico, e o seu tempo de elevação é 25 segundos, e 25 segundos de descida. Também possui trava de segurança e é automático. O elevador também é usado para levantar automóveis mais leves.

Além disso, o equipamento conta com um cilindro hidráulico para a sincronização das plataformas que evitam qualquer tipo de problema. O sistema de travamento duplo com bloqueio hidráulico e garra mecânica de segurança, proteção contra a falha hidráulica e sobrecarga.

Tem, ainda, os blocos deslizantes que usam materiais livres de óleo, recursos para a montagem e desmontagem dos pneus, componentes hidráulicos e elétricos de alta qualidade e que foram produzidos na Itália, Alemanha, Japão e outros países.

As plataformas são robustas, com borracha para suporte dos carros, pintura eletrostática a pó, um ano de garantia e baixa altura das plataformas.

[e-book] Como precificar o valor da hora de mão de obra? | Baixar grátis | Engecass

Como otimizar o espaço da sua oficina, auto center e estética automotiva com o elevador pantográfico móvel?

O elevador pantográfico móvel só ocupa o espaço que é necessário para o automóvel. E este é um grande diferencial do equipamento em relação aos outros que existem no mercado.

Assim, no elevador pantográfico, você consegue otimizar os espaços de cada box da sua empresa. Isso acontece porque para cada dois elevadores automotivos de coluna, você pode instalar três elevadores pantográficos móveis e ganhar mais um box.

Para fazer este cálculo é muito simples. Você mantém o espaço para a abertura das portas dos automóveis. Isso é uma vantagem para a sua oficina mecânica, auto center e estética automotiva, já que quanto mais espaço, melhor para a produtividade da sua empresa. 

Falando ainda de otimização de espaços, o elevador pantográfico móvel possibilita mobilidade em seus espaços, podendo ser alterado de lugar, sempre visando o melhor atendimento em seu estabelecimento.

Vale ressaltar novamente que o equipamento só pode ser movido de local quando não está em uso com o automóvel em cima. 

Agora que você aprendeu como funciona o elevador pantográfico móvel será mais fácil você adquirir o seu quando precisar, não é mesmo? No entanto, quando escolher elevadores automotivos, adquira equipamentos das empresas que têm tradição no mercado!

Gostou do conteúdo? Leia o nosso próximo post e aprenda como escolher o elevador automotivo ideal para sua oficina!